BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
[EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
EF Rio do Ouro - Estação Francisco Sá
A Estação Francisco Sá é original da EF Rio do Ouro, contudo aparentemente ainda na década de 1920 ela foi absorvida pela EF Central do Brasil. Francisco Sá era a estação inicial da Rio do Ouro (Km 0) [1]. Ela se localizada no final da Rua Ceará, próxima à Praça da Bandeira.
Eu tinha uma vaga idéia de onde a Estação Francisco Sá se localizava. Como eu não conhecia o local, pedi informações no Corpo de Bombeiros, à esposa do proprietário de um bar, e finalmente a uma simpática senhora que trabalha perto da antiga estação.
Olhando pela grade eu reconheci a estação, finalmente. A senhora que me mostrou aonde era e disse que quatro famílias moravam no local, todas famílias de ex-ferroviários. Então eu bati no portão e fui recebido por um senhor. Eu expliquei que tinha vindo de Duque de Caxias até lá apenas para tirar fotos daquele prédio.
Conversamos um pouco. Este senhor é um ferroviário aposentado. Me contou um pouco da sua história e me mostrou o terreno. Ele se ofereceu inclusive para abrir a porta de acesso às antigas plataformas (que ainda existem), mas me advertiu que era perigoso por causa do mato e dos moradores de rua. Como estava sozinho, eu recusei.
O nome da estação homenageia o notável político Francisco Sá: deputado, senador e primeiro ministro da agricultura, depois ministro dos transportes do governo Nilo Peçanha.
Todas as fotos foram tiradas de dentro da grade (no terreno da estação).
Foto 1: O terreno, bem amplo
Foto 2:
Foto 3: A fachada da edificação. Pelo que o senhor me falou, as bilheterias eram ai dentro. Hoje é a sua residência
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Lateral
Foto 7:
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Segundo o senhor, aquele era um posto que a polícia mantinha na estação
Foto 11: Mais algumas gerais do terreno
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Fachada do acesso às plataformas
Foto 15:
Foto 16: As plataformas encontram-se atrás daquela porta à direita. Eu não fui lá pelas razões explicadas no início do thread
Foto 17: Algumas gerais:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26:
Foto 27:
Foto 28: Portão de acesso às plataformas
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31: Pouco restou da pintura original. Essa é a lateral da edificação principal
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Estas árvores devem ser do tempo em que a estação ainda funcionava
Foto 35:
Locais interessantes nas proximidades
. Supervia - Estação Praça da Bandeira
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-35 por Renan Souza, em 2007
A Estação Francisco Sá é original da EF Rio do Ouro, contudo aparentemente ainda na década de 1920 ela foi absorvida pela EF Central do Brasil. Francisco Sá era a estação inicial da Rio do Ouro (Km 0) [1]. Ela se localizada no final da Rua Ceará, próxima à Praça da Bandeira.
Eu tinha uma vaga idéia de onde a Estação Francisco Sá se localizava. Como eu não conhecia o local, pedi informações no Corpo de Bombeiros, à esposa do proprietário de um bar, e finalmente a uma simpática senhora que trabalha perto da antiga estação.
Olhando pela grade eu reconheci a estação, finalmente. A senhora que me mostrou aonde era e disse que quatro famílias moravam no local, todas famílias de ex-ferroviários. Então eu bati no portão e fui recebido por um senhor. Eu expliquei que tinha vindo de Duque de Caxias até lá apenas para tirar fotos daquele prédio.
Conversamos um pouco. Este senhor é um ferroviário aposentado. Me contou um pouco da sua história e me mostrou o terreno. Ele se ofereceu inclusive para abrir a porta de acesso às antigas plataformas (que ainda existem), mas me advertiu que era perigoso por causa do mato e dos moradores de rua. Como estava sozinho, eu recusei.
O nome da estação homenageia o notável político Francisco Sá: deputado, senador e primeiro ministro da agricultura, depois ministro dos transportes do governo Nilo Peçanha.
Todas as fotos foram tiradas de dentro da grade (no terreno da estação).
Foto 1: O terreno, bem amplo
Foto 2:
Foto 3: A fachada da edificação. Pelo que o senhor me falou, as bilheterias eram ai dentro. Hoje é a sua residência
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Lateral
Foto 7:
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: Segundo o senhor, aquele era um posto que a polícia mantinha na estação
Foto 11: Mais algumas gerais do terreno
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Fachada do acesso às plataformas
Foto 15:
Foto 16: As plataformas encontram-se atrás daquela porta à direita. Eu não fui lá pelas razões explicadas no início do thread
Foto 17: Algumas gerais:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26:
Foto 27:
Foto 28: Portão de acesso às plataformas
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31: Pouco restou da pintura original. Essa é a lateral da edificação principal
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Estas árvores devem ser do tempo em que a estação ainda funcionava
Foto 35:
Locais interessantes nas proximidades
. Supervia - Estação Praça da Bandeira
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-35 por Renan Souza, em 2007
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Não sei se já perceberam... Estão limpando o entorno da estação e ja tem plataforma sem aquele matagal. Por que seria?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Caramba !
