A Estação Francisco Sá é original da EF Rio do Ouro, contudo aparentemente ainda na década de 1920 ela foi absorvida pela EF Central do Brasil. Francisco Sá era a estação inicial da Rio do Ouro (Km 0) [1]. Ela se localizada no final da Rua Ceará, próxima à Praça da Bandeira.
Eu tinha uma vaga idéia de onde a Estação Francisco Sá se localizava. Como eu não conhecia o local, pedi informações no Corpo de Bombeiros, à esposa do proprietário de um bar, e finalmente a uma simpática senhora que trabalha perto da antiga estação.
Olhando pela grade eu reconheci a estação, finalmente. A senhora que me mostrou aonde era e disse que quatro famílias moravam no local, todas famílias de ex-ferroviários. Então eu bati no portão e fui recebido por um senhor. Eu expliquei que tinha vindo de Duque de Caxias até lá apenas para tirar fotos daquele prédio.
Conversamos um pouco. Este senhor é um ferroviário aposentado. Me contou um pouco da sua história e me mostrou o terreno. Ele se ofereceu inclusive para abrir a porta de acesso às antigas plataformas (que ainda existem), mas me advertiu que era perigoso por causa do mato e dos moradores de rua. Como estava sozinho, eu recusei.
O nome da estação homenageia o notável político Francisco Sá: deputado, senador e primeiro ministro da agricultura, depois ministro dos transportes do governo Nilo Peçanha.
Todas as fotos foram tiradas de dentro da grade (no terreno da estação).
Foto 1: O terreno, bem amplo

Foto 2:

Foto 3: A fachada da edificação. Pelo que o senhor me falou, as bilheterias eram ai dentro. Hoje é a sua residência

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6: Lateral

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10: Segundo o senhor, aquele era um posto que a polícia mantinha na estação

Foto 11: Mais algumas gerais do terreno

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14: Fachada do acesso às plataformas

Foto 15:

Foto 16: As plataformas encontram-se atrás daquela porta à direita. Eu não fui lá pelas razões explicadas no início do thread

Foto 17: Algumas gerais:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28: Portão de acesso às plataformas

Foto 29:

Foto 30:

Foto 31: Pouco restou da pintura original. Essa é a lateral da edificação principal

Foto 32:

Foto 33:

Foto 34: Estas árvores devem ser do tempo em que a estação ainda funcionava

Foto 35:

Locais interessantes nas proximidades
. Supervia - Estação Praça da Bandeira
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-35 por Renan Souza, em 2007