Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !

Moderador: Caco
DadoDJ escreveu:Adenilson, você viu alguma foto da estação de Inhaúma ?
Temos que conseguir esta foto !
Tenho que ir ao AGCRJ para vê-la !
Eita curiosidade ! Essa estação Inhaúma e a Estação Aurora (em Belford Roxo), ambas da EFRdO, são as que tenho mais curiosidade em ver como era !
Ah ... eu acho que alguma planta da SMU mostra este pátio, na verdade não exatamente um pátio, mas uma linha "por fora" da estação, a direita realmente.Adenilson escreveu:(...)
Vi uma foto aérea e não estou com o número aqui, pois estou no trabalho.
Não posso tecer detalhes sobre a fachada do prédio e sim sobre o pátio por se tratar de foto aérea.
Só para adiantar, não vi em 1928 trilhos visíveis na Rua José dos Reis, mas vi um mini pátio ferroviário a direita da estação (sentido E.Rainha).(...)
Melekh, esta estação não me parece ser a estação Brejo, apesar da caixa d'água próxima a ela. Veja se não é Viçosa (estação em Minas Gerais) que está escrito no dístico dela,na foto que você postou ...Melekh escreveu:Estação Brejo.
Veja a saída das duas linhas, uma para o Ramal de Xerem e a outra para Vila de Cava onde a linha se divide para os Ramis de Jaceruba e Tinguá.
Notem a caixa d'agua ao lado.
(...)
Grande foto, Glaucio ! Legal !bordoni escreveu:Olá a todos! Será que a linha, nessas fotos do acervo do UH, é a Rio d'Ouro? Notem que há um carro da Bayer (região de Belford Roxo?).
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdi ... isa=011563
Abs,
Glaucio.
você acha que a foto não mostra a região de Acary, então ?Tche escreveu:Bem, vi a foto postada, mas tenho minhas dúvidas que seja de Acari. O pátio de Acari não era tão largo, o trem teria acabado de passar pelo prédio da estação que era bem pequeno e estreito. Outro ponto é o fato de que a faixa de terreno entre a Automóvel Clube e a Formiplac era bem mais estreito, pois mal cabiam as duas linhas, e ao fundo da foto do lado esquerdo nota-se uma pequena composição. A Fábrica Formiplac era gradeada com estrutura de alvenaria e ficava EXATAMENTE ONDE SE LOCALIZA O HOSPITAL DE ACARI. Outro ponto importante é que naquele trecho da estação a estrada de ferro era no mesmo nível da pista da Automóvel Club, que na foto é mais baixo que o da ferrovia. Da estação eu me lembro bem, pois passava por ali com minha mãe, que tinha uma costureira na Rua Guaiuba, que continua no mesmo local, cuja entrada é bem em frente à antiga estação, e para entrar nessa rua era preciso passar pela estação, que era bem pequena e amarela, com o dístico "Acary 1926". A esquina da rua Guaiúba tem uma padaria bem antiga na esquina da Automóvel Club, mas não aconselho a parar naquele local pois atualmente é infestado de afronarcotraficantes de drogas. Uma pena que os subúrbios da Rio D ´Ouro estejam nessas condições...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante