Nome: Bom Jardim
Inauguração: 1876; reconstruída em 1934
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 42a Zona Eleitoral do TRE-RJ, Bom Credi (Cooperativa de Crédito Rural de Bom Jardim Ltda), Detran-RJ, parte da Farmácia Municipal e SMPAS (Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social)
Após fotografar a antiga estação de Banquete, cheguei a Bom Jardim, uma belíssima cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A antiga estação da cidade foi construída em 1875 e reconstruída em 1934, também em estilo Art Déco, pelo arquiteto Faro Filho. Em Bom Jardim, assim como em várias cidades do interior do estado, o trem passava pela rua principal da cidade, o que eu acho fantástico. Ela encontra-se em bom estado de conservação, sofreu algumas descaracterizações, mas ainda mantém o jeitão de estação. Na antiga estação, funcionou durante anos a prefeitura municipal e hoje vários orgãos públicos ocupam o local.
Algumas fotos antigas da estação:
A estação original em foto de 1930
Foto de Sandro Martins
A antiga estação, ainda em funcionamento, na década de 60
Foto de Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim
Bem, vamos as fotos:
1. A antiga estação de Bom Jardim, no meio da rua principal da cidade
2. Lateral
3. Sobre a antiga plataforma
4.
5.
6. Bom Jardim
7. Entrada principal
8.
9.
10. Eu fico imaginando o trem parando
11.
12.
13. Detalhe do topo Art Déco
14.
15.
16.
17.
18. Fundos da antiga estação
19.
20. Havia uma via atrás da antiga estação
21.
22. A antiga plataforma
23.
24.
25.
26. Uma antiga luminária Art Déco destruída
27.
28.
29.
30. Até a próxima Bom Jardim
Segui para a próxima estação da Linha do Cantagalo: Monnerat
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
Moderador: Caco
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
Otimas fotos! Engraçado tem um rapaz da minha facul que tem o sobrenome Monnerat
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
Nina, postou no thread errado?
Essa estação e a seguinte que você esteve Vinicius, a Monerrat, são dois bons exemplos de como estações desativadas podem ser utilizadas sem a necessidade de demolição e preservando suas características originais.
Excelentes fotos... app app
Essa estação e a seguinte que você esteve Vinicius, a Monerrat, são dois bons exemplos de como estações desativadas podem ser utilizadas sem a necessidade de demolição e preservando suas características originais.
Excelentes fotos... app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
Muito obrigado Nina e Renan.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
app app app app app app
Impressionante a qualidade arqutetônica da edificação em se tratando da época de construção e, principalmente, por estar longe dos grandes centros, ainda que tenha recebido sua influência.
Parece me que a E F Leopoldina estava sempre em dia com o progresso.
Impressionante a qualidade arqutetônica da edificação em se tratando da época de construção e, principalmente, por estar longe dos grandes centros, ainda que tenha recebido sua influência.
Parece me que a E F Leopoldina estava sempre em dia com o progresso.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Bom Jardim
Isso é verdade. Parece que na década de 30 a Leopoldina investiu pesadamente na reconstrução de suas estações, seguindo o que havia de mais moderno, em termos arquitetônicos, na época. Isso pode ser visto também em outras estações, como, por exemplo, Nova Friburgo e Cordeiro, que mostrarei aqui em breve ou na pequena Banquete, já retratada aqui por mim. Infelizmente, essa modernização não chegou as vias e nem aos sistemas Cremalheira e Fell, utilizados nas serras fluminenses.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes