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Série 7000 - CAF

Moderador: Lipe Andreense

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Nerilton
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Nerilton » 01 Out 2010, 21:22

8 o0
Então a coisa tá começando a melhorar na L9 :O
Logo logo começam a acoplar os 2070 okk
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:

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Vicente
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Vicente » 02 Out 2010, 08:47

Um ângulo diferente do 7000 (acho que era o Q7): sobre a ponte do Piqueri, foto do dia 30/09
Imagem


Rafael Lopes
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 04 Out 2010, 18:57

Hoje vi o Q13 em Presidente Altino, invertido, ao lado do Q11.

E, presumo, o Q14 estava dentro das oficinas. Só deu para ver parte do carro.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Souzadfs2000
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Souzadfs2000 » 05 Out 2010, 12:02

Boa tarde pessoal.
Rafael Lopes escreveu:Hoje vi o Q13 em Presidente Altino, invertido, ao lado do Q11.

E, presumo, o Q14 estava dentro das oficinas. Só deu para ver parte do carro.
E hoje estavam os 3 Q's em Altino, o 11, 12 e 13 (sim, este está invertido). O 11 estava do lado da oficina e os 12 e 13, estavam nas vias ao lado das plataformas da estação Pres. Altino. okk
Ainda não consegui ver o Q14. okk
Ontem vi o Q2 na Barra Funda, no sentido Fco Morato e no Metrô, o H59 que fotografei com o celular e vou postar no tópico correspondente. okk

[]s
Carapicuiba<>Osasco
Osasco<>Cid. Jardim

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rick2610
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por rick2610 » 05 Out 2010, 15:05

O Q12 e Q13 também vai para a Linha 9?
Ricardo Guimaraes

Meu Blog: http://diariodacptm.blogspot.com/


Correia431M
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Correia431M » 05 Out 2010, 21:28

Souzadfs2000 escreveu:Boa tarde pessoal.
Rafael Lopes escreveu:Hoje vi o Q13 em Presidente Altino, invertido, ao lado do Q11.

E, presumo, o Q14 estava dentro das oficinas. Só deu para ver parte do carro.
E hoje estavam os 3 Q's em Altino, o 11, 12 e 13 (sim, este está invertido). O 11 estava do lado da oficina e os 12 e 13, estavam nas vias ao lado das plataformas da estação Pres. Altino. okk
Ainda não consegui ver o Q14. okk
Ontem vi o Q2 na Barra Funda, no sentido Fco Morato e no Metrô, o H59 que fotografei com o celular e vou postar no tópico correspondente. okk

[]s
Eu vi estes três Q's, agora há pouco quando passei por Presidente Altino. Todos eles estavam nas vias ao lado das plataformas, um atrás daqueles Fepasões deteriorados, e os outros dois junto ao final da estação no sentido Julio Prestes.
***Dom Moreira 1178***

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Francis
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Francis » 05 Out 2010, 23:22

rick2610 escreveu:O Q12 e Q13 também vai para a Linha 9?
A programação é de que sete trens em sequência vão para a linha 9 (enviando os 2100 para a linha 10). Já foi o primeiro; faltam seis. Se não acontecer nenhum fato "extra-campo", é isso que acontecerá.


Tiago Costa
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Out 2010, 00:37

Eita, eheheh. Bom, vamos ver como vai ser. Realmente, as linhas 7 e 12 já não comportam mais trens nos seus loops, então dá para ficar como está antes de começar a substituir os trens mais antigos. Mas será que não vão ficar receosos com o impacto político dessa ação?

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Vicente
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Vicente » 06 Out 2010, 07:51

^^
Esse pode ser um dos fatores "extra-campo" que o Francis mencionou... <_<

Vamos ser lógicos: se a 7 e a 12 não comportam mais trens (seja por sinalização em instalação ou por indisponibilidade de alimentação), e os trens continuam chegando, no pátio é que eles não precisam ficar.
Também pesam pra não colocar mais trens na 7 o fato que que os 1700 são bem confiáveis, podem rodar tranquilamente, e os 1100 são velhinhos mas "ainda dão um caldo" ( :lol: ), conseguindo ser a segunda frota das 2 linhas. Dessa forma, os 7000 vão ajudar a 9 (o que deveria ter sido feito desde o começo, em minha opinião) e indiretamente a 7 e a 10 (liberando os 2100 pra 10, libera-se 1100 pras 2 linhas e dá pra fazer RG tranquilo nas frotas das duas).
Pela primeira vez, a CPTM vai um problema bom pra lidar : frota sobrando, com capacidade de se atender a todas as RG's e mais reservas. :Y:

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ExtremeX
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por ExtremeX » 06 Out 2010, 12:12

Com essa nova frota, o loop da linha 9 Jurubatuba-Pinheiros continuará?

Pq hoje, no pico, só é possível embarcar em Socorro pelo loop, o trem de Grajau ja chega entupido. E outra, o trem do loop chega vazio em Socorro, mas em Sto Amaro ja tem gente q n consegue embarcar...

Como vao se livrar dos 2100, to preocupado se o headway contiinuará o msm...


Rafael Lopes
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Out 2010, 12:23

Tudo fica na mesma. E terá diminuição no headway (pelo menos na teoria) pois são cinco 2100 saindo contra oito 7000 entrando, além dos 2070 e 3000 acoplados.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

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ExtremeX
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por ExtremeX » 06 Out 2010, 12:32

Peraí, acho q estava entendendo errado...

esses oito 7000, são de 4 carros? Ou você está contando oito ja acoplados?


E ao acoplar os 3000, o nº de carros continua na msm, mas o nº de composiçoes cairá pela metade n é?


Rafael Lopes
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Out 2010, 12:41

Oito carros.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Francis
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Francis » 06 Out 2010, 14:34

Vicente escreveu:^^
Esse pode ser um dos fatores "extra-campo" que o Francis mencionou... <_<

Vamos ser lógicos: se a 7 e a 12 não comportam mais trens (seja por sinalização em instalação ou por indisponibilidade de alimentação), e os trens continuam chegando, no pátio é que eles não precisam ficar.
Também pesam pra não colocar mais trens na 7 o fato que que os 1700 são bem confiáveis, podem rodar tranquilamente, e os 1100 são velhinhos mas "ainda dão um caldo" ( :lol: ), conseguindo ser a segunda frota das 2 linhas. Dessa forma, os 7000 vão ajudar a 9 (o que deveria ter sido feito desde o começo, em minha opinião) e indiretamente a 7 e a 10 (liberando os 2100 pra 10, libera-se 1100 pras 2 linhas e dá pra fazer RG tranquilo nas frotas das duas).
Pela primeira vez, a CPTM vai um problema bom pra lidar : frota sobrando, com capacidade de se atender a todas as RG's e mais reservas. :Y:
No caso "político", a linha 9, do jeito que está, não é mais vitrine. Hoje ela está dando prejuízo à imagem, devido à demanda maior que a oferta. ;)

Além disso, há duas linhas com mudanças de carregamento iminentes: a 10, com a conexão com a linha 2; e a 9, com a conexão com a linha 4. Essas linhas terão outro papel na rede metroferroviária. As outras linhas ficarão constantes, fazendo o mesmo papel que fazem hoje - pendular.

Para a linha 10, o maior ganho é a padronização total da frota - e isso faz muita diferença.


Francis
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Francis » 06 Out 2010, 14:44

Rafael Lopes escreveu:Tudo fica na mesma. E terá diminuição no headway (pelo menos na teoria) pois são cinco 2100 saindo contra oito 7000 entrando, além dos 2070 e 3000 acoplados.
Pelas mudanças que ocorrerão na dinâmica do carregamento e do fluxo da linha, fica difícil afirmar que as coisas continuarão na mesma. Os loops no trecho mais carregado otimizam o intervalo e o uso da frota se racionaliza, porém, esses trechos mais carregados não serão os mesmos com a entrada em operação de Pinheiros integrada.

Com relação ao intervalo, a frota de trens diminuirá (hoje são 10 série 3000 e 12 série 2000; serão, obviamente, a metade com o acoplamento), mas o desempenho será muito melhor, pois as três frotas tem desempenho semelhante, além do ATO, que em breve (ainda esse ano) estará em operação entre PIN e SAM.

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Vicente
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Vicente » 06 Out 2010, 14:46

^^
Sim, com certeza. Frota padronizada = desempenho único= mais facilidade para o CCO controlar intervalos. Sem falar na manutenção, que agradece também...


Tiago Costa
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Out 2010, 22:40

Por outro lado, surgem demandas inesperadas, como no caso da Linha 12: ela estava com folga de trens, mas alguns trens antigos acabaram tendo que ficar sem operar. Com isso, a Linha 12 está precisando de mais trens, e adivinha o que pode acontecer? Os planos podem mudar. "Danças das cadeiras" poderão acontecer da seguinte forma:

-A Linha 12 precisará de mais trens, então os 7000 poderão ajudar.
-A Linha 10 também precisará de mais trens, 1100 poderão ajudar. Mas para isso, os 1700 da extensão da Linha 7 poderão ser necessários e também mais 7000 para a Linha 7.
-A Linha 9 está explodindo de demanda, precisa de mais trens.

Conseguir atender a tudo isso em um "timing" adequado é complicado, pois não dá para tirar os 2100 assim tão facilmente da Linha 9.


Francis
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Francis » 07 Out 2010, 00:07

Tenho uma visão diferente de você nesse caso, Tiago.

No caso da linha 12, ela realmente precisa de mais trens pelo abismo de desempenho existente entre os 7000 e a frota antiga. A entrada dos trens novos, nesse caso, apenas oferece conforto; o carrossel continua igual - lento. Mas no caso das linhas 9 e 10, só haverá melhorias.

No caso da linha 9, a circulação no pico é feita com 23 trens, e o ritmo do carrossel é ditado pelo desempenho do 2100, com ciclo total de 114 minutos (53' de terminal A para B e 4 de reversão). Com 19 trens de 8 carros (a frota patrimonial alocada considerando 5 série 3000, 6 série 2000 II e 8 7000), praticando um headway de 6' e um só loop, o tempo de viagem cai de 53' para 42'. Assim sendo, a coisa mais fácil e certa a se fazer é tirar o 2100 da 9.

A linha 10 precisa de mais trens (assim como a 7), e ela terá. Mas tem um detalhe: eles ainda não "cabem", devido à sinalização. Com os 2100 da linha 9 indo para a linha 10, os 1100, a não ser que haja alguma programação para fazer RG em vários 2100 de uma vez, não precisarão ir para a linha 10 para mais nada.

OBS.: Tudo que disse foi numa conta simplista, de cabeça. Há de se considerar frota reserva e outros detalhes.


Tiago Costa
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Out 2010, 00:30

O problema é que de forma inesperada, a Linha 12 "se viu" sem 3 trens de uma só vez, demandando mais trens, já que está com oferta programada de 20 trens, e às vezes chegou a operar com 18 (quem diria, para quem tinha 15 trens, ahahah). Daí a minha dúvida quanto à constância dos planos.


adrianocs
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Re: Série 7000

Mensagem não lida por adrianocs » 07 Out 2010, 00:52

a 8 opera com 15 no pico, e a coisa lá nem ta tao feia . . .

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