Sabe que eu não conhecia este "outro lado" de Francisco Sá ! Sempre achei que fosse apenas a platafroam com a cobertura e pronto ... Que legal !
Sabe que eu não conhecia este "outro lado" de Francisco Sá ! Sempre achei que fosse apenas a platafroam com a cobertura e pronto ... Que legal !
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Ela é grande mesmo e dá para ver melhor agora que estão limpando o local. Indo para Central é observar no lado esquerdo um pouco após a Estação de São Cristóvão. De São Cristóvão já da para ver o final das plataformas ali da bilheteria.DadoDJ escreveu:Caramba !
Sabe que eu não conhecia este "outro lado" de Francisco Sá ! Sempre achei que fosse apenas a platafroam com a cobertura e pronto ... Que legal !
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Eu tirei essas fotos em 2007. Esse senhor que mora lá é muito gente fina...
A Fransico Sá é uma linda estação, pena que está assim, meio mal cuidada. Um bom local pra fotografar as plataformas da estação é pela passarela por cima da linha férrea logo ao lado da estação. Eu não tirei fotos esse dia porque se não me falha a memória era um domingo e tirando as prostitutas há pouquíssimo movimento ali à tarde. Fiquei meio com medo até porque tinha uma molecada de rua meio esquisita.
Mas enfim... Vale a pena pessoal... A Francisco Sá é muito interessante. E pra quem está ali a pé ainda vale muito a pena conhecer a Estação Quinta também. É uns dois quilômetros dali, ao lado da Estação São Cristóvão do metrô.
A Fransico Sá é uma linda estação, pena que está assim, meio mal cuidada. Um bom local pra fotografar as plataformas da estação é pela passarela por cima da linha férrea logo ao lado da estação. Eu não tirei fotos esse dia porque se não me falha a memória era um domingo e tirando as prostitutas há pouquíssimo movimento ali à tarde. Fiquei meio com medo até porque tinha uma molecada de rua meio esquisita.
Mas enfim... Vale a pena pessoal... A Francisco Sá é muito interessante. E pra quem está ali a pé ainda vale muito a pena conhecer a Estação Quinta também. É uns dois quilômetros dali, ao lado da Estação São Cristóvão do metrô.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Queria ir, ja passei de ônibus ali perto ums 2 vezes, mas me falaram que é perigoso e talz. Ai já fiquei assim desistindo da idéia. Quanto a da Quinta acho que em breve vou soltar em São Cristovão e farei uma visitinha
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Um bom lugar pra fotografá-la é do mezanino da Estação São Cristóvão do Metrô. Se for só passar pela frente e observar a bela estação, ótimo. Mas cuidado se for lá tirar fotos na Estação Quinta - o cara que mora lá é meio trash.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Belas imagens pessoal, mas infelizmente talvez possamos estar vivendo os últimos momentos da Estação Francisco Sá como edificação, que serviu os trens de Subúrbio da Rio D'ouro por cerca de 45 anos.
Li sobre um projeto de total reforma da Estação de São Cristovão e esse projeto foi o vencedor.
Ele inclui uma enorme integração da tríade: TREM X METRÔ X ÔNIBUS, sendo a estação de trem coberta por uma enorme cobertura em estilo folha seca, como em Engenho de Dentro, porém mais plana que esta.
O projeto da Rodoviária inclui a ocupação onde está o terreno de Francisco Sá e sendo assim, automaticamente conclui, apesar de não estar escrito no texto onde li, que a estação seria demolida.
Tudo previsto para a copa ou mais tardar, para as olimpíadas.
Isso aqui merecia ser postado no fórum DENÚNCIAS, mas como havia algo específico de Francisco Sá, resolvi postar aqui.
Abraço a todos.
Li sobre um projeto de total reforma da Estação de São Cristovão e esse projeto foi o vencedor.
Ele inclui uma enorme integração da tríade: TREM X METRÔ X ÔNIBUS, sendo a estação de trem coberta por uma enorme cobertura em estilo folha seca, como em Engenho de Dentro, porém mais plana que esta.
O projeto da Rodoviária inclui a ocupação onde está o terreno de Francisco Sá e sendo assim, automaticamente conclui, apesar de não estar escrito no texto onde li, que a estação seria demolida.
Tudo previsto para a copa ou mais tardar, para as olimpíadas.
Isso aqui merecia ser postado no fórum DENÚNCIAS, mas como havia algo específico de Francisco Sá, resolvi postar aqui.
Abraço a todos.
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Serio mesmo que vao por em pratica esse projeto? Pessoal nao tem amor ao patrimonio historico
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Vamos marcar um encontro para visitá-la enquanto ela ainda está de pé? O que vocês acham?
[]s
[]s
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Adenilson escreveu:Belas imagens pessoal, mas infelizmente talvez possamos estar vivendo os últimos momentos da Estação Francisco Sá como edificação, que serviu os trens de Subúrbio da Rio D'ouro por cerca de 45 anos.
Li sobre um projeto de total reforma da Estação de São Cristovão e esse projeto foi o vencedor.
Ele inclui uma enorme integração da tríade: TREM X METRÔ X ÔNIBUS, sendo a estação de trem coberta por uma enorme cobertura em estilo folha seca, como em Engenho de Dentro, porém mais plana que esta.
O projeto da Rodoviária inclui a ocupação onde está o terreno de Francisco Sá e sendo assim, automaticamente conclui, apesar de não estar escrito no texto onde li, que a estação seria demolida.
Tudo previsto para a copa ou mais tardar, para as olimpíadas.
Isso aqui merecia ser postado no fórum DENÚNCIAS, mas como havia algo específico de Francisco Sá, resolvi postar aqui.
Abraço a todos.
Meu primeiro post! hehe
Onde você leu isso??? Esse projeto de rodoviária na região é bem antigo e nunca foi pra frente... Será mesmo que tentarão novamente?? O croqui q eu vi não tinha isso. Olha só:
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Pessoal,
Acredito que a estação ainda está durando muito, se não for patrimônio tombado, certamente será demolida.
Outra coisa, as linhas que vem de São Cristovão a Barão de Mauá, foram interrompidas pelo asfaltamento da Rua Ceará, porém mantiveram os trilhos mas colocaram portões.
Já o trecho que sai de Barão de Mauá pela Francisco Bicalho, está todo asfaltado, para desta forma inviabilizar qualquer possibilidade da volta do trem.
É a corrupção neste Brasil....
Acredito que a estação ainda está durando muito, se não for patrimônio tombado, certamente será demolida.
Outra coisa, as linhas que vem de São Cristovão a Barão de Mauá, foram interrompidas pelo asfaltamento da Rua Ceará, porém mantiveram os trilhos mas colocaram portões.
Já o trecho que sai de Barão de Mauá pela Francisco Bicalho, está todo asfaltado, para desta forma inviabilizar qualquer possibilidade da volta do trem.
É a corrupção neste Brasil....
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Oi Nina, quanto tempo!
Antes de tudo quero saudar o seu retorno aqui no fórum como já havia feito em outro tópico.
Bom, sobre São Cristovão, a rigor não sei se utilizei o termo correto, pois sou engenheiro mecânico e você arquiteta.
Imagino que você talvez você saiba melhor sobre o tipo de cobertura que tentei explicar como sendo "folha seca" por não ser tão curva e fechada como a de E.Dentro.
A cobertura do E.Dentro eu chamaria de meia cana, portanto a cobertura da estação de São Cristovão será arquitetonicamente mais moderna e abrangerá de maneira uniforme todo o pátio.
Coloco abaixo o link da matéria para você dar uma olhada!
O item 4 "fala" especificamente sobre o terminal de ônibus no atual pátio de Fco Sá.
http://www.vitruvius.com.br/institucion ... nst015.asp
P.S.: A esperança é que no Brasil, os projetos são mudados toda hora.
Quer maior exemplo do que seria o metrô de Alvorada até o Aeroporto A.C.Jobim e que agora vai virar via expressa de ônibus?
Antes de tudo quero saudar o seu retorno aqui no fórum como já havia feito em outro tópico.
Bom, sobre São Cristovão, a rigor não sei se utilizei o termo correto, pois sou engenheiro mecânico e você arquiteta.
Imagino que você talvez você saiba melhor sobre o tipo de cobertura que tentei explicar como sendo "folha seca" por não ser tão curva e fechada como a de E.Dentro.
A cobertura do E.Dentro eu chamaria de meia cana, portanto a cobertura da estação de São Cristovão será arquitetonicamente mais moderna e abrangerá de maneira uniforme todo o pátio.
Coloco abaixo o link da matéria para você dar uma olhada!
O item 4 "fala" especificamente sobre o terminal de ônibus no atual pátio de Fco Sá.
http://www.vitruvius.com.br/institucion ... nst015.asp
P.S.: A esperança é que no Brasil, os projetos são mudados toda hora.
Quer maior exemplo do que seria o metrô de Alvorada até o Aeroporto A.C.Jobim e que agora vai virar via expressa de ônibus?
Nina escreveu:Serio mesmo que vao por em pratica esse projeto? Pessoal nao tem amor ao patrimonio historico
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Oi Nighto.
Tudo bom?
Em relação às visitas e/ou caminhadas ferroviárias, acho muito legal, sobretudo aquelas feitas em área mais rural.
Devido às minhas atividades, eu não tenho muita disponibilidade para isso, mas já me coloquei a disposição de "debater" algum tópico pessoalmente em algum local, desde que não demore muito, mas a idéia é excelente.
Fica aqui o meu apoio a tal iniciativa.
Na resposta que dei a Nina acima, coloquei o link da matéria.
Um abraço.
Tudo bom?
Em relação às visitas e/ou caminhadas ferroviárias, acho muito legal, sobretudo aquelas feitas em área mais rural.
Devido às minhas atividades, eu não tenho muita disponibilidade para isso, mas já me coloquei a disposição de "debater" algum tópico pessoalmente em algum local, desde que não demore muito, mas a idéia é excelente.
Fica aqui o meu apoio a tal iniciativa.
Na resposta que dei a Nina acima, coloquei o link da matéria.
Um abraço.
Nighto escreveu:Vamos marcar um encontro para visitá-la enquanto ela ainda está de pé? O que vocês acham?
[]s
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Pois é Melekh.
É estranho mesmo.
O "engraçado" é que alguns sites mencionam o ano de fechamento da estação em 1975, mas se ela "atendia" à Rio D'ouro, imagino que deva ter fechado uns 7 anos antes.
A não ser que tenha sido usada como uma integração com Barão de Mauá.
O que você citou, é fato.
Foi realizada uma passagem pela Rua Ceará para interligar até São Cristovão para desafogar o tráfego na Radial Oeste.
Às vezes, a van que eu pego a partir do trabalho resolver cortar caminho por ali.
O projeto do trem bala prevê o terminal em Barão de Mauá. Se isso ocorrer, essa passagem terá que ser fechada de novo!
Dê uma olhada no link na resposta que dei a Nina e você terá acesso à matéria.
Vou contar algo sobre Francisco Sá.
Ela sempre me foi familiar. Uma vez, e acho que foi em 1975, estava de mão dada com o meu pai e não me lembro da onde vinhamos, pois eu só tinha 4 anos.
Meu pai resolveu passar pelos trilhos em uma abertura no muro ali e estávamos indo para a direção São Cristovão.
O problema foi que vinha vindo um trem. Tivemos que correr muito. Acho que era um trem de carga ou com uma locomotiva a diesel na frente.
Estava escuro, já era noite e a única coisa que me lembro, foi o farol do trem vindo do nosso lado direito.
Conseguimos atrevessar bem, apesar do susto, pois o trem estava vindo de Barão de Mauá e portanto, em aceleração.
Ao passar por ali e notar Francisco Sá depois do susto e já em outro dia, vi que estação parecia abandonada ou com fluxo muito reduzido, mas me lembro de trens "parados" lá funcionando como se fosse um pátio pelo menos.
É estranho mesmo.
O "engraçado" é que alguns sites mencionam o ano de fechamento da estação em 1975, mas se ela "atendia" à Rio D'ouro, imagino que deva ter fechado uns 7 anos antes.
A não ser que tenha sido usada como uma integração com Barão de Mauá.
O que você citou, é fato.
Foi realizada uma passagem pela Rua Ceará para interligar até São Cristovão para desafogar o tráfego na Radial Oeste.
Às vezes, a van que eu pego a partir do trabalho resolver cortar caminho por ali.
O projeto do trem bala prevê o terminal em Barão de Mauá. Se isso ocorrer, essa passagem terá que ser fechada de novo!
Dê uma olhada no link na resposta que dei a Nina e você terá acesso à matéria.
Vou contar algo sobre Francisco Sá.
Ela sempre me foi familiar. Uma vez, e acho que foi em 1975, estava de mão dada com o meu pai e não me lembro da onde vinhamos, pois eu só tinha 4 anos.
Meu pai resolveu passar pelos trilhos em uma abertura no muro ali e estávamos indo para a direção São Cristovão.
O problema foi que vinha vindo um trem. Tivemos que correr muito. Acho que era um trem de carga ou com uma locomotiva a diesel na frente.
Estava escuro, já era noite e a única coisa que me lembro, foi o farol do trem vindo do nosso lado direito.
Conseguimos atrevessar bem, apesar do susto, pois o trem estava vindo de Barão de Mauá e portanto, em aceleração.
Ao passar por ali e notar Francisco Sá depois do susto e já em outro dia, vi que estação parecia abandonada ou com fluxo muito reduzido, mas me lembro de trens "parados" lá funcionando como se fosse um pátio pelo menos.
Melekh escreveu:Pessoal,
Acredito que a estação ainda está durando muito, se não for patrimônio tombado, certamente será demolida.
Outra coisa, as linhas que vem de São Cristovão a Barão de Mauá, foram interrompidas pelo asfaltamento da Rua Ceará, porém mantiveram os trilhos mas colocaram portões.
Já o trecho que sai de Barão de Mauá pela Francisco Bicalho, está todo asfaltado, para desta forma inviabilizar qualquer possibilidade da volta do trem.
É a corrupção neste Brasil....
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Olha destombar é facil fácil, vejam o que aconteceu no Largo do Campinho pra poder atender a famigerada TransCAOSrioca. Os sobrados eram tombados (tenho uma matéria de jornal que saiu em 2004 falando dos bens tombados) e hoje nada mais existe. Se o governo quiser destombam facil facil.Melekh escreveu:Pessoal,
Acredito que a estação ainda está durando muito, se não for patrimônio tombado, certamente será demolida.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Adenilson,
Na época da antiga CBTU, eu peguei o trem em Barão de Mauá, rumo a Duque de Caxias e me lembro que ele deu uma parada em Francisco Sá.
Eu fiz algumas fotos dela, já com o mato bem alto, breve colocarei aqui.
Eu vi o link, o projeto realmente é bom; mas fica a pergunta:
Será que vão derrubar Francisco Sá?
E mais... e a antiga Estação São Cristovão que é tombada (foto abaixo) irão derrubar também?????
Site: http://www.estacoesferroviarias.com.br
Loucura!!!
Na época da antiga CBTU, eu peguei o trem em Barão de Mauá, rumo a Duque de Caxias e me lembro que ele deu uma parada em Francisco Sá.
Eu fiz algumas fotos dela, já com o mato bem alto, breve colocarei aqui.
Eu vi o link, o projeto realmente é bom; mas fica a pergunta:
Será que vão derrubar Francisco Sá?
E mais... e a antiga Estação São Cristovão que é tombada (foto abaixo) irão derrubar também?????
Site: http://www.estacoesferroviarias.com.br
Loucura!!!
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Mas essa não é a estação da Quinta? Agora me perdi legal...Melekh escreveu:
E mais... e a antiga Estação São Cristovão que é tombada (foto abaixo) irão derrubar também?????
Site: http://www.estacoesferroviarias.com.br
Loucura!!!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Nina,
No site http://www.estacoesferroviarias.com.br as fotos configuram como estação Quinta e São Cristovão.
Só que a foto colorida está ao lado da Estação São Cristovão.
vide o link:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... quinta.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... stovao.htm
E isso aí...
No site http://www.estacoesferroviarias.com.br as fotos configuram como estação Quinta e São Cristovão.
Só que a foto colorida está ao lado da Estação São Cristovão.
vide o link:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... quinta.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... stovao.htm
E isso aí...
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Estação Francisco Sá
Adenilson escreveu:Pois é Melekh.
É estranho mesmo.
O "engraçado" é que alguns sites mencionam o ano de fechamento da estação em 1975, mas se ela "atendia" à Rio D'ouro, imagino que deva ter fechado uns 7 anos antes.
A não ser que tenha sido usada como uma integração com Barão de Mauá.
Foram instaladas catenárias e rede aérea em Francisco Sá, sendo assim atendeu ao tráfego dos elétricos que vinham de Belford Roxo. Como comentamos há algum tempo, parece que a EF Rio d'Ouro funcionou por um tempo após 1970 nos ramais a partir de Belford Roxo, e de Belford Roxo "pra baixo" (pela Linha Auxiliar) os TUEs faziam o serviço.
O que você citou, é fato.
Foi realizada uma passagem pela Rua Ceará para interligar até São Cristovão para desafogar o tráfego na Radial Oeste.
Às vezes, a van que eu pego a partir do trabalho resolver cortar caminho por ali.
O projeto do trem bala prevê o terminal em Barão de Mauá. Se isso ocorrer, essa passagem terá que ser fechada de novo!
Neste trecho o leito do TAV será subterrâneo
Dê uma olhada no link na resposta que dei a Nina e você terá acesso à matéria.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes