Esta é a maior, mais pesada e mais potente diesel-elétrica que já existiu, feita para rodar na linha de bitola standard (1.435mm) da UP puxando velozes trens de passageiros ou pesados trens de carga a velocidades de até 90mph (144km/h).
Seus 8 motores de tração são alimentados por 2 grupos moto-geradores para produzir a potência de 6600hp.
Foi chamada de sucessora da locomotiva a vapor "Big-Boy", que também rodou na UP e é uma das maiores locomotivas que já existiu. Suas antecessoras foram as DD35 e DD35A, ambas máquinas D-D com 5000hp e suas concorrentes foram as GE U50B de 5000hp e a ALCO C-855 de 5500hp, ambas com arranjo de rodas B+B-B+B.
Alguns Dados
Arranjo de rodas = D-D
Bitola = 1.435mm
Comprimento = 30m
Peso = 247,4t
Motor primário = 2x 645E3A V16
Gerador de tração = 2x GM AR12
Motor de tração = 8x GM - D77
Potência = 6600hp
FONTE: Wikipédia
Fotos;
01-

02-
03-

04-

05
06-

07-

08-

09

10-

11-

12-
13-
14-

15-

16-

17-
18-
19-
20-
21-
22-
23-
25-
26-
27-
28-