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Planos e mapas da Fepasa
Moderador: Caco
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Planos e mapas da Fepasa
Não fazia idéia de onde colocar esse material, acho que aqui é o melhor lugar
Esse material está disponível na Biblioteca do Metrô de São Paulo
(clique nas imagens para ver no tamanho original)
Projetos de terminais integrados. Nota-se também os projetos das estações Campos Elíseos e Santa Marina
Planos de vias das linhas Oeste e Sul, incluindo estações ainda em projeto, e outras que nunca foram costruídas
Não me lembro bem, mas esse mapa é de pouco antes da criação da CPTM, nos últimos tempos da Fepasa
Esse material está disponível na Biblioteca do Metrô de São Paulo
(clique nas imagens para ver no tamanho original)
Projetos de terminais integrados. Nota-se também os projetos das estações Campos Elíseos e Santa Marina
Planos de vias das linhas Oeste e Sul, incluindo estações ainda em projeto, e outras que nunca foram costruídas
Não me lembro bem, mas esse mapa é de pouco antes da criação da CPTM, nos últimos tempos da Fepasa
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- MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
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A Fepasa o denominava como "ramal de Campo Limpo", que seria um ramal da linha Sul (atual 9, que para o Metrô é 7, enfim), exatamente o trecho existente hoje (há algumas diferenças; a estação de transferência seria "João Dias", e não Largo Treze, que é a atual estação Santo Amaro), mas o traçado seria basicamente o mesmo, inclusive utilizando o que hoje é a av. Carlos Caldeira Filho, que não existia. Quanto à tecnologia, Athos, penso que isto é questão dos "tempos" e da seriedade dos governantes.AGV escreveu:Francis, mas a Fepasa planejava construir e operar o que seria a L5 hoje ou somente um trecho?
Pois a L5 tem características de Metrô, e por isto o é.
Ou não....? :|
[]´s!
Antigamente, havia uma diferença clara entre trens de subúrbio, como eram chamados, e metrô. Esta diferença ainda existe, claro, no modus operandi. Mas os subúrbios e a cidade evoluíram, e o que já foi trem de subúrbio hoje, por necessidade, tem de ser convertido em metrô. Ou seja, qualquer linha ou estação que seja construída hoje, em 2008, na cidade, terá características próprias de metrô (headway, etc.), independente de quem a construa, como no caso foi a CPTM, "herdeira" da Fepasa. Veja o que a CPTM está fazendo hoje: todas as obras que estão sendo tocadas, tanto em estações como em sistemas, são tocados como metrô. E quanto aos governantes, acho que também depende muito de cada um. Entrei na cia. em 2002, o Covas era vivo e a visão era uma, entrou o Alckmin, tudo mudou, entrou o Serra, está mais ou menos como estava o Covas. Enfim, sem nenhuma discussão política, é só um fato que presenciei e sei: se todos os planos da época do Covas tivessem sido mantidos, o que se vê hoje (conversão da CPTM para metrô) já tinha acontecido há muito tempo, ele tinha esta idéia já em 2000 (conversão para metrô foi o principal motivo da reforma da linha C e do Expresso Leste), enquanto o Alckmin tratava a CPTM como "trem" e pronto.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Pois é, imagine o sorriso na minha cara enquanto eu "saboreava" cada página dos documentosFrancis escreveu:Excelente, Lipe!! Principalmente porque estes textos desmistificam a verdadeira origem da linha 5, pois poucos sabem que ela já era um projeto da Fepasa.
Como você disse a Carlos Caldeira nem existia, por isso na descrição do projeto estava que a linha "seguiria o vale do Ribeirão Morro do 'S' ", que é exatamente o córrego canalizado no centro da Carlos Caldeira.
Agora eu gostaria de saber qual o motivo de integrar as linhas em Santo Amaro, e não João Dias, porque ali a linha faz uma curva de lascar, pra descer até Santo Amaro (antiga Largo 13)
Eu me esqueci de anotar as datas dos documentos (idiota!) mas acho que esse mapa é de um documento já da década de 1990
http://i59.photobucket.com/albums/g304/ ... /fep4a.jpg
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- MODERADOR GLOBAL
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Creio eu, por dois motivos: No projeto original, previa-se a linha apenas até onde ela está (Santo Amaro), sem continuidade rumo ao centro. Sendo assim, a estação Santo Amaro do projeto poderia ficar em qualquer local das proximidades, já que seria um terminal, do centro urbano de Santo Amaro-ao que tudo indica, seria na própria avenida João Dias. Com o projeto definitivo da CPTM (na época, linha G), a linha teria (terá) continuidade para o centro, portanto, o ideal seria que ela passasse exatamente no local de concentração de pessoas, ou seja, no Largo Treze, e para isso, este traçado atual faz melhor este papel.lipe_andreense escreveu:Pois é, imagine o sorriso na minha cara enquanto eu "saboreava" cada página dos documentosFrancis escreveu:Excelente, Lipe!! Principalmente porque estes textos desmistificam a verdadeira origem da linha 5, pois poucos sabem que ela já era um projeto da Fepasa.
Como você disse a Carlos Caldeira nem existia, por isso na descrição do projeto estava que a linha "seguiria o vale do Ribeirão Morro do 'S' ", que é exatamente o córrego canalizado no centro da Carlos Caldeira.
Na verdade, o córrego ficou "de lado", à esquerda da avenida.
Agora eu gostaria de saber qual o motivo de integrar as linhas em Santo Amaro, e não João Dias, porque ali a linha faz uma curva de lascar, pra descer até Santo Amaro (antiga Largo 13)
O outro motivo: desapropriações. Este traçado, sem passar pela João Dias, passa numa região onde só havia mato, inclusive onde é a própria estação Santo Amaro. Já na João Dias, as desapropriações seriam muitas.
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Eu adorei os documentos ! Mas também fiquei com essa dúvida sobre a origem da Linha 5: como que foram as coisas que fizeram ela ir dos planos da Fepasa para os planos do Metrô-SP, no início da década de 1990. Houve um convênio entre as duas empresas? Porque o projeto executado pela CPTM aproveitou esse projeto da Fepasa, mas englobou também a continuidade da linha até Chácara Klabin (na época, seria Ana Rosa o ponto de conexão com a Linha 1). É um quebra-cabeça muito curioso, e espero ver desvendado.
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Agora você acredita em mim, Tiago :twisted: ? Brincadeirinha...heheheTiago Costa escreveu:Eu adorei os documentos ! Mas também fiquei com essa dúvida sobre a origem da Linha 5: como que foram as coisas que fizeram ela ir dos planos da Fepasa para os planos do Metrô-SP, no início da década de 1990. Houve um convênio entre as duas empresas? Porque o projeto executado pela CPTM aproveitou esse projeto da Fepasa, mas englobou também a continuidade da linha até Chácara Klabin (na época, seria Ana Rosa o ponto de conexão com a Linha 1). É um quebra-cabeça muito curioso, e espero ver desvendado.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Bom, aproveitando a ideia do Francis que ja tinha comentado comigo por pm e as informaçoes que o Lipe trouxe, talvez pudessemos colocar como uma prehistoria da linha 5 a linha Campo Limpo da Fepasa...
Será que a linha 5 atual nao seria a reunião dos antigos projetos Campo Limpo da Fepasa e Ramal Moema Expandido até Santo Amaro??
Francis, hora de consultar os velhos de guerra do metro a respeito,rsrsrsr
Lipe, aproveita e leve esses mapas da linha Campo Limpo para o topico da 5, afinal, agora temos que vê-la sob a luz de outros olhos.....
Será que a linha 5 atual nao seria a reunião dos antigos projetos Campo Limpo da Fepasa e Ramal Moema Expandido até Santo Amaro??
Francis, hora de consultar os velhos de guerra do metro a respeito,rsrsrsr
Lipe, aproveita e leve esses mapas da linha Campo Limpo para o topico da 5, afinal, agora temos que vê-la sob a luz de outros olhos.....
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- MODERADOR GLOBAL
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Ok, Horácio, consultarei minhas fontes...HGPFILHO escreveu:Bom, aproveitando a ideia do Francis que ja tinha comentado comigo por pm e as informaçoes que o Lipe trouxe, talvez pudessemos colocar como uma prehistoria da linha 5 a linha Campo Limpo da Fepasa...
Será que a linha 5 atual nao seria a reunião dos antigos projetos Campo Limpo da Fepasa e Ramal Moema Expandido até Santo Amaro??
Francis, hora de consultar os velhos de guerra do metro a respeito,rsrsrsr
Lipe, aproveita e leve esses mapas da linha Campo Limpo para o topico da 5, afinal, agora temos que vê-la sob a luz de outros olhos.....
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- MEMBRO SENIOR
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Claro que acredito ! Quanto a isso, eu não tinha dúvidas, eheheheh. A minha dúvida, que foi resolvida depois, é que o projeto, mesmo que tenha sido feito pela Fepasa e executado pela CPTM, saiu do papel já como a Linha 5. A minha dúvida atual é essa: a partir de quando esse projeto deixou de ser um ramal da Fepasa e passou a ser a Linha 5 do Metrô-SP? O projeto da Fepasa eu já tinha visto algumas coisas a respeito, mas não me lembro de ter visto com detalhes, como a localização das estações. Pelo que eu me lembro sobre a implantação da Linha 5 (não me lembro mais onde eu vi), foram estudadas duas alternativas: a implantação da linha na Estrada de Itapecerica, ou então na Avenida Carlos Caldeira Filho. Como já existia um projeto sobre a Avenida Carlos Caldeira Filho e como a avaliação apontou que a melhor solução era construir a linha sobre a Avenida Carlos Caldeira Filho (porque já havia o corredor de ônibus sendo construído na época), optaram por seguir o projeto original. Mas parte disso que eu falei, ouvi de pessoas, e não li em documentos, então não tenho certeza. Estou muito curioso para saber mais detalhes desse quebra-cabeça!Francis escreveu:Agora você acredita em mim, Tiago :twisted: ? Brincadeirinha...hehehe
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planos e mapas da fepasa
e simples amigos,na epoca o metro era da prefeitura e a fepasa do estado,nessa epoca a fepasa estava modernisando suas linhas, e as transformando em trem metropolitano,(decada de 70)e o tramo sul viria ate julio prestes, a linha 1 foi cogitada ir ate santo amaro,mas como havia o corredor santo amaro,os bancos internacionais não financiavam dois projetos em uma unica avenida, então a linha 1 foi para jabaquara e se criou o ramal de moema,saindo da estação paraiso; fepasa ficaria com santo amaro e o metro com a regiao de moema com a ida da Companhia do Metropolitano de São Paulo para o estado, a coisa ficou em familia (nada oficial) l
Re: planos e mapas da fepasa
Então, foi devido ao corredor da Santo Amaro que temos a Estação Terminal Jabaquara ao invés de uma eventual Estação Terminal Largo XIII de Maio?? Hummmm, interessante... Pena que o ramal Moema não vingou....jorge luis martins escreveu:e simples amigos,na epoca o metro era da prefeitura e a fepasa do estado,nessa epoca a fepasa estava modernisando suas linhas, e as transformando em trem metropolitano,(decada de 70)e o tramo sul viria ate julio prestes, a linha 1 foi cogitada ir ate santo amaro,mas como havia o corredor santo amaro,os bancos internacionais não financiavam dois projetos em uma unica avenida, então a linha 1 foi para jabaquara e se criou o ramal de moema,saindo da estação paraiso; fepasa ficaria com santo amaro e o metro com a regiao de moema com a ida da Companhia do Metropolitano de São Paulo para o estado, a coisa ficou em familia (nada oficial) l
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
planos e mapas da fepasa
O ramal de mema nao vingou,devido a fobia de querer levar a todo custo(politicamente), o metro ate a zona leste e deu no que deu,naquela epoca a cbtu nao tinha planos para suas linhas e a entrega das suas linhas para a fepasa estavam emperradas, o ralmal paulista so se vingou porque o governador quercia presizava de votos
Eu já tomava conhecimento de parte desses documentos...
Já tentei até tirar a foto de onde seria o "enlace" entre a Linha Sul e o Ramal Campo Limpo, porém sem sucesso...
Imaginando como sempre...
Se o então ramal Campo Limpo tivesse realmente construido, hoje talvez teriamos uns Toshibas ou quem sabe... VLT's
Onde seria a estação João Dias e a Santo Amaro?
Santo Amaro seria subterrânea como hoje?
Já tentei até tirar a foto de onde seria o "enlace" entre a Linha Sul e o Ramal Campo Limpo, porém sem sucesso...
Imaginando como sempre...
Se o então ramal Campo Limpo tivesse realmente construido, hoje talvez teriamos uns Toshibas ou quem sabe... VLT's
Onde seria a estação João Dias e a Santo Amaro?
Santo Amaro seria subterrânea como hoje?
Rodrigo Lopes
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planos e mapas da fepasa
não ribi, os trens seriam os mesmo que o pessoal chama de fepasão, a proposito tambem existia um projeto para zona norte, embriao da linha ROSA
Re: planos e mapas da fepasa
você saberia detalhes, tipo , de onde sairia , até onde atingiria?? Então o metro se apropriou de projetos da FEPASA???jorge luis martins escreveu:não ribi, os trens seriam os mesmo que o pessoal chama de fepasão, a proposito tambem existia um projeto para zona norte, embriao da linha ROSA
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- MEMBRO PLENO 2.0
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planos e mapas da fepasa
desculpe, eu escrevi ribi, mas olhando me parece ser Lopes, me corrige a pronuncia certa;quanto ao detalhe do projeto nao tenho informação,mas o mesmo aparecia nos guias de ruas da decada de 70,segundo me lembro era na eng caetano alvares,vindo da zona oeste,
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