BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson, você viu alguma foto da estação de Inhaúma ?
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, bom dia! (só agora leio sua msg)
Sim. Vi a foto da estação de Inhaúma e vou dar detalhes do seu descritivo.
Estarei viajando hoje a tarde já na volta ao trabalho, mas a partir da quinta-feira iniciarei a elaboração do croqui do pátio da estação.
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.
Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).
A plataforma era a esquerda do leito da Rio D'ouro e tinha um prédio (Parecia uma casa) fora do alinhamento da plataforma, mais ou menos como desenhei em Turiaçú.
A plataforma entretanto era única e menor em comprimento.
Uma curiosidade. A estação ficava de fato onde era a praça e o leito da Rio D'ouro onde é o pátio do ponto final do ônibus 627.
Onde é hoje a linha de metrô havia um pequeno pátio da estação de depois só mato.
Aguarde mais detalhes.
Sim. Vi a foto da estação de Inhaúma e vou dar detalhes do seu descritivo.
Estarei viajando hoje a tarde já na volta ao trabalho, mas a partir da quinta-feira iniciarei a elaboração do croqui do pátio da estação.
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.
Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).
A plataforma era a esquerda do leito da Rio D'ouro e tinha um prédio (Parecia uma casa) fora do alinhamento da plataforma, mais ou menos como desenhei em Turiaçú.
A plataforma entretanto era única e menor em comprimento.
Uma curiosidade. A estação ficava de fato onde era a praça e o leito da Rio D'ouro onde é o pátio do ponto final do ônibus 627.
Onde é hoje a linha de metrô havia um pequeno pátio da estação de depois só mato.
Aguarde mais detalhes.
DadoDJ escreveu:Adenilson, você viu alguma foto da estação de Inhaúma ?
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Ah ... eu acho que alguma planta da SMU mostra este pátio, na verdade não exatamente um pátio, mas uma linha "por fora" da estação, a direita realmente.Adenilson escreveu:(...)
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.
Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).(...)
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal, a foto acima mostra o encanamento da adutora Rio d’Ouro passando sobre o Rio Farias, hoje no subúrbio da cidade, no bairro de Maria da Graça, Jacaré, por ali ... acho que esta foto me responde algumas coisas: sempre matutamos para entender porque a ferrovia foi construída primeiro pela Av.Suburbana e depois teve seu leito transferido para a Av.Automóvel Clube. Agora penso no seguinte: na foto não se vê nada em volta, apenas a tubulação. Talvez construiu-se a linha na região desenvolvida (ao longo da Suburbana) e por fora deste matagal devido a dificuldade ou a insalubridade (se bem que se construiram a adutora, porque não a ferrovia ?) e depois, com o desenvolvimento da área (Inhaúma, Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis) a linha foi transferida com mais facilidade para lá, até para evitar o perigoso cruzamento que devia existir entre a Rio d’Ouro e a Linha Auxiliar, em Tomás Coelho.
Parece plausível, não ?
Outra coisa: estou abismado até agora com o material que chegou a mim hoje. Novamente, colaboração do pesquisador Hugo Caramuru. São páginas do livro Vias Brasileiras de Comunicação e outras publicações, além de fotos aéreas da região da Av.Francisco Bicalho. Não terei tempo para posta-las agora, mas aguardem, porque vem coisas surpreendente por aí.
E desculpe por fazer mistério ... é que realmente não poderei fazer isso agora. Mas tô bôbo, surpreso até agora ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Na foto postada acima, na qual o trem vai atravessar uma passagem de nível, parece ser na região da Vila Mimosa próximo à Francisco Sá. O trem estaria vindo de São Cristóvão em direção à Francisco Sá. Note-se que além do casario e das palmeiras não há morros, o que identifica a região da Quinta da Boa Vista.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Estação Brejo.
Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.
Notem a caixa d'agua ao lado.
Abaixo segue a foto da caixa d'agua recentemente.
Abraço a todos.
Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.
Notem a caixa d'agua ao lado.
Abaixo segue a foto da caixa d'agua recentemente.
Abraço a todos.
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Melekh, esta estação não me parece ser a estação Brejo, apesar da caixa d'água próxima a ela. Veja se não é Viçosa (estação em Minas Gerais) que está escrito no dístico dela,na foto que você postou ...Melekh escreveu:Estação Brejo.
Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.
Notem a caixa d'agua ao lado.
(...)
Veja uma foto da estação Viçosa abaixo (a caixa d'água estaria ao lado do fotógrafo):
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
É verdade Dado, é Viçosa.
Recebi esta foto como Brejo em Belford Roxo, a euforia é tanta que não li o distico.
Estou retificando o caso.
Obrigado mesmo Dado.
Não é a estação Brejo.
Recebi esta foto como Brejo em Belford Roxo, a euforia é tanta que não li o distico.
Estou retificando o caso.
Obrigado mesmo Dado.
Não é a estação Brejo.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Olá a todos! Será que a linha, nessas fotos do acervo do UH, é a Rio d'Ouro? Notem que há um carro da Bayer (região de Belford Roxo?).
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563
Abs,
Glaucio.
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563
Abs,
Glaucio.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Bem, vi a foto postada, mas tenho minhas dúvidas que seja de Acari. O pátio de Acari não era tão largo, o trem teria acabado de passar pelo prédio da estação que era bem pequeno e estreito. Outro ponto é o fato de que a faixa de terreno entre a Automóvel Clube e a Formiplac era bem mais estreito, pois mal cabiam as duas linhas, e ao fundo da foto do lado esquerdo nota-se uma pequena composição. A Fábrica Formiplac era gradeada com estrutura de alvenaria e ficava EXATAMENTE ONDE SE LOCALIZA O HOSPITAL DE ACARI. Outro ponto importante é que naquele trecho da estação a estrada de ferro era no mesmo nível da pista da Automóvel Club, que na foto é mais baixo que o da ferrovia. Da estação eu me lembro bem, pois passava por ali com minha mãe, que tinha uma costureira na Rua Guaiuba, que continua no mesmo local, cuja entrada é bem em frente à antiga estação, e para entrar nessa rua era preciso passar pela estação, que era bem pequena e amarela, com o dístico "Acary 1926". A esquina da rua Guaiúba tem uma padaria bem antiga na esquina da Automóvel Club, mas não aconselho a parar naquele local pois atualmente é infestado de afronarcotraficantes de drogas. Uma pena que os subúrbios da Rio D ´Ouro estejam nessas condições...
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Grande foto, Glaucio ! Legal !bordoni escreveu:Olá a todos! Será que a linha, nessas fotos do acervo do UH, é a Rio d'Ouro? Notem que há um carro da Bayer (região de Belford Roxo?).
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563
Abs,
Glaucio.
Agora realmente não sei onde seria esta passagem de nível. Apesar de ter um carro da Bayer na foto, a legenda diz que é no Distrito Federal (cidade do RJ).
É impressão minha ou há duas linhas no leito ?
Tenho a suspeita desta região ser na área de Tomás Coelho, não sei o porquê.
Valeu, Glaucio !
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
você acha que a foto não mostra a região de Acary, então ?Tche escreveu:Bem, vi a foto postada, mas tenho minhas dúvidas que seja de Acari. O pátio de Acari não era tão largo, o trem teria acabado de passar pelo prédio da estação que era bem pequeno e estreito. Outro ponto é o fato de que a faixa de terreno entre a Automóvel Clube e a Formiplac era bem mais estreito, pois mal cabiam as duas linhas, e ao fundo da foto do lado esquerdo nota-se uma pequena composição. A Fábrica Formiplac era gradeada com estrutura de alvenaria e ficava EXATAMENTE ONDE SE LOCALIZA O HOSPITAL DE ACARI. Outro ponto importante é que naquele trecho da estação a estrada de ferro era no mesmo nível da pista da Automóvel Club, que na foto é mais baixo que o da ferrovia. Da estação eu me lembro bem, pois passava por ali com minha mãe, que tinha uma costureira na Rua Guaiuba, que continua no mesmo local, cuja entrada é bem em frente à antiga estação, e para entrar nessa rua era preciso passar pela estação, que era bem pequena e amarela, com o dístico "Acary 1926". A esquina da rua Guaiúba tem uma padaria bem antiga na esquina da Automóvel Club, mas não aconselho a parar naquele local pois atualmente é infestado de afronarcotraficantes de drogas. Uma pena que os subúrbios da Rio D ´Ouro estejam nessas condições...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Como eu disse, tenho minhas dúvidas. Pode ser mesmo que seja Acari, mas a foto não está muito nítida e não tem muitas referencias do entorno. Segundo o tópico, a linha mista ali seria apenas nos desvios, mas Irajá, nesta mesma época, não possuía linha mista. Basta ver a foto da cancela. À partir da chegada à Pavuna, com o ramal circular da Linha Auxiliar vindo de Costa Barros, percebe-se a linha mista, mas na foto do acidente de 1948, postada aqui também, a linha era métrica e singela, e o local fica entre Acari e Pavuna, antes da estrada do Rio do Pau.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal,
O Adenilson já havia postado estas fotos no Tópico (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos, vide link = http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... 3&start=80
e colocou o seguinte:
Oi pessoal,
Eu indaguei o Melekh sobre ter um melhor ângulo da foto da cancela, pois um melhor detalhe dos morros ao fundo poderia revelar o local da foto.
Por isso elaborei uma brincadeira.
Abaixo estou postando 2 fotos de uma cancela e graças ao ângulo e aos morros, consegui descobrir onde era (é).
Vou postar as fotos e vocês vejam se conseguem descobrir onde é.
Quando voltar de viagem, revelo o local.
Em resposta, eu postei a seguinte comparação com a colocação que segue...
Um palpite... Cavalcanti?
É o que parece...
O Adenilson já havia postado estas fotos no Tópico (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos, vide link = http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... 3&start=80
e colocou o seguinte:
Oi pessoal,
Eu indaguei o Melekh sobre ter um melhor ângulo da foto da cancela, pois um melhor detalhe dos morros ao fundo poderia revelar o local da foto.
Por isso elaborei uma brincadeira.
Abaixo estou postando 2 fotos de uma cancela e graças ao ângulo e aos morros, consegui descobrir onde era (é).
Vou postar as fotos e vocês vejam se conseguem descobrir onde é.
Quando voltar de viagem, revelo o local.
Em resposta, eu postei a seguinte comparação com a colocação que segue...
Um palpite... Cavalcanti?
É o que parece...
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
É verdade, Melekh !
Nem me lembrava desta brincadeira do Adenilson.
Parece realmente com Cavalcânti, pelas fotos ...
Nem me lembrava desta brincadeira do Adenilson.
Parece realmente com Cavalcânti, pelas fotos ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Ainda sobre a foto do trem em Acari: olhando bem a elevação do terreno da ferrovia em relação à Av. Automóvel Club, a largura do pátio com a linha mista, e a composição em sentido contrário, o trem parece estar saindo do pátio de Del Castilho em direção à Inhaúma, após já ter passado pela fábrica Nova América. É uma forte convicção, mas Del Castilho e Acari são as únicas estações possíveis de ser a da foto.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Quanto à foto da estação de Areia Branca, mostrei-a à empregada de minha mãe, que tem mais de 60 anos e sempre morou em Belford Roxo e ela me confirmou que a estação da foto é efetivamente Areia Branca, e segundo ela, o trem está se dirigindo à Belford Roxo vindo Vila de Cava.
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Beleza, Tche !
Maravilha !
Valeu !
app
Maravilha !
Valeu !
app
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Lembram que eu falei que tinha algums "bombas" em mãos, que recebi do pesquisador Hugo Caramuru esta semana ? Pois bem: são páginas digitalizadas do Livro "Vias Brasileiras de Comunicação", no caso a edição específica sobre a Linha Auxiliar, mas que também tece comentários sobre outras ferrovias, como a EF Rio d'Ouro. Em 2010 eu fui à Biblioteca Nacional e ao AGCRJ pesquisar sobre ferrovias, e na Biblioteca Nacional eu tive o prazer de ler a edição do livro do ano de 1947. O que acontece é aquela publicação descrevia muito resumidamente cada ferrovia, talvez porque no ano de 1947 a quantidade de ramais da EFCB era muito maior (EF Maricá, EF teresópolis, Linha Auxiliar, EF Rio d'Ouro ...). Então eu anotei resumidamente as informações que li e postei aqui. Mas agora, temos aqui páginas específicas sobre a EF Rio d'Ouro, e não um resumo do resumo ... estão preparados ? Leiam com bastante atenção:
Não sei se o texto acima foi publicado no livro do Max Vasconcellos, parece ser algum relatório ministerial. Mas o texto abaixo, sim !
Não sei se o texto acima foi publicado no livro do Max Vasconcellos, parece ser algum relatório ministerial. Mas o texto abaixo, sim !
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Páginas digitalizadas do livro "Vias Brasileias de Comunicação", de Max Vasconcellos.
Gentilmente cedidas por Hugo Caramuru
Observem a riqueza de detalhes na descrição sobre o ramal de São Pedro (Jaceruba):
É para ler várias vezes e não se cansar ... cada hora um detalhe a mais surge no texto !
Mas agora falando sério ... pessoal, este material merece um estudo sério, pois contém detalhes que não sabíamos ... um exemplo: existiu um projeto de ligar a estação Engenho do Matto à Tomás Coelho, estação da linha tronco, só que esta linha tronco a que o autor se refere é a Linha Auxiliar, pois é a ferrovia que o livro descreve. Isso me fez ficar intrigado, mas agora entendi. Devido à linha original da EFRdO correr muito próximo à Linha Auxiliar, resolveram suprimir este trecho original e utilizar a linha Auxiliar não só entre Francisco Sá e Del Castilho, como daí até Tomás Coelho ! Mas parece que interesses alheios surpimiram este projeto, ficando a ferrovia a passar pela Av.Automóvel Clube mesmo ... agora será que foi construída esta linha nova pela Automóvel Clube devido ao cancelamento do projeto da variante via Tomás Coelho ou a linha nova já existia na época deste projeto de variante ? Hum ...
Gentilmente cedidas por Hugo Caramuru
Observem a riqueza de detalhes na descrição sobre o ramal de São Pedro (Jaceruba):
É para ler várias vezes e não se cansar ... cada hora um detalhe a mais surge no texto !
Mas agora falando sério ... pessoal, este material merece um estudo sério, pois contém detalhes que não sabíamos ... um exemplo: existiu um projeto de ligar a estação Engenho do Matto à Tomás Coelho, estação da linha tronco, só que esta linha tronco a que o autor se refere é a Linha Auxiliar, pois é a ferrovia que o livro descreve. Isso me fez ficar intrigado, mas agora entendi. Devido à linha original da EFRdO correr muito próximo à Linha Auxiliar, resolveram suprimir este trecho original e utilizar a linha Auxiliar não só entre Francisco Sá e Del Castilho, como daí até Tomás Coelho ! Mas parece que interesses alheios surpimiram este projeto, ficando a ferrovia a passar pela Av.Automóvel Clube mesmo ... agora será que foi construída esta linha nova pela Automóvel Clube devido ao cancelamento do projeto da variante via Tomás Coelho ou a linha nova já existia na época deste projeto de variante ? Hum ...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes