Ok, Melekh.
Já vi os (excelentes) tópicos que você postou por lá. Show de bola !
Voltando ao assunto leito da ferrovia Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz, vamos nos atentar aos seguintes detalhes:
♦ Mapa produzido pelo Serviço Geográfico Militar
Por este mapa, o traçado é completamente diferente do assinalado por você. Mas repare que todos os outros ramais e ferrovias estão corretamente desenhados, além do restante do traçado da Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz que vocês percorreram e fizeram o traçado nas imagens de satélite, ambas as descrições batem certinho, porque será que apenas este trecho está diferente ? Erro do mapa ? Pode ser ...
♦ Foto feita durante a expedição promovida por vocês:
Ou eu muito estou enganado, mas essa ponte (ruínas) sofreu pavimentação e ainda por cima possui um meio-fio ! Para mim foi uma ponte rodoviária, que se perdeu por algum motivo. A ferrovia pode até ter passado pelas proximidades, mas não acho que tenha sido por esta ponte. Até porque a rodovia Rio-São Paulo sofreu significativas modificações em seu traçado, a começar pela variante como hoje é chamada a via que passa por trás da estação de tratamento do Guandu, e que antes era a própria rodovia. Então eu acho que a rodovia tenha tido seu traçado modificado também neste trecho e ela se utilizava desta ponte, que com certeza é bem antiga.
♦ Cruzamento da ferrovia com a rodovia Rio-São Paulo:
Pelo mapa antigo de azulêjos, a ferrovia cruza a rodovia Rio-São Paulo apenas uma vez (na variante, onde você Melekh, através de pesquisas, conseguiu apontar o local correto onde havia um viaduto (passagem superior) sobre a ferrovia). Sendo assim, a rodovia passava por cima da ferrovia neste ponto (atrás da Estação de Tratamento de Água do Guandu, que não existia ainda) e seguia pelo lado direito da rodovia, ora se afastando, ora se aproximando, mas nunca tão próximo do apontado na foto de satélite acima.
Outra coisa: pelo seu percurso apontado, a ferrovia cruzaria a rodovia três vezes ! Uma na variante, através de passagem superior da rodovia, outra antes de chegar ao Rio Guandu Mirim e outra após cruzar o Rio Guandu Mirim novamente ! Acho muito estranho ... pode ser que tudo isso tenha sido causado por modificações radicais no traçado da rodovia, a possibilidade existe mas ... ainda estou com a pulga atrás da orelha ...
Eu já conversei contigo sobre isso antes, mas gostaria de saber o que os outros pesquisadores acham disso ...