[Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

[Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Jan 2010, 12:45

Passageiros são expostos a situações extremas para que a concessionária mantenha a sincronia do sistema mais de 1 mês depois da inauguração da Linha 1A/Nova Linha 2

Na manhã da última quarta-feira, resolvi acompanhar minha mãe no trajeto que ela faz de metrô da estação Engenheiro Rubens Paiva na Linha 2 até a estação Afonso Peña na Linha 1.
Após esperar por 6 minutos, apareceu a composição de rodante número 099, a que está com formação A-B-A+A-B-A, formada por 2 Trens de 3 carros, carros lideres intermediários Mafersa, e carros lideres Alstom nas cabeceiras.
(Foto abaixo da mesma composição feita no dia 28/12/2009)
Imagem

Embarcamos por volta das 6:55, a viagem foi lenta, o Trem permanecia muito tempo parado nas estações, chegando na estação São Cristóvão, o cenário mudou drásticamente, por volta das 7:30, a composição já saiu da plataforma em alta velocidade, os passageiros já ficaram apreencivos pois a saída dos Trens da estação São Cristóvão no sentido Centro/Botafogo estava sendo feita com uma certa lentidão, ao passar pelo desvio que leva ao novo elevado a direita do túnel que segue para o Estácio, os passageiros foram jogados para o lado esquerdo do carro e começaram a cair uns sobre os outros, como a via nova após sair do desvio faz uma curva assentuada para a esquerda, os passageiros novamente foram jogados para o lado dentro do carro, desta vez para o lado direito, muitos desta vez não levantaram.
O Trem prosseguiu sobre o elevado em alta velocidade, e as extremidades dos carros começavam a oscilar horizontalmente, dava pra ouvir a força que os engates estavam recebendo pois estalavam bem forte a cada movimento mais brusco.

Passando pela ponte em arco, a velocidade diminuiu mas o mesmo continuáva rápido, passou pela plataforma em obras da estação Cidade Nova buzinando sem parar e voltou a acelerar, o Trem voltou a trepidar e ao entrar em alta velocidade na rampa de descida que dá acesso ao túnel próximo a Central, uma curva assentuada a esquerda, começou a sair um som de alguma coisa batendo sob o piso do carro em que eu estava, e pelo sentido da curva e pela falta de inclinação da via, o carro manteve a força do lado direito pra fora da curva, tentando sair da trajetória.
Reduziu a velocidade bem rápido mas não evitou uma passagem violenta pelo AMV próximo a plataforma no sentido zona sul da estação Central, neste momento todos ouvimos um estrondo e sentimos o Trem puxar bem forte pra direita, as pessoas que estavam no carro se desesperaram e começaram a gritar, uns até diziam que não queriam morrer =o
ainda seguindo a uma velocidade alta para entrar na estação, o Trem jogou novamente para o lado, desta vez para o esquerdo, nessa hora o impacto foi tão forte que depois do segundo estrondo que ouvimos, sentimos o carro inclinar para a direita, como se tivesse saído da via, entramos na estação em alta velocidade, os passageiros ainda gritavam temendo que o Trem não parasse, quando estavamos quase no final da plataforma, o freio de emergência foi acionado, não sei se foi pelo condutor ou se algum passageiro acionou em um dos carros, só sei que a cabine parou já dentro do túnel.

As portas abriram, não consegui ver quantos não chegaram enm a se levantar do chão depois do ocorrido, mas sei que muitos dos que cairam, não levantaram, muitos passageiros procuravam os seguranças para pedir socorro e outros procuravam para reclamar do que tinha acabado de acontecer, falei com a minha mãe que ia ver o que tava acontecendo e tentar chamar alguem, mas ela disse que queria sair dali porque não tava se sentido bem e que queria sair logo dali, neste momento o Trem já havia fechado as portas e saiu novamente em alta velocidade na direção a estação Presidente Vargas, E menos de 15 segundos depois entrou um trem da Linha 1 no sentido Ipanema/General Osório, percebi logo que o motivo pelo rítimo alucinante que o trecho São Cristóvão-Central foi feito, teve como objetivo manter a sincronia na estação Central, mas o ciclo da linha 1 já estava atrasado, pois quando este trem que estava parado saia da estação, acionou o freio de Emergência, o Trem da frente ainda estava muito próximo.
Depois disso chegou o Trem no sentido Saens Peña e desembarcamos na estação Afonso Peña, minha mãe ficou ao mesmo tempo que abalada depois do ocorrido, também estava com raiva do que havia acontecido, disse que eu pdoeria voltar para casa porque ela estava bem.

Voltei pra casa como eu iria fazer mesmo, não tive paciência nem para esperar muito pelo Trem na estação Central, embarquei e fui direto pra Pavuna onde peguei o ônibus para voltar pra casa.
Mais tarde por volta das 16 horas, minha mãe me ligou falando que já estava voltando, perguntei se ela queria que eu fosse encontrar ela na estação, ela disse que não precisava, por volta das 17 horas ela chegou em casa, novamente nervosa, contando que quando o Trem passou sobre a Francisco Bicalho, pareceu que iria tombar para a esquerda...
Ontem eu fiz o mesmo trecho e pude constatar que há uma falha na via que faz o Trem sacudir de forma perigosa para a esquerda quando retorna no sentido Pavuna.

Esse é o meu relato sobre a forma que o metrô estava operando na manhã da última quarta-feira, a TV e os jornais estão mostrando muita coisa sobre o metrô, mas como é de praste, nunca falam a verdade na integra, infelizmente no momento do ocorrido, eu não estava com a minha câmera, se não traria o registro de tudo para o fórum

Depois que cheguei em casa na quarta-feira, cheguei a ligar para o 0800 do metrô falando sobre o ocorrido, e foi negado a ocorrencia do incidente pelos 3 atendentes com quem eu falei. :^: :sn:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 29 Jan 2010, 12:52

:HH: :HH: :HH: :HH: :HH: :HH: =o =o =o =o =o =o =o =o

Então qr dizer q isso que lhe aconteceu David acontece em quase todas as viagens no trecho???Vai dar m....
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: [Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Jan 2010, 13:00

Aconteceu só desta vez que o trecho foi feito em uma velocidade muito alta, como eu não estava no carro lider, não pudi ver a velocidade que o Trem alcançou (tem um velocimetro digital virado para o salão de passageiros dentro do armário que separa a cabine do salão de passageiros.)
Ontem voltei a usar o trecho, até gravei 4 videos, a velocidade está normal agora, antes era feito em 10 minutos, na quarta quando ocorreu o incidente, o tempo foi de 4 minutos. :ph34r:
ontem fiz o trecho no sentido Centro/Botafogo em 5 minutos e meio.
E no sentido Pavuna em 6 minutos. nnoo

Agora eu vi de perto o que os técnicos da CMRJ/Rio Trilhos alertavam desde 2007, sobre o risco de descarrilamento no túnel de conexão entre o Centro de Manutenção e as vias da linha 1 na Central, aquele trecho não é e nunca vai ser compativel com a velocidade comercial dos trens...
Olha a falta dos estudos ae.. wll
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 29 Jan 2010, 16:44

[D.S.R] David SR escreveu:(tem um velocimetro digital virado para o salão de passageiros dentro do armário que separa a cabine do salão de passageiros.)
Todos os Alstons tem esse velocímetro para o salão de passageiros?Ou os Mafersas tem tbm?Fiquei curioso e se possível traga fotos deste e poste no tópico do Alstom L2 o0
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: [Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Jan 2010, 17:51

Só os Alstom, acredito que faça parte do registrador de eventos deles, um CD monocromático do tamanho do display de uma cauculadora, que mostra data, hora e velocidade, só começa a registrar a velocidade a partir de 5km/h
Se puder trago fotos sim, vou ver se consigo alcançar, porque só dá pra ver pelas fendas da porta do armário, do lado esquerdo.
Os Mafersas não tem pelo o que eu pude perceber. tnk
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Relato] Pânico no trecho São Cristóvão-Central 27/01/2010

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 31 Jan 2010, 11:39

Nunca eu vou querer andar nesse trecho novo do metrô, que eu prefiro chamar de gambiarra;

Parece que estão esperando algum trem descarrilar para condenar de vez esse novo trecho wll

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante