André Aquino escreveu:
"Campo de Marte ou Guarulhos."?!
Não compensaria.
Perto do Campo de Marte tem a linha 1, que com dez ou quinze minutos de caminhada, do Tietê ou Carandirú, se chega lá.
Também não me agrada Campo de Marte, mas se o TAV parar lá, é necessário ter uma estação. Ninguém vai andar 15 minutos com mala para se transferir do TAV para o Metrô. A estação tem de ser intermodal, onde quer que ela seja.
Já Guarulhos tem o projeto da linha 13 da CPTM.
André, isso está quase morto e enterrado.
Esse projeto atenderia só o Parque Cecap. Nem de longe isso supre as necessidades de deslocamento entre Guarulhos e a RMSP. Quem for ao centro de Guarulhos continuaria indo de ônibus.
A idéia hoje é que Guarulhos seja atendida pela linha 2 (que chamam de 15 por causa do Walt Disney Cidade Tiradentes), já que o centro de Guarulhos está a poucos km de Tiquatira e/ou linha 4.
O projeto inicial da linha 4 era chegar a Pedro II e ir para o Ipiranga.
Isso era no tempo em que ainda não existia a CPTM e o Metrô era planejado ignorando a existências de linhas ferroviárias (extremamente precárias). Hoje isso não faz nenhum sentido, já que temos a linha 10 atendendo a mesma área de influência entre Pedro II e Ipiranga
.
Nos tempos mais atuais, foi proposto o traçado da linha 4 indo para Guarulhos (e Taboão da Serra) desde o PITU 2020. Não é nenhuma novidade; o que muda é a cabeça do secretário de transportes: uns defendem uma rede mais fechada, outros defendem a rede mais abrangente (caso do jurandir).