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Como anda a demanda
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Como anda a demanda
Para quem tem curiosidade, essa é a nova cara da demanda, com a linha 4 parcialmente funcionando e linha 2:
Em nº de passageiros embarcados, que é efetivamente quem embarca na linha (considera todos os embarques nas estações menos a transferência interna), a ordem é: 1º linha 11; 2º linha 9; 3º linha 10; 4º linha 8; 5º linha 7 e 6º linha 12.
Em nº de passageiros transportados (soma dos embarcados + transferência interna), a linha 7 ainda está em terceiro (já que é a única que faz Luz - Barra Funda).
Em nº de passageiros embarcados, que é efetivamente quem embarca na linha (considera todos os embarques nas estações menos a transferência interna), a ordem é: 1º linha 11; 2º linha 9; 3º linha 10; 4º linha 8; 5º linha 7 e 6º linha 12.
Em nº de passageiros transportados (soma dos embarcados + transferência interna), a linha 7 ainda está em terceiro (já que é a única que faz Luz - Barra Funda).
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- MODERADOR CPTM
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Como anda a demanda
Valeu Francis!
Esses dias estava curioso sobre a demanda das linhas da CPTM
Esses dias estava curioso sobre a demanda das linhas da CPTM
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- MEMBRO PLENO
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- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
Re: Como anda a demanda
ótimo Francis acho bem interessante ver dados de demanda
o que assuta é a MDU da L9 batendo mais de 380.000/dia ...e interessante notar que a da L7 pouco tem mudado há um bom tempo já; será que a linha atingiu seu máximo, dada as suas condições operacionais atuais?
o que assuta é a MDU da L9 batendo mais de 380.000/dia ...e interessante notar que a da L7 pouco tem mudado há um bom tempo já; será que a linha atingiu seu máximo, dada as suas condições operacionais atuais?
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Como anda a demanda
Por isso a linha 9 sofreu tantas intervenções - e ainda precisa de mais coisas. Os 380.000 que você viu ainda é pouco; inaugurando Luz e República a 9 já vai para mais de 500.000. E em 2014, mais de 600.000.
A Linha 7 simplesmente não tem muito o que crescer mesmo, Will., pois o perfil dela é diferente - ela atende cidades "dormitório", é pendular; leva gente pra trabalhar de manhã e traz os mesmos pra casa à noite. Ela não faz papel de distribuição de usuários, não tem renovação de fluxo entre estações (sobe e desce) e a região que ela atende não tem atração de viagens (eu não conheço ninguém que saia de SP para trabalhar em Francisco Morato - brincadeira). Por isso ela está estável (e na verdade, se ela não fosse a única a fazer Luz - Barra Funda carregaria menos ainda) e vai continuar.
A Linha 7 simplesmente não tem muito o que crescer mesmo, Will., pois o perfil dela é diferente - ela atende cidades "dormitório", é pendular; leva gente pra trabalhar de manhã e traz os mesmos pra casa à noite. Ela não faz papel de distribuição de usuários, não tem renovação de fluxo entre estações (sobe e desce) e a região que ela atende não tem atração de viagens (eu não conheço ninguém que saia de SP para trabalhar em Francisco Morato - brincadeira). Por isso ela está estável (e na verdade, se ela não fosse a única a fazer Luz - Barra Funda carregaria menos ainda) e vai continuar.
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 356
- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
Re: Como anda a demanda
500.000 é uma marca impressionante para uma linha que há poucos anos atrás batia nos 100.000...
a linha está preparada para receber esse contingente, ou poderemos ver cenas caóticas como aconteceu há alguns anos atrás, na época do descredenciamento da Cooperauthon?... por exemplo, do ponto de vista do suprimento de energia, do sistema sinalização, material rodante e tals... aliás, há quantas andas a instalação do ATO na L9? (quantas perguntas )
quanto a L7, espero que a modernização da linha consiga estimular o desenvolvimento das região, a pior da grande São Paulo...e assim, conseguir modificar o atual padrão de embarques dela
ah... por fim, (haha, não me mate com tantas perguntas que estou fazendo) como as transferências internas são contabilizadas, já que não há algo que contabilize isso, como ocorre nas transferências com o Metrô... é por meio de alguma pesquisa, que avalia quantos % dos usuários por ex., da L10, se transferem para o EL? é que se for assim, com a mudança nos padrões de deslocamentos devido ao desenvolvimento da cidade e principalmente, com a expansão da rede e abertura de novos pontos de integrações, esse valor pode se distorcer do real...aliás, essa dúvida vale também para o Metrô...
valeu!
a linha está preparada para receber esse contingente, ou poderemos ver cenas caóticas como aconteceu há alguns anos atrás, na época do descredenciamento da Cooperauthon?... por exemplo, do ponto de vista do suprimento de energia, do sistema sinalização, material rodante e tals... aliás, há quantas andas a instalação do ATO na L9? (quantas perguntas )
quanto a L7, espero que a modernização da linha consiga estimular o desenvolvimento das região, a pior da grande São Paulo...e assim, conseguir modificar o atual padrão de embarques dela
ah... por fim, (haha, não me mate com tantas perguntas que estou fazendo) como as transferências internas são contabilizadas, já que não há algo que contabilize isso, como ocorre nas transferências com o Metrô... é por meio de alguma pesquisa, que avalia quantos % dos usuários por ex., da L10, se transferem para o EL? é que se for assim, com a mudança nos padrões de deslocamentos devido ao desenvolvimento da cidade e principalmente, com a expansão da rede e abertura de novos pontos de integrações, esse valor pode se distorcer do real...aliás, essa dúvida vale também para o Metrô...
valeu!
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Como anda a demanda
O que faltava era conexão...Will . escreveu:500.000 é uma marca impressionante para uma linha que há poucos anos atrás batia nos 100.000...
Está bem mais estrturada que àquela época. Vai lotar, mas dá prá levar.a linha está preparada para receber esse contingente, ou poderemos ver cenas caóticas como aconteceu há alguns anos atrás, na época do descredenciamento da Cooperauthon?... por exemplo, do ponto de vista do suprimento de energia, do sistema sinalização, material rodante e tals... aliás, há quantas andas a instalação do ATO na L9? (quantas perguntas )
A linha contribui, mas é pouco perto das necessidades daquela região, que é pobre. Além disso, é algo de longo prazo.quanto a L7, espero que a modernização da linha consiga estimular o desenvolvimento das região, a pior da grande São Paulo...e assim, conseguir modificar o atual padrão de embarques dela
Os bloqueios na transferência tem como primeira função fazer a contenção de fluxo, não a contagem de usuários. As transferências são contabilizadas através de pesquisas. Mudando o cenário de deslocamentos, tem de se fazer uma nova.ah... por fim, (haha, não me mate com tantas perguntas que estou fazendo) como as transferências internas são contabilizadas, já que não há algo que contabilize isso, como ocorre nas transferências com o Metrô... é por meio de alguma pesquisa, que avalia quantos % dos usuários por ex., da L10, se transferem para o EL? é que se for assim, com a mudança nos padrões de deslocamentos devido ao desenvolvimento da cidade e principalmente, com a expansão da rede e abertura de novos pontos de integrações, esse valor pode se distorcer do real...aliás, essa dúvida vale também para o Metrô...
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- MEMBRO PLENO
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- Localização: Mogi das Cruzes - SP
Re: Como anda a demanda
obrigado!
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- MODERADOR GLOBAL
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- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Como anda a demanda
A demanda da CPTM subiu muito por motivos simples:
- a qualidade do serviço melhorou muito, as pessoas estão tirando a idéia antiga de má qualidade aos poucos.
-é cada vez pior o trânsito da RMSP. Mesmo quem tem carro e mora perto das estações está migrando aos poucos para os trilhos.
- a qualidade do serviço melhorou muito, as pessoas estão tirando a idéia antiga de má qualidade aos poucos.
-é cada vez pior o trânsito da RMSP. Mesmo quem tem carro e mora perto das estações está migrando aos poucos para os trilhos.
Re: Como anda a demanda
... e mesmo assim, ao invés de se investir pesadamente em mais transporte metroferroviário, se protela e implantam a "solução" porca do corredor.
Perguntem como aquilo não anda nos picos da manhã......
...sem falar daquela coisa macabra chamada "corredor" M Boi Mirim...
Perguntem como aquilo não anda nos picos da manhã......
...sem falar daquela coisa macabra chamada "corredor" M Boi Mirim...
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Como anda a demanda
Na terça passada fui ao CIEE para um processo seletivo de estágio; meu pai me levou de carro e digo: levei 2h para ir da minha casa até lá, com alguns erros pelo caminho e em vários lugares, o trânsito é horrível (Radial Leste, Ligação Leste-Oeste, 9 de Julho, Tajurás, Oscar Americano, JK, Joaquim Floriano). Voltei de Metrô, pegando um ônibus na Joaquim Floriano e descendo no Lgo. da Batata e emabrcando em FAL. Levei 1h30 para voltar.
É muito importante ver que mais gente está indo pelos trilhos, mas não o suficiente para tirar carros das ruas, que aumentam todos os dias.
É muito importante ver que mais gente está indo pelos trilhos, mas não o suficiente para tirar carros das ruas, que aumentam todos os dias.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Como anda a demanda
Ao invés de ficar fomentando essa guerra ridícula entre modais, porque você não analisa a questão como um todo?AGV escreveu:... e mesmo assim, ao invés de se investir pesadamente em mais transporte metroferroviário, se protela e implantam a "solução" porca do corredor.
Perguntem como aquilo não anda nos picos da manhã......
...sem falar daquela coisa macabra chamada "corredor" M Boi Mirim...
Vamos aos fatos:
O governo já planeja investimentos pesados no transporte sobre trilhos e outros mais modestos na EMTU.
Previsão de investimentos 2011-2014
http://www.fne.org.br/fne/index.php/cre ... esentacoes
Ou seja, a EMTU vai receber 3% de tudo o que for investido pela STM até 2014, enquanto que a CPTM e o metrô ficarão com 92%. Será que esses 3% estão prejudicando os projetos metroferroviários da CPTM e do metrô? Eu acho que não (pelo contrário, a EMTU recebe menos do que ela deveria receber). Então vamos abandonar essa lenda de que os corredores de ônibus são inimigos do metrô e da CPTM.
Agora, de que adianta investir tanto dinheiro no metrô e na CPTM (e na EMTU) se as 2 empresas (ainda) não possuem capacidade de planejar, contratar (sem direcionar licitações aos amigos) e fiscalizar tantas obras programadas ao mesmo tempo? E é por conta dessa falta de capacidade que diversos projetos estão atrasados, sendo tocados com certa precariedade , onde o estado vive entrando em atrito com as empresas contratadas, de forma que a única medida tomada é a aplicação de multas.
Veja que não é só uma questão financeira, mas também de gestão de projetos. E nisso o governo ainda engatinha. E enquanto isso, obras atrasam ou são entregues incompletas ou com problemas, multas são efetuadas, ocorrem brigas entre estado e iniciativa privada. . . deveria ser prioridade resolver esses problemas, ao invés do estado sair contratando obras desenfreadamente.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
Re: Como anda a demanda
Apontar um fato não é "fomentar guerra ridícula".
Se querem que as pessoas deixem seu veículo em casa, isto só vai acontecer quando o transporte público for eficiente, suficiente e com cada modal em seu devido lugar.
E no seus dados só não aparece o desserviço que a sptrans presta ao Município de São Paulo.
No mais, a porta da rua é serventia da casa, se não consegue discutir um assunto civilizadamente ou se reportar com um mínimo de educação. Não é de longe, a primeira vez que age sem educação com um forista, inclusive em outros fóruns, mas aqui foi a última.
Porém, se conseguir não assumir este tipo de postura (totalmente desnecessária, por sinal...) com os demais, sinta-se a vontade para participar.
Se querem que as pessoas deixem seu veículo em casa, isto só vai acontecer quando o transporte público for eficiente, suficiente e com cada modal em seu devido lugar.
E no seus dados só não aparece o desserviço que a sptrans presta ao Município de São Paulo.
No mais, a porta da rua é serventia da casa, se não consegue discutir um assunto civilizadamente ou se reportar com um mínimo de educação. Não é de longe, a primeira vez que age sem educação com um forista, inclusive em outros fóruns, mas aqui foi a última.
Porém, se conseguir não assumir este tipo de postura (totalmente desnecessária, por sinal...) com os demais, sinta-se a vontade para participar.
Re: Como anda a demanda
Quero ver as proximas prévias de demanda no começo de 2012....
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Como anda a demanda
Não precisa esperar 2012. Depois posto aqui a imagem, mas antecipo: a linha 9 está beirando os 500.000 e já passou a 8 (é a segunda da CPTM) e a linha 10 passou os 400.000 e deve passar a 7 até o fim do ano. O resto mantém-se parecido.HGP escreveu:Quero ver as proximas prévias de demanda no começo de 2012....
Re: Como anda a demanda
Francis escreveu:Não precisa esperar 2012. Depois posto aqui a imagem, mas antecipo: a linha 9 está beirando os 500.000 e já passou a 8 (é a segunda da CPTM) e a linha 10 passou os 400.000 e deve passar a 7 até o fim do ano. O resto mantém-se parecido.HGP escreveu:Quero ver as proximas prévias de demanda no começo de 2012....
Opa, obrigado Francis pela disponibilização. Existe perspectiva , no curto prazo , da CPTM atingir 3.000.000 passageiros /dia ?
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Como anda a demanda
Até o fim de 2011 deve se atingir a marca de 2,7 milhões (hoje está em mais de 2,6). Ano que vem deve bater os 3 mi.HGP escreveu:Opa, obrigado Francis pela disponibilização. Existe perspectiva , no curto prazo , da CPTM atingir 3.000.000 passageiros /dia ?
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Como anda a demanda
CPTM bate novo recorde de passageiros transportados
Com o aumento no número de viagens, aliado a redução de intervalo e as recentes integrações com o Metrô, os trens da CPTM não param de bater recorde no número de passageiros transportados.
Até o dia 30 de novembro 2014 o acumulado foi de 761 milhões 855 mil e 048 passageiros, sendo 4,6% superior na comparação com o total de passageiros no mesmo período do ano passado. Por dia circulam nas seis linhas cerca de 2,9 milhões de pessoas. Porém na última sexta-feira (28), a CPTM transportou 3 milhões 94 mil 756 passageiros, estabelecendo um novo recorde.
A CPTM atribui o aumento ao salto de qualidade do serviço: “O aumento no volume de passageiros é resultado do aprimoramento realizado no sistema. Os investimentos na modernização da infraestrutura da via férrea implementados pela Companhia, bem como o processo de renovação da frota, resultaram em maior confiabilidade do sistema e queda no índice de ocorrências notáveis. No ano passado, registrou-se 1 ocorrência notável a cada 24.800 viagens realizadas. Neste ano, até o momento, a CPTM registra 1 ocorrência notável a cada 25.738 viagens realizadas”.
Dos ramais mais cheios, a Linha 11-Coral ainda é a campeã:
1# – Linha 11-Coral: Luz – Estudantes – 701.608 passageiros por dia em média;
2# – Linha 9-Esmeralda: Osasco – Grajaú – 571.463 passageiros por dia em média;
3# – Linha 8-Diamante: Júlio Prestes – Amador Bueno – 468.280 passageiros por dia em média;
4# – Linha 7-Rubi: Luz – Jundiaí – 451.043 passageiros por dia em média;
5# – Linha 10-Turquesa: Brás – Rio Grande da Serra – 358.717 passageiros por dia em média;
6# – Linha 12-Safira: Brás – Calmon Viana – 246.508 passageiros por dia em média;
Menos investimentos que o Metrô
Em comparação com investimentos no Metrô, a CPTM não tem muito o que comemorar. Nos últimos anos o nível de investimentos feitos na expansão e modernização do Metrô não contemplou os trens na mesma medida. Dos R$ 45 bilhões em transporte sobre trilhos anunciados entre 2012 e 2015, R$ 29,9 bilhões são destinados ao Metrô e apenas R$ 9,4 bilhões na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Cabe lembrar que o volume investido no Metrô é maior devido ao maior número de linhas metroviárias em expansão.
A CPTM possuí 258,4 km de trilhos contra 78,7 quilômetros de linhas metroviárias. Atualmente a CPTM possuí obras de expansão em 2 linhas, enquanto que o Metrô está em processo de ampliação em 7 ramais.
Fonte: Via Trolebus
Com o aumento no número de viagens, aliado a redução de intervalo e as recentes integrações com o Metrô, os trens da CPTM não param de bater recorde no número de passageiros transportados.
Até o dia 30 de novembro 2014 o acumulado foi de 761 milhões 855 mil e 048 passageiros, sendo 4,6% superior na comparação com o total de passageiros no mesmo período do ano passado. Por dia circulam nas seis linhas cerca de 2,9 milhões de pessoas. Porém na última sexta-feira (28), a CPTM transportou 3 milhões 94 mil 756 passageiros, estabelecendo um novo recorde.
A CPTM atribui o aumento ao salto de qualidade do serviço: “O aumento no volume de passageiros é resultado do aprimoramento realizado no sistema. Os investimentos na modernização da infraestrutura da via férrea implementados pela Companhia, bem como o processo de renovação da frota, resultaram em maior confiabilidade do sistema e queda no índice de ocorrências notáveis. No ano passado, registrou-se 1 ocorrência notável a cada 24.800 viagens realizadas. Neste ano, até o momento, a CPTM registra 1 ocorrência notável a cada 25.738 viagens realizadas”.
Dos ramais mais cheios, a Linha 11-Coral ainda é a campeã:
1# – Linha 11-Coral: Luz – Estudantes – 701.608 passageiros por dia em média;
2# – Linha 9-Esmeralda: Osasco – Grajaú – 571.463 passageiros por dia em média;
3# – Linha 8-Diamante: Júlio Prestes – Amador Bueno – 468.280 passageiros por dia em média;
4# – Linha 7-Rubi: Luz – Jundiaí – 451.043 passageiros por dia em média;
5# – Linha 10-Turquesa: Brás – Rio Grande da Serra – 358.717 passageiros por dia em média;
6# – Linha 12-Safira: Brás – Calmon Viana – 246.508 passageiros por dia em média;
Menos investimentos que o Metrô
Em comparação com investimentos no Metrô, a CPTM não tem muito o que comemorar. Nos últimos anos o nível de investimentos feitos na expansão e modernização do Metrô não contemplou os trens na mesma medida. Dos R$ 45 bilhões em transporte sobre trilhos anunciados entre 2012 e 2015, R$ 29,9 bilhões são destinados ao Metrô e apenas R$ 9,4 bilhões na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Cabe lembrar que o volume investido no Metrô é maior devido ao maior número de linhas metroviárias em expansão.
A CPTM possuí 258,4 km de trilhos contra 78,7 quilômetros de linhas metroviárias. Atualmente a CPTM possuí obras de expansão em 2 linhas, enquanto que o Metrô está em processo de ampliação em 7 ramais.
Fonte: Via Trolebus
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
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