BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Moderador: Caco
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Nossa !
Eu não tinha visto ainda este mapeamento ... não sabia que tinha todos estes detalhes, realmente tá muito bom, valeu mesmo !
Parabéns, Nighto !
Eu não tinha visto ainda este mapeamento ... não sabia que tinha todos estes detalhes, realmente tá muito bom, valeu mesmo !
Parabéns, Nighto !
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Valeu!
Até lá eu provavelmente já terei mapeado o trecho que caminhamos também, incluindo a parada não-oficial que encontramos. :)
[]s
Show! Ficamos combinados.Pablo ITT escreveu:Bem agora que já nos conhecemos pessoalmente devido à ida ao ramal do Litoral no último sábado, volto a recordar como faremos com este mapeamento, pois como lhe disse, estou com todas as estações e linhas marcadas no GE e com o histórico das linhas ativadas e desativadas para montar o "Breve Histórico dos Trens de Passageiros do Rio de Janeiro", nos mesmos moldes dos bondes e do metrô.Nighto escreveu: Valeu
Se tiver alguma coisa a acrescentar no mapa, só falar
Eu finalizei recentemente a importação do mapa ferroviário municipal contendo todas as vias, agora é só detalhar as plataformas. Estou também adicionando estações ferroviárias desativadas entre as estações que mapeei as plataformas seguindo dados do site Estações Ferroviárias.
[]s
Serámelhor esperar passar estas festas pra depois conversarmos, mas, desde já fica na memória, ok?
Até lá eu provavelmente já terei mapeado o trecho que caminhamos também, incluindo a parada não-oficial que encontramos. :)
[]s
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
E aí Pablo, vamos retomar a ideia?
[]s
[]s
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Pessoal,
criei um artigo para a Marítima na Wikipédia, vocês podem conferir se eu não escrevi alguma besteira?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7 ... %C3%ADtima
Se quiserem contribuir com alguma informação, mas não quiserem editar lá diretamente, podem inserir aqui que eu levo pra lá.
Preciso de uma foto para ilustrar o artigo. Quem quer ter a sua foto no artigo da Wikipédia? Basta postar a foto aqui no tópico, sem marcas d'água, preferencialmente em alta resolução, escrito embaixo "Esta foto está disponibilizada na licença Creative Commons-Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil". Só copiar e colar.
Obrigado!
[]s
criei um artigo para a Marítima na Wikipédia, vocês podem conferir se eu não escrevi alguma besteira?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7 ... %C3%ADtima
Se quiserem contribuir com alguma informação, mas não quiserem editar lá diretamente, podem inserir aqui que eu levo pra lá.
Preciso de uma foto para ilustrar o artigo. Quem quer ter a sua foto no artigo da Wikipédia? Basta postar a foto aqui no tópico, sem marcas d'água, preferencialmente em alta resolução, escrito embaixo "Esta foto está disponibilizada na licença Creative Commons-Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil". Só copiar e colar.
Obrigado!
[]s
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Nighto, a bitola original era estreita (métrica) mesmo?
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
A Marítima por ser terminal de cargas da EFCB sempre foi na bitola de 1600mm, quem sempre foi de métrica foi o terminal de Praia Formosa, da EFL.
Nighto, você no seu texto pode cogitar a reutilização e alargamento do túnel da Providência, que futuramente receberá as linhas do VLT do Porto.
Nighto, você no seu texto pode cogitar a reutilização e alargamento do túnel da Providência, que futuramente receberá as linhas do VLT do Porto.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Justamente por isso que fiz essa pergunta, pois na postagem dele na Wikipédia consta como bitola estreita. Com certeza deve ter passado despercebido.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Oops! Passou despercebido mesmo. Foi porque copiei a caixinha da linha Saracuruna-Vila Inhomirim
Já corrigi: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7 ... %C3%ADtima
Valeu pelo puxão de orelha! :)
[]s
Já corrigi: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7 ... %C3%ADtima
Valeu pelo puxão de orelha! :)
[]s
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Que puxão de orelha que nada. KKKKKKKKKKKKKK. Aprendo tanto com vocês que pelo visto estou ficando esperto. KKKKKKKKKKKKK
Sempre nutri uma curiosidade muito grande sobre a Marítima, tanto que volta e meia converso com o Nando no msn sobre a mesma e, na minha opinião, foi um pecado danado a MRS não ter arrendado a mesma na concessão. Lembro muito pouco do ramal, da chave na Central e etc...
Mas, fazer o que, né? Coisas de Brasil.
Sempre nutri uma curiosidade muito grande sobre a Marítima, tanto que volta e meia converso com o Nando no msn sobre a mesma e, na minha opinião, foi um pecado danado a MRS não ter arrendado a mesma na concessão. Lembro muito pouco do ramal, da chave na Central e etc...
Mas, fazer o que, né? Coisas de Brasil.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
No caso ela já teria a linha atual que segue até o Caju e ao porto do Rio sem problemas com ninguém(inclusive um loop de reversão), acho que não seria jogo para ela extender a linha e simplesmente detonar a circulação dos trens da SuperVia para levar os seus cargueiros para Marítima.
Por outro lado, é muito mais jogo a FCA voltar a operar Praia Formosa para escoar a produção do Comperj...
Por outro lado, é muito mais jogo a FCA voltar a operar Praia Formosa para escoar a produção do Comperj...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Bom, não acredito que poderia detonar a operação da Supervia, visto que a própria Supervia se auto detonou, visto a quantidade de linhas que a mesma retirou de seus leitos, e entre São Diogo e a Central existem alguns exemplos disso. No caso dito por mim acima, acho que a Marítima poderia ser arrendada pela MRS para servir de escape ou até mesmo de suporte logístico. Claro que pararia a Rodrigues Alves em alguns momentos, mas como boa parte dos trens que vejo indo pro Arará são noturnos, acredito que não impactaria negativamente no transito. Esse é meu ponto de vista como amante ferroviário, mas no ponto de vista frio e calculista, uma operação Marítima x Porto hoje é inviável mesmo.
Não entendi muito bem sua colocação sobre a FCA voltar a operar Praia Formosa, visto que, do mesmo jeito que a operação da Supervia seria detonada com a Marítima, aconteceria o mesmo com o fluxo de transito na Francisco Bicalho. A mesma entraria em colapso do mesmo jeito, concorda?
Não entendi muito bem sua colocação sobre a FCA voltar a operar Praia Formosa, visto que, do mesmo jeito que a operação da Supervia seria detonada com a Marítima, aconteceria o mesmo com o fluxo de transito na Francisco Bicalho. A mesma entraria em colapso do mesmo jeito, concorda?
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Exatamente. no ambito atual do tráfego de veículos do Centro, ambas não tem como mais retornarem, só que a FCA poderia ter mais vantagem caso construísse um viaduto passando sobre a F.Bicalho já que vindo da B.Mauá há certo espaço físico para tal...
A SuperVia também seria afetada lá em cima, com a interferência dos cargueiros no Saracuruna(de Magé-ramal de Guapimirim- até São Bento-ramal de Saracuruna, início da variante São Bento-Ambaí), possibilidade esta abrandada com o Comperj. E também seria afetada no Belford Roxo, já que de Ambaí ela desceria pela EFCB-Linha Auxiliar, e aí a mesma ficaria dependente da MRS e do cruzamento de vias dos cargueiros em Costa Barros(daí a necessidade de construção de um elevado para a MRS transpor o ramal da SuperVia sem afetar o 75).
E aí que está, se a MRS arrendasse Marítima a SuperVia ficaria totalmente dependente da MRS que utilizaria de seus leitos para os cargueiros irem a Marítima, podendo não só afetar Belford Roxo(mais afetado pelo compartilhamento da via B de Costa Barros até as proximidades da Cidade Nova) como Saracuruna(trens em direção a Central ficando retidos em São Cristóvão ou até mesmo em Triagem para aguardar a passagem dos trens de minério da MRS, além de eventuais atrasos nos trens para Saracuruna que fazem a manobra de troca de via na Mangueira)...
A SuperVia também seria afetada lá em cima, com a interferência dos cargueiros no Saracuruna(de Magé-ramal de Guapimirim- até São Bento-ramal de Saracuruna, início da variante São Bento-Ambaí), possibilidade esta abrandada com o Comperj. E também seria afetada no Belford Roxo, já que de Ambaí ela desceria pela EFCB-Linha Auxiliar, e aí a mesma ficaria dependente da MRS e do cruzamento de vias dos cargueiros em Costa Barros(daí a necessidade de construção de um elevado para a MRS transpor o ramal da SuperVia sem afetar o 75).
E aí que está, se a MRS arrendasse Marítima a SuperVia ficaria totalmente dependente da MRS que utilizaria de seus leitos para os cargueiros irem a Marítima, podendo não só afetar Belford Roxo(mais afetado pelo compartilhamento da via B de Costa Barros até as proximidades da Cidade Nova) como Saracuruna(trens em direção a Central ficando retidos em São Cristóvão ou até mesmo em Triagem para aguardar a passagem dos trens de minério da MRS, além de eventuais atrasos nos trens para Saracuruna que fazem a manobra de troca de via na Mangueira)...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
seriam os carros de passageiros do trem caçique ?
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
É a segunda vez que faço uma citação a uma mensagem minha ...DadoDJ escreveu:Tenho uma dúvida: em muitos mapas antigos, a ligação entre a linha da EFCB e o pátio de Marítima era feita por duas linhas, sendo que uma é aquela que sai próximo ao CCO da Supervia e o outro acesso seria por um segundo túnel (!!!) que desembocaria no ainda existente túnel de Marítima. Sendo assim, as linhas formariam um triângulo de manobra. Vejam o mapa abaixo, postado no "Estações Ferroviárias" e reparem que havia outro túnel sobre a inscrição "M.da Favela ou M. da Formiga":
O que será que aconteceu com este segundo túnel ? Alguém teve a audácia de percorrer o traçado desta antiga linha para averigüar ?
(...)
Esta semana lembrei-me de uma foto,existente no site da Biblioteca Nacional, que mostra a área próxima à antiga estação D.Pedro II. A foto é de 1930 e o autor é S.H.Holland. Vejam:
Agora reparem no detalhe: o túnel perdido de acesso à Marítima !
Vejam também o ponto de cruzamento da linha com a Rua da América e alguns vagões estacionados paralelamente à esta rua, só que do outro lado ! Alguém consegue localizar atualmente onde seria este cruzamento e o perdido túnel ?
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes