BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Linha 2] Estação Maracanã
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Linha 2] Estação Maracanã
Nome: Maracanã
Inauguração: 1981
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro (1981-1997)
. Metrô Rio (1998-Atualmente)
Linha: 2
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Acessos:
. Acesso Radial Oeste: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
A Estação Maracanã é integrante da Linha 2 (Botafogo x Pavuna) e possui duas plataformas. A estação é bem próxima ao Estádio Mário Filho (Estádio Maracanã), UERJ, CEFET-RJ e demais unidades de interesse.
A Linha 2 passou a atender a Zona Sul em 21/12/2009, com a inauguração da Linha 1A. Até aquela data, a Linha 2 possuia apenas o trajeto Estácio x Pavuna.
Apesar do nome e da proximidade, a estação não é integrada à Estação Maracanã da Supervia.
Foto 1: Foco na plataforma sentido Botafogo
Foto 2:
Foto 3: Plataforma sentido Pavuna
Foto 4: Trilhos
Foto 5: Escada para para o mezanino
Foto 6: Plataforma sentido Botafogo
Foto 7: Cobertura da estação
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Extremidade da plataforma sentido Pavuna
Foto 11: Plataforma sentido Pavuna. A foto aponta para o sentido Botafogo
Foto 12:
Foto 13: Sentido Pavuna
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: Mais algumas gerais
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20: Alstom "Linha 2" sentido Pavuna
Foto 21:
Foto 22: Foto tirada do mezanino
Foto 23:
Foto 24: Plataforma sentido Botafogo
Foto 25:
Foto 26: Ao fundo, o Estádio Mário Filho (Maracanã)
Foto 27: Trilhos dos ramais da Supervia
Foto 28: Composição sentido Estácio (foto tirada em 2007)
Foto 29: Mais algumas gerais
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Plataformas
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37: Estádio ilumidade de noite
Créditos
Texto: Renan Souza, Felipe Golfeto e Guilherme Pinho
Fotos: 1-33 por Renan Souza em 2007 e 34-37 por Felipe Golfeto em 2008
Inauguração: 1981
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro (1981-1997)
. Metrô Rio (1998-Atualmente)
Linha: 2
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Acessos:
. Acesso Radial Oeste: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
A Estação Maracanã é integrante da Linha 2 (Botafogo x Pavuna) e possui duas plataformas. A estação é bem próxima ao Estádio Mário Filho (Estádio Maracanã), UERJ, CEFET-RJ e demais unidades de interesse.
A Linha 2 passou a atender a Zona Sul em 21/12/2009, com a inauguração da Linha 1A. Até aquela data, a Linha 2 possuia apenas o trajeto Estácio x Pavuna.
Apesar do nome e da proximidade, a estação não é integrada à Estação Maracanã da Supervia.
Foto 1: Foco na plataforma sentido Botafogo
Foto 2:
Foto 3: Plataforma sentido Pavuna
Foto 4: Trilhos
Foto 5: Escada para para o mezanino
Foto 6: Plataforma sentido Botafogo
Foto 7: Cobertura da estação
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Extremidade da plataforma sentido Pavuna
Foto 11: Plataforma sentido Pavuna. A foto aponta para o sentido Botafogo
Foto 12:
Foto 13: Sentido Pavuna
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: Mais algumas gerais
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20: Alstom "Linha 2" sentido Pavuna
Foto 21:
Foto 22: Foto tirada do mezanino
Foto 23:
Foto 24: Plataforma sentido Botafogo
Foto 25:
Foto 26: Ao fundo, o Estádio Mário Filho (Maracanã)
Foto 27: Trilhos dos ramais da Supervia
Foto 28: Composição sentido Estácio (foto tirada em 2007)
Foto 29: Mais algumas gerais
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Plataformas
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37: Estádio ilumidade de noite
Créditos
Texto: Renan Souza, Felipe Golfeto e Guilherme Pinho
Fotos: 1-33 por Renan Souza em 2007 e 34-37 por Felipe Golfeto em 2008
Editado pela última vez por Renanfsouza em 16 Jul 2008, 10:19, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Umas fotos que tirei no meu passeio pelo Metrô Rio
[no primeiro post]
[no primeiro post]
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 16 Jul 2008, 10:25, em um total de 2 vezes.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
A Linha 2-Verde conta com uma frota de 16 Trens, 3 deles tem apenas 4 carros e são denominados Trens Curtos, Os Trens deveriam ter no mínimo 6 carros como na Linha 1-Laranja, mas como só são formados por 5 carros sobrou 1 carro de cada Trem e desses carros foram formados mais 3 Trens, esses de 4 carros, eles ajudam a manter o intervalo em 5 minutos.
Na prática a Linha 2 só tem Trens Curtos já que o "padrão" da Linha 1 é 6 carros por Trem e o projeto original da Linha 2 prevê 8 carros.
Se fosse pra seguir a Lógica da concessionária chamariamos o 17º Trem que é inserido na Linha 2 as 6 da tarde de "Trem Gigante" porque é o maior da Linha.
Na prática a Linha 2 só tem Trens Curtos já que o "padrão" da Linha 1 é 6 carros por Trem e o projeto original da Linha 2 prevê 8 carros.
Se fosse pra seguir a Lógica da concessionária chamariamos o 17º Trem que é inserido na Linha 2 as 6 da tarde de "Trem Gigante" porque é o maior da Linha.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
E antes disso o Rio já tinha a estação Maracanã da Central do brasil, desde 1900 e bolinha.cacobianchi escreveu:Adorei as fotos desta estação. Eu a utilizei em março deste ano quando fui ao Maracanã assistir Flamengo x Cabofriense. Ah se São Paulo tivesse um estádio com uma estação do metrô tão colada assim com o estádio...
Já aqui....
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
É... Mas aqui só temos dois estádios grandes: o Maraca e agora o Engenhão (que só foi construido ali justamente pela proximidade da estação da Supervia). O estádio do Vasco em São Januário é grande mas nem se compara... Os do Fluminense e Flamengo são só pra treino mesmo praticamente.
Mas ai em SP a história é outra... Aparentemente cada clube tem um estádio gigantesco hehehehehehe... Dai colocar metrô ou trem na porta de cada um complica hehe
Mas ai em SP a história é outra... Aparentemente cada clube tem um estádio gigantesco hehehehehehe... Dai colocar metrô ou trem na porta de cada um complica hehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
O bom é que não há vandalismo.
Isso serve de exemplo pro pessoal que temem construir a linha 3 aqui por causa do vandalismo quando chegar a pampulha (que vai servir a o mineirão na copa).
Isso serve de exemplo pro pessoal que temem construir a linha 3 aqui por causa do vandalismo quando chegar a pampulha (que vai servir a o mineirão na copa).
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Projeto Original
Esta maquete saiu em uma revista especializada que já está fora de circulação. è a previsão de como seria a integração do sistema metroviário e frroviário no local certamente para facilitar os torcedores em dias de jogos importantes. è interessante saber que naquela época se previa um grande evento futebolístico no Rio, como no caso agora a Copa de 2014, foram pessoas sérias e com um mínimo de bom senso pensando no futuro, caso que parece não estar ocorrendo neste momento.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Existem duas estações Maracanã e duas São Cristóvão (duas do Metrô Rio e duas da Supervia) e todas as quatro são próximas do estádio.Lopes escreveu:Realmente muito legal!
Faz sentido, até pq pelas fotos vi que os trilhos da Supervia passam ao lado da Estação Maracanã, sem paradas.
Realmente, seria interessante em que o trem e o metrô se interligassem entre si e com o estádio!
Evitando viagens forçadas por exemplo até a Central.
Inclusive quando há jogo no Maracanã (Fla x Flu por exemplo), a Supervia monta um esquema informando que, por exemplo, a torcida do Fluminense deve embarcar em São Cristóvão e a da Flamengo na estação Maracanã para evitar quebra-quebra.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 40
- Registrado em: 14 Ago 2008, 23:58
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Torcidas
Este projeto da maquete era da época que futebol era só esporte e que a competição era só dentro do gramado, veio a brigalhada e o metrô e a Supervia tiveram que armar este esquema contra a violência.
Vandalismo em estação ferroviária não é só no Brasil, na Europa isso é muito comum Espanha, Inglaterra,Itália....etc....
Meses atrás aconteceu um confrronto entre torcidas rivais em um estação em Roma, a estação ficou toda destruída...
Meses atrás aconteceu um confrronto entre torcidas rivais em um estação em Roma, a estação ficou toda destruída...
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante