BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jul 2010, 21:09

Nome: Bom Jardim
Inauguração: 1876; reconstruída em 1934
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 42a Zona Eleitoral do TRE-RJ, Bom Credi (Cooperativa de Crédito Rural de Bom Jardim Ltda), Detran-RJ, parte da Farmácia Municipal e SMPAS (Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social)

Após fotografar a antiga estação de Banquete, cheguei a Bom Jardim, uma belíssima cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A antiga estação da cidade foi construída em 1875 e reconstruída em 1934, também em estilo Art Déco, pelo arquiteto Faro Filho. Em Bom Jardim, assim como em várias cidades do interior do estado, o trem passava pela rua principal da cidade, o que eu acho fantástico. Ela encontra-se em bom estado de conservação, sofreu algumas descaracterizações, mas ainda mantém o jeitão de estação. Na antiga estação, funcionou durante anos a prefeitura municipal e hoje vários orgãos públicos ocupam o local.

Algumas fotos antigas da estação:

A estação original em foto de 1930

Imagem
Foto de Sandro Martins

A antiga estação, ainda em funcionamento, na década de 60

Imagem
Foto de Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim

Bem, vamos as fotos:

1. A antiga estação de Bom Jardim, no meio da rua principal da cidade

Imagem

2. Lateral

Imagem

3. Sobre a antiga plataforma

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6. Bom Jardim

Imagem

7. Entrada principal

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10. Eu fico imaginando o trem parando

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

13. Detalhe do topo Art Déco

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18. Fundos da antiga estação

Imagem

19.

Imagem

20. Havia uma via atrás da antiga estação

Imagem

21.

Imagem

22. A antiga plataforma

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25.

Imagem

26. Uma antiga luminária Art Déco destruída

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29.

Imagem

30. Até a próxima Bom Jardim

Imagem

Segui para a próxima estação da Linha do Cantagalo: Monnerat

Avatar do usuário

Nina
MEMBRO PLENO
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 22:01

Otimas fotos! Engraçado tem um rapaz da minha facul que tem o sobrenome Monnerat
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jul 2010, 08:28

Nina, postou no thread errado? :ttn: :lol:

Essa estação e a seguinte que você esteve Vinicius, a Monerrat, são dois bons exemplos de como estações desativadas podem ser utilizadas sem a necessidade de demolição e preservando suas características originais.

Excelentes fotos... app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Jul 2010, 08:52

Muito obrigado Nina e Renan. :D


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Pablo ITT » 19 Jul 2010, 13:27

app app app app app app
Impressionante a qualidade arqutetônica da edificação em se tratando da época de construção e, principalmente, por estar longe dos grandes centros, ainda que tenha recebido sua influência.
Parece me que a E F Leopoldina estava sempre em dia com o progresso.

okk


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim

Mensagem não lida por Vinicius » 19 Jul 2010, 14:15

^^

Isso é verdade. Parece que na década de 30 a Leopoldina investiu pesadamente na reconstrução de suas estações, seguindo o que havia de mais moderno, em termos arquitetônicos, na época. Isso pode ser visto também em outras estações, como, por exemplo, Nova Friburgo e Cordeiro, que mostrarei aqui em breve ou na pequena Banquete, já retratada aqui por mim. Infelizmente, essa modernização não chegou as vias e nem aos sistemas Cremalheira e Fell, utilizados nas serras fluminenses.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante