Beijing e Changchun (China) - A decisão está com o passageiro. A partir do mês que vem, os usuários do metrô poderão votar pela Internet para escolher o interior das novas 114 composições que estão sendo fabricadas pela Changchun Railway Vehicles (CRC), na China. Serão três opções de cor. O design dos trens já está pronto e traz alterações, como a redução do número e a posição dos bancos e também ‘chupetas’ — alças para quem está em pé se segurar.

Antes de chegar ao Rio, os novos trens terão que rodar 10 mil km. Os vagões serão de aço inox, como os atuais | Foto: Reprodução
Os novos 19 trens vão direto para os trilhos da Linha 2 (Pavuna-Botafogo) quando começarem a chegar, em outubro do ano que vem. A cada mês serão dois novos. Com a entrada em operação, o intervalo passará dos atuais 6 minutos de espera para 2 minutos, no trecho entre as estações Central e Botafogo. A elaboração do projeto é coordenada pela concessionária MTR, que administra o sistema de Hong Kong, o melhor do mundo, em conjunto com engenheiros e técnicos do Metrô Rio. O investimento é de R$ 320 milhões.
A modificação mais esperada pelos passageiros, no entanto, está num item que não será visto: o ar-condicionado. O novo modelo, fabricado pela empresa australiana Sigma, dará capacidade de refrigeração 33% maior do que a existente hoje. “O novo sistema vai manter a temperatura dentro do vagão em 23 graus mesmo que do lado de fora esteja muito mais quente”, afirma o presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa. A potência do ar será de 214 mil BTUs. É como se houvesse 40 aparelhos de ar condicionado ligados ao mesmo tempo dentro de cada vagão.
25% a menos de bancos
O interior terá mais novidades. Não haverá porta separando cada vagão, que passarão a ser interligados por espécie de sanfona, permitindo que o usuário troque de carro, distribuindo melhor os passageiros pelo espaço. Atualmente, são até 48 assentos por vagão. Os novos terão 36 lugares, 25% a menos. O número de barras para apoio em pé logo na entrada do carro será reduzido. “Assim, o usuário terá que seguir para o interior da composição, desobstruindo o acesso”, explica o diretor de Relações Institucionais, Joubert Flores.
Apesar das modificações, a capacidade de cada trem continuará a mesma: 1.800. O objetivo das alterações é facilitar a circulação interna. Mas é provável que o aperto na viagem também diminua. Atualmente, em horário de pico, o metrô do Rio tem 5,8 pessoas por metro quadrado. O de Londres, na Inglaterra, tem 7. Já o de São Paulo está com 12.
As melhorias continuarão após a chegada dos ‘geladões’ chineses. A frota atual será reformada ou substituída — a decisão ainda não foi tomada. A refrigeração está sendo modernizada e todos os trens ficarão mais frescos em outubro. Essas composições irão para a Linha 1 (Saens Peña-General Osório) quando os novos trens chegarem.
Indústria faz trem até para França e Austrália
A CRC, onde serão construídos e montados os novos trens do metrô do Rio, fica em Changchun, cidade industrial a mais de 700 quilômetros de Beijing. Atualmente, a empresa está fabricando os novos trens para o metrô de Sydney (Austrália) e da capital chinesa.
A companhia chinesa, na verdade, vai fabricar a carroceria e o truck — onde ficam rodas e motor — do metrô. É ela quem faz também os trucks para o trem de alta velocidade (TGV) da França. Outras empresas estão envolvidas no projeto do metrô carioca. O motor, por exemplo, está a cargo da japonesa Melco (Mitsubishi Electric).
Para atender à encomenda do Rio, a CRC está instalando novo trilho especialmente para os testes dos trens. Com capacidade para fabricar 1.500 vagões por ano, a empresa está duplicando seu parque industrial, construindo nova linha de produção maior do que a atual.
Trem sem piloto, privada musical e check-in aéreo
PARIS - Atende 5 milhões de pessoas por dia, com uma das redes mais extensas. A Linha 14, mais nova, circula com piloto automático. É a única com ar-condicionado. O intervalo chega a 1min e 20s.
LONDRES - Tem bom serviço de informação e bloqueia acesso a plataformas e estações quando enche. “O serviço é certo mesmo que leve uns minutos”, explica Joe Santos, chefe de estação.
BEIJING - Em um país onde não há filas, os chineses entram em linha para o metrô. É um dos mais superlotados no mundo. Tem 3.934 vagões em circulação — 29 vezes a quantidade do Rio.
TÓQUIO - Metade da cidade vai de metrô. Por dia, são 6,36 milhões em 21 linhas e nem por isso há sinal de sujeira. Há banheiros em todas as 179 estações e o vaso sanitário até toca música.
HONG KONG - Sistema praticamente perfeito: com ar, pontual, intervalos regulares de 2 minutos, limpo e faz até check-in avançado para viagens aéreas.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 06396.html
Matéria em .pdf: http://odia.terra.com.br/portal/rio/inf ... _metro.pdf
Salvaram o visual dos novos trens do Metrô,o anterior parecia um Spectrum City

