[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Set 2011, 21:40

Adenilson, você viu alguma foto da estação de Inhaúma ?
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Set 2011, 08:56

Dado, bom dia! (só agora leio sua msg)
Sim. Vi a foto da estação de Inhaúma e vou dar detalhes do seu descritivo.
Estarei viajando hoje a tarde já na volta ao trabalho, mas a partir da quinta-feira iniciarei a elaboração do croqui do pátio da estação.
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.

Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).
A plataforma era a esquerda do leito da Rio D'ouro e tinha um prédio (Parecia uma casa) fora do alinhamento da plataforma, mais ou menos como desenhei em Turiaçú.
A plataforma entretanto era única e menor em comprimento.

Uma curiosidade. A estação ficava de fato onde era a praça e o leito da Rio D'ouro onde é o pátio do ponto final do ônibus 627.
Onde é hoje a linha de metrô havia um pequeno pátio da estação de depois só mato.

Aguarde mais detalhes. okk


DadoDJ escreveu:Adenilson, você viu alguma foto da estação de Inhaúma ?
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
:WK:

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Set 2011, 13:04

Adenilson escreveu:(...)
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.

Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).(...)
Ah ... eu acho que alguma planta da SMU mostra este pátio, na verdade não exatamente um pátio, mas uma linha "por fora" da estação, a direita realmente.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Set 2011, 20:48

Imagem
Pessoal, a foto acima mostra o encanamento da adutora Rio d’Ouro passando sobre o Rio Farias, hoje no subúrbio da cidade, no bairro de Maria da Graça, Jacaré, por ali ... acho que esta foto me responde algumas coisas: sempre matutamos para entender porque a ferrovia foi construída primeiro pela Av.Suburbana e depois teve seu leito transferido para a Av.Automóvel Clube. Agora penso no seguinte: na foto não se vê nada em volta, apenas a tubulação. Talvez construiu-se a linha na região desenvolvida (ao longo da Suburbana) e por fora deste matagal devido a dificuldade ou a insalubridade (se bem que se construiram a adutora, porque não a ferrovia ?) e depois, com o desenvolvimento da área (Inhaúma, Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis) a linha foi transferida com mais facilidade para lá, até para evitar o perigoso cruzamento que devia existir entre a Rio d’Ouro e a Linha Auxiliar, em Tomás Coelho.
Parece plausível, não ?

Outra coisa: estou abismado até agora com o material que chegou a mim hoje. Novamente, colaboração do pesquisador Hugo Caramuru. São páginas do livro Vias Brasileiras de Comunicação e outras publicações, além de fotos aéreas da região da Av.Francisco Bicalho. Não terei tempo para posta-las agora, mas aguardem, porque vem coisas surpreendente por aí.

E desculpe por fazer mistério ... é que realmente não poderei fazer isso agora. Mas tô bôbo, surpreso até agora ...

o0 o0
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 27 Set 2011, 09:31

Na foto postada acima, na qual o trem vai atravessar uma passagem de nível, parece ser na região da Vila Mimosa próximo à Francisco Sá. O trem estaria vindo de São Cristóvão em direção à Francisco Sá. Note-se que além do casario e das palmeiras não há morros, o que identifica a região da Quinta da Boa Vista.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 27 Set 2011, 11:16

Estação Brejo.


Imagem

Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.

Notem a caixa d'agua ao lado.

Abaixo segue a foto da caixa d'agua recentemente.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço a todos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Set 2011, 14:10

Melekh escreveu:Estação Brejo.


Imagem

Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.

Notem a caixa d'agua ao lado.
(...)
Melekh, esta estação não me parece ser a estação Brejo, apesar da caixa d'água próxima a ela. Veja se não é Viçosa (estação em Minas Gerais) que está escrito no dístico dela,na foto que você postou ...
Veja uma foto da estação Viçosa abaixo (a caixa d'água estaria ao lado do fotógrafo):
Imagem
:O
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 27 Set 2011, 14:31

É verdade Dado, é Viçosa.

Recebi esta foto como Brejo em Belford Roxo, a euforia é tanta que não li o distico.

Estou retificando o caso.

Obrigado mesmo Dado.

Não é a estação Brejo.


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 27 Set 2011, 16:08

Olá a todos! Será que a linha, nessas fotos do acervo do UH, é a Rio d'Ouro? Notem que há um carro da Bayer (região de Belford Roxo?).

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563

Abs,

Glaucio.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 27 Set 2011, 17:09

Bem, vi a foto postada, mas tenho minhas dúvidas que seja de Acari. O pátio de Acari não era tão largo, o trem teria acabado de passar pelo prédio da estação que era bem pequeno e estreito. Outro ponto é o fato de que a faixa de terreno entre a Automóvel Clube e a Formiplac era bem mais estreito, pois mal cabiam as duas linhas, e ao fundo da foto do lado esquerdo nota-se uma pequena composição. A Fábrica Formiplac era gradeada com estrutura de alvenaria e ficava EXATAMENTE ONDE SE LOCALIZA O HOSPITAL DE ACARI. Outro ponto importante é que naquele trecho da estação a estrada de ferro era no mesmo nível da pista da Automóvel Club, que na foto é mais baixo que o da ferrovia. Da estação eu me lembro bem, pois passava por ali com minha mãe, que tinha uma costureira na Rua Guaiuba, que continua no mesmo local, cuja entrada é bem em frente à antiga estação, e para entrar nessa rua era preciso passar pela estação, que era bem pequena e amarela, com o dístico "Acary 1926". A esquina da rua Guaiúba tem uma padaria bem antiga na esquina da Automóvel Club, mas não aconselho a parar naquele local pois atualmente é infestado de afronarcotraficantes de drogas. Uma pena que os subúrbios da Rio D ´Ouro estejam nessas condições...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Set 2011, 23:56

bordoni escreveu:Olá a todos! Será que a linha, nessas fotos do acervo do UH, é a Rio d'Ouro? Notem que há um carro da Bayer (região de Belford Roxo?).

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563

Abs,

Glaucio.
Grande foto, Glaucio ! Legal !
:Y:

Agora realmente não sei onde seria esta passagem de nível. Apesar de ter um carro da Bayer na foto, a legenda diz que é no Distrito Federal (cidade do RJ).
É impressão minha ou há duas linhas no leito ?
Tenho a suspeita desta região ser na área de Tomás Coelho, não sei o porquê.

Valeu, Glaucio !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Set 2011, 23:57

Tche escreveu:Bem, vi a foto postada, mas tenho minhas dúvidas que seja de Acari. O pátio de Acari não era tão largo, o trem teria acabado de passar pelo prédio da estação que era bem pequeno e estreito. Outro ponto é o fato de que a faixa de terreno entre a Automóvel Clube e a Formiplac era bem mais estreito, pois mal cabiam as duas linhas, e ao fundo da foto do lado esquerdo nota-se uma pequena composição. A Fábrica Formiplac era gradeada com estrutura de alvenaria e ficava EXATAMENTE ONDE SE LOCALIZA O HOSPITAL DE ACARI. Outro ponto importante é que naquele trecho da estação a estrada de ferro era no mesmo nível da pista da Automóvel Club, que na foto é mais baixo que o da ferrovia. Da estação eu me lembro bem, pois passava por ali com minha mãe, que tinha uma costureira na Rua Guaiuba, que continua no mesmo local, cuja entrada é bem em frente à antiga estação, e para entrar nessa rua era preciso passar pela estação, que era bem pequena e amarela, com o dístico "Acary 1926". A esquina da rua Guaiúba tem uma padaria bem antiga na esquina da Automóvel Club, mas não aconselho a parar naquele local pois atualmente é infestado de afronarcotraficantes de drogas. Uma pena que os subúrbios da Rio D ´Ouro estejam nessas condições...
você acha que a foto não mostra a região de Acary, então ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 28 Set 2011, 07:27

Como eu disse, tenho minhas dúvidas. Pode ser mesmo que seja Acari, mas a foto não está muito nítida e não tem muitas referencias do entorno. Segundo o tópico, a linha mista ali seria apenas nos desvios, mas Irajá, nesta mesma época, não possuía linha mista. Basta ver a foto da cancela. À partir da chegada à Pavuna, com o ramal circular da Linha Auxiliar vindo de Costa Barros, percebe-se a linha mista, mas na foto do acidente de 1948, postada aqui também, a linha era métrica e singela, e o local fica entre Acari e Pavuna, antes da estrada do Rio do Pau.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 28 Set 2011, 08:30

Pessoal,

O Adenilson já havia postado estas fotos no Tópico (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos, vide link = http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... 3&start=80

e colocou o seguinte:

Oi pessoal,
Eu indaguei o Melekh sobre ter um melhor ângulo da foto da cancela, pois um melhor detalhe dos morros ao fundo poderia revelar o local da foto.
Por isso elaborei uma brincadeira.
Abaixo estou postando 2 fotos de uma cancela e graças ao ângulo e aos morros, consegui descobrir onde era (é).
Vou postar as fotos e vocês vejam se conseguem descobrir onde é.
Quando voltar de viagem, revelo o local.


Em resposta, eu postei a seguinte comparação com a colocação que segue...

Um palpite... Cavalcanti?



Imagem

Imagem

Imagem


Imagem



É o que parece...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Set 2011, 14:51

É verdade, Melekh !
Nem me lembrava desta brincadeira do Adenilson.
Parece realmente com Cavalcânti, pelas fotos ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 28 Set 2011, 16:32

Ainda sobre a foto do trem em Acari: olhando bem a elevação do terreno da ferrovia em relação à Av. Automóvel Club, a largura do pátio com a linha mista, e a composição em sentido contrário, o trem parece estar saindo do pátio de Del Castilho em direção à Inhaúma, após já ter passado pela fábrica Nova América. É uma forte convicção, mas Del Castilho e Acari são as únicas estações possíveis de ser a da foto.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 28 Set 2011, 23:28

Quanto à foto da estação de Areia Branca, mostrei-a à empregada de minha mãe, que tem mais de 60 anos e sempre morou em Belford Roxo e ela me confirmou que a estação da foto é efetivamente Areia Branca, e segundo ela, o trem está se dirigindo à Belford Roxo vindo Vila de Cava.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Set 2011, 11:26

Beleza, Tche !
Maravilha !
Valeu !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Set 2011, 14:16

Lembram que eu falei que tinha algums "bombas" em mãos, que recebi do pesquisador Hugo Caramuru esta semana ? Pois bem: são páginas digitalizadas do Livro "Vias Brasileiras de Comunicação", no caso a edição específica sobre a Linha Auxiliar, mas que também tece comentários sobre outras ferrovias, como a EF Rio d'Ouro. Em 2010 eu fui à Biblioteca Nacional e ao AGCRJ pesquisar sobre ferrovias, e na Biblioteca Nacional eu tive o prazer de ler a edição do livro do ano de 1947. O que acontece é aquela publicação descrevia muito resumidamente cada ferrovia, talvez porque no ano de 1947 a quantidade de ramais da EFCB era muito maior (EF Maricá, EF teresópolis, Linha Auxiliar, EF Rio d'Ouro ...). Então eu anotei resumidamente as informações que li e postei aqui. Mas agora, temos aqui páginas específicas sobre a EF Rio d'Ouro, e não um resumo do resumo ... estão preparados ? Leiam com bastante atenção:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
^^ Não sei se o texto acima foi publicado no livro do Max Vasconcellos, parece ser algum relatório ministerial. Mas o texto abaixo, sim !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Set 2011, 14:23

Páginas digitalizadas do livro "Vias Brasileias de Comunicação", de Max Vasconcellos.
Gentilmente cedidas por Hugo Caramuru

Observem a riqueza de detalhes na descrição sobre o ramal de São Pedro (Jaceruba):
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

^^ É para ler várias vezes e não se cansar ... cada hora um detalhe a mais surge no texto !
:Y:

Mas agora falando sério ... pessoal, este material merece um estudo sério, pois contém detalhes que não sabíamos ... um exemplo: existiu um projeto de ligar a estação Engenho do Matto à Tomás Coelho, estação da linha tronco, só que esta linha tronco a que o autor se refere é a Linha Auxiliar, pois é a ferrovia que o livro descreve. Isso me fez ficar intrigado, mas agora entendi. Devido à linha original da EFRdO correr muito próximo à Linha Auxiliar, resolveram suprimir este trecho original e utilizar a linha Auxiliar não só entre Francisco Sá e Del Castilho, como daí até Tomás Coelho ! Mas parece que interesses alheios surpimiram este projeto, ficando a ferrovia a passar pela Av.Automóvel Clube mesmo ... agora será que foi construída esta linha nova pela Automóvel Clube devido ao cancelamento do projeto da variante via Tomás Coelho ou a linha nova já existia na época deste projeto de variante ? Hum ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante