BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Linha 2] Estação Maracanã

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Linha 2] Estação Maracanã

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Jun 2008, 13:42

Nome: Maracanã

Inauguração: 1981
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro Imagem (1981-1997)
. Metrô Rio Imagem (1998-Atualmente)
Linha: 2
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Acessos:
. Acesso Radial Oeste: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h


A Estação Maracanã é integrante da Linha 2 (Botafogo x Pavuna) e possui duas plataformas. A estação é bem próxima ao Estádio Mário Filho (Estádio Maracanã), UERJ, CEFET-RJ e demais unidades de interesse.

A Linha 2 passou a atender a Zona Sul em 21/12/2009, com a inauguração da Linha 1A. Até aquela data, a Linha 2 possuia apenas o trajeto Estácio x Pavuna.

Apesar do nome e da proximidade, a estação não é integrada à Estação Maracanã da Supervia.

Foto 1: Foco na plataforma sentido Botafogo
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Plataforma sentido Pavuna
Imagem

Foto 4: Trilhos
Imagem

Foto 5: Escada para para o mezanino
Imagem

Foto 6: Plataforma sentido Botafogo
Imagem

Foto 7: Cobertura da estação
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Extremidade da plataforma sentido Pavuna
Imagem

Foto 11: Plataforma sentido Pavuna. A foto aponta para o sentido Botafogo
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Sentido Pavuna
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Mais algumas gerais
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: Alstom "Linha 2" sentido Pavuna
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22: Foto tirada do mezanino
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24: Plataforma sentido Botafogo
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26: Ao fundo, o Estádio Mário Filho (Maracanã)
Imagem

Foto 27: Trilhos dos ramais da Supervia
Imagem

Foto 28: Composição sentido Estácio (foto tirada em 2007)
Imagem

Foto 29: Mais algumas gerais
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32:
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34: Plataformas
Imagem

Foto 35:
Imagem

Foto 36:
Imagem

Foto 37: Estádio ilumidade de noite
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza, Felipe Golfeto e Guilherme Pinho
Fotos: 1-33 por Renan Souza em 2007 e 34-37 por Felipe Golfeto em 2008
Editado pela última vez por Renanfsouza em 16 Jul 2008, 10:19, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Jul 2008, 23:31

Umas fotos que tirei no meu passeio pelo Metrô Rio


[no primeiro post]
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 16 Jul 2008, 10:25, em um total de 2 vezes.
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 14 Jul 2008, 00:17

Adorei o piso dessa estação! E o Maracanã iluminado à noite, que é isso :shock:! Lindo demais!


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 16 Jul 2008, 02:11

O que quer dizer trem curto?
é no sentido literal?
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Jul 2008, 02:18

Em horarios de menor movimento os trens operam com 4 carros.
As estações da linha 2 são projetadas para 8 carros
Imagem


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 16 Jul 2008, 10:02

A Linha 2-Verde conta com uma frota de 16 Trens, 3 deles tem apenas 4 carros e são denominados Trens Curtos, Os Trens deveriam ter no mínimo 6 carros como na Linha 1-Laranja, mas como só são formados por 5 carros sobrou 1 carro de cada Trem e desses carros foram formados mais 3 Trens, esses de 4 carros, eles ajudam a manter o intervalo em 5 minutos.

Na prática a Linha 2 só tem Trens Curtos já que o "padrão" da Linha 1 é 6 carros por Trem e o projeto original da Linha 2 prevê 8 carros.
Se fosse pra seguir a Lógica da concessionária chamariamos o 17º Trem que é inserido na Linha 2 as 6 da tarde de "Trem Gigante" porque é o maior da Linha. :mrgreen:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 16 Jul 2008, 10:20

Fotos do Lipe adicionadas ao primeiro post.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 17 Jul 2008, 13:15

Ótimas fotos Renan e lipe. Eu gosto muito da arquitetura da estação Maracanã, bem diferente das demais, mas infelizmente ela será demolida para a Copa de 2014. Mas uma nova, eu espero mais bonita e moderna, será construída.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 19 Set 2008, 15:48

Adorei as fotos desta estação. Eu a utilizei em março deste ano quando fui ao Maracanã assistir Flamengo x Cabofriense. Ah se São Paulo tivesse um estádio com uma estação do metrô tão colada assim com o estádio...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Set 2008, 17:08

cacobianchi escreveu:Adorei as fotos desta estação. Eu a utilizei em março deste ano quando fui ao Maracanã assistir Flamengo x Cabofriense. Ah se São Paulo tivesse um estádio com uma estação do metrô tão colada assim com o estádio...
E antes disso o Rio já tinha a estação Maracanã da Central do brasil, desde 1900 e bolinha.

Já aqui.... <_<
Imagem


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Set 2008, 11:37

^^ É... Mas aqui só temos dois estádios grandes: o Maraca e agora o Engenhão (que só foi construido ali justamente pela proximidade da estação da Supervia). O estádio do Vasco em São Januário é grande mas nem se compara... Os do Fluminense e Flamengo são só pra treino mesmo praticamente.

Mas ai em SP a história é outra... Aparentemente cada clube tem um estádio gigantesco hehehehehehe... Dai colocar metrô ou trem na porta de cada um complica hehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 23 Set 2008, 14:13

O bom é que não há vandalismo. ;)
Isso serve de exemplo pro pessoal que temem construir a linha 3 aqui por causa do vandalismo quando chegar a pampulha (que vai servir a o mineirão na copa).
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Projeto Original

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jan 2009, 16:28

Esta maquete saiu em uma revista especializada que já está fora de circulação. è a previsão de como seria a integração do sistema metroviário e frroviário no local certamente para facilitar os torcedores em dias de jogos importantes. è interessante saber que naquela época se previa um grande evento futebolístico no Rio, como no caso agora a Copa de 2014, foram pessoas sérias e com um mínimo de bom senso pensando no futuro, caso que parece não estar ocorrendo neste momento.
:(
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Jan 2009, 16:36

Realmente muito legal!
Faz sentido, até pq pelas fotos vi que os trilhos da Supervia passam ao lado da Estação Maracanã, sem paradas.
Realmente, seria interessante em que o trem e o metrô se interligassem entre si e com o estádio!
Evitando viagens forçadas por exemplo até a Central.
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Jan 2009, 00:18

^^
tem a estação maracanã :lol:
Imagem


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Jan 2009, 11:11

Lopes escreveu:Realmente muito legal!
Faz sentido, até pq pelas fotos vi que os trilhos da Supervia passam ao lado da Estação Maracanã, sem paradas.
Realmente, seria interessante em que o trem e o metrô se interligassem entre si e com o estádio!
Evitando viagens forçadas por exemplo até a Central.
Existem duas estações Maracanã e duas São Cristóvão (duas do Metrô Rio e duas da Supervia) e todas as quatro são próximas do estádio.

Inclusive quando há jogo no Maracanã (Fla x Flu por exemplo), a Supervia monta um esquema informando que, por exemplo, a torcida do Fluminense deve embarcar em São Cristóvão e a da Flamengo na estação Maracanã para evitar quebra-quebra.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Leoferlopes
MEMBRO JR
Mensagens: 40
Registrado em: 14 Ago 2008, 23:58

Mensagem não lida por Leoferlopes » 09 Jan 2009, 13:01

Já "conheci" essa estação, fui lah no maraca ver a linda goleada do flamengo sobre o Palmeiras de 5x2 mas não deu para conhecer a estação, mas deu para notar que ele é beeeeeeeem grande!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Torcidas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 09 Jan 2009, 14:05

Este projeto da maquete era da época que futebol era só esporte e que a competição era só dentro do gramado, veio a brigalhada e o metrô e a Supervia tiveram que armar este esquema contra a violência.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Jan 2009, 15:16

Vandalismo em estação ferroviária não é só no Brasil, na Europa isso é muito comum Espanha, Inglaterra,Itália....etc....
Meses atrás aconteceu um confrronto entre torcidas rivais em um estação em Roma, a estação ficou toda destruída... nnoo
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Violência

Mensagem não lida por Pablo ITT » 09 Jan 2009, 15:19

Parece que essa coisa de violência tá no mundo todo.
nnoo

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RIO DE JANEIRO (RJ)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes