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Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP


Autor do tópico
Tiago Costa
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Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Ago 2008, 22:20

Recentemente, um novo mapa da rede metroferroviária de São Paulo com o horizonte 2010 foi colocado no site do Metrô-SP:

Imagem

Nesse mapa, várias coisas estão diferentes dos mapas anteriores:
-Agora a expansão da Linha 2 até Tatuapé é mostrada, com as estações que farão parte do trecho.
-O trecho Vila Prudente-Oratório é mostrado como ramal da Linha 2, exatamente como nos outros mapas com os planos atuais.
-O trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
-A Linha 6 cortada até São Joaquim e a Estação Água Branca meio longe da futura Estação Água Branca das linhas 7 e 8.
-O Integração Centro não existiria mais como planejado inicialmente. As linhas 7 e 11 terminariam na Estação (Palmeiras-)Barra Funda, a Linha 8 e o Expresso Sudeste (Expresso ABC, erroneamente chamado de Expresso Sudoeste :lol:) terminariam na Estação Luz, as linhas 10 e 12 terminariam na Estação Brás. Dessa forma, nenhuma linha compartilharia trechos de vias com outras linhas.
-A Estação Vila Aurora já consta na Linha 7.
-A Estação Bom Retiro seria uma estação que integraria as linhas 8 e 11.
-O Trem de Guarulhos pararia em todas as estações do trecho de vias compartilhado com a Linha 12, inclusive na Estação Penha (que ainda vai ser construída)
-O Expresso Aeroporto pararia nas estações Eng. Goulart(?), Brás(?) e Luz (nova estação ao lado)
-O Corredor Diadema-Berrini agora foi oficialmente reduzido para o trecho Diadema-Morumbi (que é o que é possível fazer, e é praticamente o que estava planejado desde o início, de acordo com o Lipe).
-No Corredor Tucuruvi-Guarulhos, não entendi direito a função do Terminal Multimodal ficando separado da Estação Zezinho Magalhães.
-Se esqueceram da legenda da Estação Berrini

Acho que é isso o que eu tinha pra comentar. Algumas das coisas que eu citei já constavam no mapa anterior, e outras ainda não estavam como certas.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 07 Ago 2008, 00:01, em um total de 1 vez.


Lipe Andreense
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Re: Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Ago 2008, 23:22

Tiago Costa escreveu: -O Integração Centro não existiria mais como planejado inicialmente. As linhas 7 e 11 terminariam na Estação (Palmeiras-)Barra Funda, a Linha 8 e o Expresso Sudeste (Expresso ABC, erroneamente chamado de Expresso Sudoeste :lol:) terminariam na Estação Luz, as linhas 10, 11 e 12 terminariam na Estação Brás. Dessa forma, nenhuma linha compartilharia trechos de vias com outras linhas.

-O Corredor Diadema-Berrini agora foi oficialmente reduzido para o trecho Diadema-Morumbi (que é o que é possível fazer, e é praticamente o que estava planejado desde o início, de acordo com o Lipe).
De acordo com documentos da EMTU/CMTC de 1976


Eu realmente prefiro esse projeto, ir até a Berrini demandaria uma grande intervenção na avenida, e o transito ali já é caotico
Imagem

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 07 Ago 2008, 09:01

Essa linha 2 ainda vai dar pano para manga de discussões. Mas pode ser a chance quem sabe de uma nova linha : Vila Prudente - Cidade Tiradentes :roll: :roll:


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Ago 2008, 12:20

Ah, outro detalhe do mapa: mostra baldeação em Jurubatuba
Imagem


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 07 Ago 2008, 13:05

hehe, vamos mandar as notificações de "bugs" para o metro, igual aquele outro mapa, quem sabem arrumam!

esse rabicho de linha 2 tem que ser esticado, ate quem sabe o parque do carmo??? porque nao??sugestao!

abçs


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 09 Ago 2008, 15:41

acabo de ver o mesmo mapa no site do metro

o curioso e' que o mapa antigo, tinha horizonte 2012, e tinha menos linhas
esse e' horizonte 2010, e tem mais linhas

quero ver a mágica agora! :?


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 10 Ago 2008, 00:59

Houveram algumas mudanças bastante sensíveis, aparentemente mais realistas. Gostaria de ver como tais alterações ficariam no mapa da SMT contido no site da CPTM.

De qualquer forma, alguns comentários sobre as mudanças:

Expansão da Linha 2 - Verde
O término da linha em questão parecia bastante passível de mudanças, contudo, com a discriminação em Tatuapé (integrando a região da Paulista à Zona Leste), bem como as estações do trecho, além de clarear as áreas abastecidas.

Queria saber como ficaria a questão do ramal Vila Prudente - Oratório.

Expansão da Linha 5 - Lilás
A legenda utilizada como trecho já executado demonstra a prioridade que o Metrô aparenta ter para com este trecho que necessita dessas mudanças. Espero que as restrições de operação (domingos e feriados) sejam retiradas após a instauração do trecho.

Trajeto da Linha 6 - Laranja
Ao que parece, o trajeto da linha concluído, não tendo mais o famoso "corte" entre Sâo Joaquim e Vila Prudente (que viraram um ramal dda Linha 2 - Verde), tal como constava nos mapas anteriores.

Uma pena não terem integrado a Estação Água Branca com a Linha 7 - Rubi e Linha 8 - Diamante da CPTM.

Metroleve Congonhas - São Judas
Consta no mapa da SMT e não nesse. Alguém teria alguma informação referente?

Expresso Leste e Sudeste
A CPTM parece mesmo empenhada em levar o EL da Linha 11 - Coral até Suzano, juntamente com a Linha 12 - Safira, possibilitando uma maior integração entre o tronco e a variante de Poá em duas estações ao invés de apenas uma (Calmon Viana) como é atualmente, levando a qualidade do EL para essas regiões.

Quanto ao ES, fico feliz que estejam levando o projeto adiante.

Integração Centro - Linha Centro
A mudança dos planos da Linha Centro denota a existência um planejamento mais recente sobre o assunto, não sendo apenas uma reprodução de análises anteriores.

Não me agradou muito (nunca mais verei a Linha 10 - Turquesa indo até a Barra Funda, por exemplo), pois aumentaria o número de integrações necessárias para um usuário da Linha 7 - Rubi acessar a Linha 10 - Turquesa, por exemplo, evitando a integração direta entre ambas, mas aparenta ser mais tangível do que era planejado anteriormente, evitando o compartilhamento de vias.

A parte boa é o fato da Linha 8 - Diamante agora terminar na Estação da Luz e não mais na Estação Júlio Prestes, tornando a integração com o ES e a Linha 11 - Coral mais fácil. Por outro lado, dá um ultimato à Estação Júlio Prestes.

Linha 9 - Esmeralda
Há intenção de segregar a operação de Osasco ao Grajaú, inserindo uma integração em Jurubatuba novamente?


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Ago 2008, 01:11

Vidal escreveu:Expansão da Linha 5 - Lilás
A legenda utilizada como trecho já executado demonstra a prioridade que o Metrô aparenta ter para com este trecho que necessita dessas mudanças. Espero que as restrições de operação (domingos e feriados) sejam retiradas após a instauração do trecho.
A partir de amanhã (10/08/08) a linha já vai abrir aos domingos e feriados


Vidal escreveu:Linha 9 - Esmeralda
Há intenção de segregar a operação de Osasco ao Grajaú, inserindo uma integração em Jurubatuba novamente?
Isso é que dá ficar reaproveitando mapas, esqueceram de mudar isso.
Imagem


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 10 Ago 2008, 13:54

trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
Ou já será que já está concluida?
Rodrigo Lopes


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 10 Ago 2008, 13:54

trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
Ou será que já estão concluidas? :wink:
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Ago 2008, 14:02

Cara, as obras estão para começar, mas ainda vai demorar alguns meses para vermos algo sendo feito. Eles estão projetando a conclusão desse trecho para 2010, mas não acho exeqüível.


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Ago 2008, 15:00

Assim que as obras da linha 5 começarem, teremos 3 linhas em obras em SP ao mesmo tempo, será motivo de comemoração, tendo em vista a lerdeza que foram as obras na decada de 90.

Mas o prazo de 2010 e' piada, a linha 5 deverá ser entregue pra 2012-13
e a linha 6, ainda em projeto, eu acho que la pra 2014-15

bom saber que a linha 2 chegará a Tatuapé mesmo, mas essa parte também ficara mais pra frente....


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Ago 2008, 15:03

To achando que a linha 8 continuará tendo ponto final em Julio Prestes, a conexão dela com a luz se dará por meio da estação intermediaria do expresso aeroporto....eu acho...!

abçs


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 10 Ago 2008, 16:36

Vixe..e
Ja tão cogitando a Linha 2 ir para CAR ou PEN ( Carrão ou Penha) ....


Francis
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Mensagem não lida por Francis » 10 Ago 2008, 17:19

Sempre quis ver o Integração Centro pronto, mas nunca vi com bons olhos o compartilhamento de vias (e plataformas) em uma região tão carregada. A realidade de passageiros transportados e headway necessário hoje é bem diferente da época em que foi projetado o IC, e acho que com o headway desejado hoje (de metrô), e que teria diferenças entre uma linha e outra, seria bem complicado operacionalmente. Teria de se mudar a mão ou da linha 8 ou da linha 10, já que a linha 8 não utiliza mão inglesa. E também seria muito confuso para o usuário trens com destino diferente compartilhando a mesma plataforma (sem compartilhamento eles já se perdem :mrgreen: ). E um ponto importante: Barra Funda tem melhor estrutura para ser terminal do que Luz. Apesar de usuários da linha 7 que eventualmente tiverem de ir até Luz terem que descer em Barra Funda, esta oferece mais conforto e espaço do que Luz, que nitidamente não está aguentando tanto movimento no pico (nas plataformas). Só não entendo o motivo de a linha 10 não ir mais até Luz se o Expresso vai. Mas gostei muito do EL enfim ir até Barra Funda, já que sua principal função, originalmente, seria operar em conjunto com a linha 3 (assim como será o expresso ABC), redistribuindo assim melhor o fluxo de usuários.


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 11 Ago 2008, 18:38

Mapa Metropolitano com Horizonte de 2010 da SMT - Em PDF - http://www.cptm.sp.gov.br/E_DOWNLOADS/m ... _Ago08.pdf
Reparem as disparidades de visões. Mais tarde eu comento.


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 11 Ago 2008, 23:58

No site da CPTM, a imagem em JPEG apresenta um link quebrado. Abaixo, a reprodução do PDF em JPEG:

Imagem
Clique aqui para ampliar.

Algumas diferenças interessantes de serem ressaltadas:

- A Estação Água Branca integraria as Linhas 6 - Laranja, 7 - Rubí e 8 - Diamante;

- O corredor EMTU que parte da Estação Tucuruvi finalmente consta, assim como a atualização do corredor que restringe o trajeto a Diadema-Morumbi;

- O Metroleve Guarulhos-São Judas permanece;

- Nada de integrações da Estação Jurubatuba à Estação Grajau. Foi erro de aproveitamento de mapas do Metrô;

- Representação diferente do Expresso Sudeste, da extensão do Expresso Leste e da Linha 12 - Safira em relação ao mapa da SMT anterior;

- A Estação Tamanduateí deverá contar com um terminal EMTU;

- O Terminal Sônia Maria aparece no corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU;


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 12 Ago 2008, 00:11

Veja bem que esse mapa que você nos trouxe, não é exatamente uma reprodução do horizonte 20xx, e sim um mapa da rede atual com rascunhos de projetos futuros por cima




Vidal escreveu:- A Estação Água Branca integraria as Linhas 6 - Laranja, 7 - Rubí e 8 - Diamante;
Ela vai ser integrada de qualquer maneira, aquilo no mapa do Metro é só um mal posicionamento.

Vidal escreveu:- A Estação Tamanduateí deverá contar com um terminal EMTU;
Esse logo da EMTU é para indicar a Ponte Orca que existe atualmente (que é um serviço da EMTU), e não que existirá um terminal ali.

Vidal escreveu:- O Terminal Sônia Maria aparece no corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU;
Mas ele já aparecia no outro mapa. :|
Imagem


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 12 Ago 2008, 00:53

lipe_andreense escreveu:Veja bem que esse mapa que você nos trouxe, não é exatamente uma reprodução do horizonte 20xx, e sim um mapa da rede atual com rascunhos de projetos futuros por cima.

[...]

Esse logo da EMTU é para indicar a Ponte Orca que existe atualmente (que é um serviço da EMTU), e não que existirá um terminal ali.
Não sabia, desculpe o engano.
lipe_andreense escreveu:Mas ele já aparecia no outro mapa. :|
Eu me desatentei em relação a isso também. Desculpe.

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