BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP
Recentemente, um novo mapa da rede metroferroviária de São Paulo com o horizonte 2010 foi colocado no site do Metrô-SP:
Nesse mapa, várias coisas estão diferentes dos mapas anteriores:
-Agora a expansão da Linha 2 até Tatuapé é mostrada, com as estações que farão parte do trecho.
-O trecho Vila Prudente-Oratório é mostrado como ramal da Linha 2, exatamente como nos outros mapas com os planos atuais.
-O trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
-A Linha 6 cortada até São Joaquim e a Estação Água Branca meio longe da futura Estação Água Branca das linhas 7 e 8.
-O Integração Centro não existiria mais como planejado inicialmente. As linhas 7 e 11 terminariam na Estação (Palmeiras-)Barra Funda, a Linha 8 e o Expresso Sudeste (Expresso ABC, erroneamente chamado de Expresso Sudoeste ) terminariam na Estação Luz, as linhas 10 e 12 terminariam na Estação Brás. Dessa forma, nenhuma linha compartilharia trechos de vias com outras linhas.
-A Estação Vila Aurora já consta na Linha 7.
-A Estação Bom Retiro seria uma estação que integraria as linhas 8 e 11.
-O Trem de Guarulhos pararia em todas as estações do trecho de vias compartilhado com a Linha 12, inclusive na Estação Penha (que ainda vai ser construída)
-O Expresso Aeroporto pararia nas estações Eng. Goulart(?), Brás(?) e Luz (nova estação ao lado)
-O Corredor Diadema-Berrini agora foi oficialmente reduzido para o trecho Diadema-Morumbi (que é o que é possível fazer, e é praticamente o que estava planejado desde o início, de acordo com o Lipe).
-No Corredor Tucuruvi-Guarulhos, não entendi direito a função do Terminal Multimodal ficando separado da Estação Zezinho Magalhães.
-Se esqueceram da legenda da Estação Berrini
Acho que é isso o que eu tinha pra comentar. Algumas das coisas que eu citei já constavam no mapa anterior, e outras ainda não estavam como certas.
Nesse mapa, várias coisas estão diferentes dos mapas anteriores:
-Agora a expansão da Linha 2 até Tatuapé é mostrada, com as estações que farão parte do trecho.
-O trecho Vila Prudente-Oratório é mostrado como ramal da Linha 2, exatamente como nos outros mapas com os planos atuais.
-O trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
-A Linha 6 cortada até São Joaquim e a Estação Água Branca meio longe da futura Estação Água Branca das linhas 7 e 8.
-O Integração Centro não existiria mais como planejado inicialmente. As linhas 7 e 11 terminariam na Estação (Palmeiras-)Barra Funda, a Linha 8 e o Expresso Sudeste (Expresso ABC, erroneamente chamado de Expresso Sudoeste ) terminariam na Estação Luz, as linhas 10 e 12 terminariam na Estação Brás. Dessa forma, nenhuma linha compartilharia trechos de vias com outras linhas.
-A Estação Vila Aurora já consta na Linha 7.
-A Estação Bom Retiro seria uma estação que integraria as linhas 8 e 11.
-O Trem de Guarulhos pararia em todas as estações do trecho de vias compartilhado com a Linha 12, inclusive na Estação Penha (que ainda vai ser construída)
-O Expresso Aeroporto pararia nas estações Eng. Goulart(?), Brás(?) e Luz (nova estação ao lado)
-O Corredor Diadema-Berrini agora foi oficialmente reduzido para o trecho Diadema-Morumbi (que é o que é possível fazer, e é praticamente o que estava planejado desde o início, de acordo com o Lipe).
-No Corredor Tucuruvi-Guarulhos, não entendi direito a função do Terminal Multimodal ficando separado da Estação Zezinho Magalhães.
-Se esqueceram da legenda da Estação Berrini
Acho que é isso o que eu tinha pra comentar. Algumas das coisas que eu citei já constavam no mapa anterior, e outras ainda não estavam como certas.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 07 Ago 2008, 00:01, em um total de 1 vez.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Novo Mapa da Rede Metroferroviária do site do Metrô-SP
Tiago Costa escreveu: -O Integração Centro não existiria mais como planejado inicialmente. As linhas 7 e 11 terminariam na Estação (Palmeiras-)Barra Funda, a Linha 8 e o Expresso Sudeste (Expresso ABC, erroneamente chamado de Expresso Sudoeste ) terminariam na Estação Luz, as linhas 10, 11 e 12 terminariam na Estação Brás. Dessa forma, nenhuma linha compartilharia trechos de vias com outras linhas.
De acordo com documentos da EMTU/CMTC de 1976-O Corredor Diadema-Berrini agora foi oficialmente reduzido para o trecho Diadema-Morumbi (que é o que é possível fazer, e é praticamente o que estava planejado desde o início, de acordo com o Lipe).
Eu realmente prefiro esse projeto, ir até a Berrini demandaria uma grande intervenção na avenida, e o transito ali já é caotico
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Houveram algumas mudanças bastante sensíveis, aparentemente mais realistas. Gostaria de ver como tais alterações ficariam no mapa da SMT contido no site da CPTM.
De qualquer forma, alguns comentários sobre as mudanças:
Expansão da Linha 2 - Verde
O término da linha em questão parecia bastante passível de mudanças, contudo, com a discriminação em Tatuapé (integrando a região da Paulista à Zona Leste), bem como as estações do trecho, além de clarear as áreas abastecidas.
Queria saber como ficaria a questão do ramal Vila Prudente - Oratório.
Expansão da Linha 5 - Lilás
A legenda utilizada como trecho já executado demonstra a prioridade que o Metrô aparenta ter para com este trecho que necessita dessas mudanças. Espero que as restrições de operação (domingos e feriados) sejam retiradas após a instauração do trecho.
Trajeto da Linha 6 - Laranja
Ao que parece, o trajeto da linha concluído, não tendo mais o famoso "corte" entre Sâo Joaquim e Vila Prudente (que viraram um ramal dda Linha 2 - Verde), tal como constava nos mapas anteriores.
Uma pena não terem integrado a Estação Água Branca com a Linha 7 - Rubi e Linha 8 - Diamante da CPTM.
Metroleve Congonhas - São Judas
Consta no mapa da SMT e não nesse. Alguém teria alguma informação referente?
Expresso Leste e Sudeste
A CPTM parece mesmo empenhada em levar o EL da Linha 11 - Coral até Suzano, juntamente com a Linha 12 - Safira, possibilitando uma maior integração entre o tronco e a variante de Poá em duas estações ao invés de apenas uma (Calmon Viana) como é atualmente, levando a qualidade do EL para essas regiões.
Quanto ao ES, fico feliz que estejam levando o projeto adiante.
Integração Centro - Linha Centro
A mudança dos planos da Linha Centro denota a existência um planejamento mais recente sobre o assunto, não sendo apenas uma reprodução de análises anteriores.
Não me agradou muito (nunca mais verei a Linha 10 - Turquesa indo até a Barra Funda, por exemplo), pois aumentaria o número de integrações necessárias para um usuário da Linha 7 - Rubi acessar a Linha 10 - Turquesa, por exemplo, evitando a integração direta entre ambas, mas aparenta ser mais tangível do que era planejado anteriormente, evitando o compartilhamento de vias.
A parte boa é o fato da Linha 8 - Diamante agora terminar na Estação da Luz e não mais na Estação Júlio Prestes, tornando a integração com o ES e a Linha 11 - Coral mais fácil. Por outro lado, dá um ultimato à Estação Júlio Prestes.
Linha 9 - Esmeralda
Há intenção de segregar a operação de Osasco ao Grajaú, inserindo uma integração em Jurubatuba novamente?
De qualquer forma, alguns comentários sobre as mudanças:
Expansão da Linha 2 - Verde
O término da linha em questão parecia bastante passível de mudanças, contudo, com a discriminação em Tatuapé (integrando a região da Paulista à Zona Leste), bem como as estações do trecho, além de clarear as áreas abastecidas.
Queria saber como ficaria a questão do ramal Vila Prudente - Oratório.
Expansão da Linha 5 - Lilás
A legenda utilizada como trecho já executado demonstra a prioridade que o Metrô aparenta ter para com este trecho que necessita dessas mudanças. Espero que as restrições de operação (domingos e feriados) sejam retiradas após a instauração do trecho.
Trajeto da Linha 6 - Laranja
Ao que parece, o trajeto da linha concluído, não tendo mais o famoso "corte" entre Sâo Joaquim e Vila Prudente (que viraram um ramal dda Linha 2 - Verde), tal como constava nos mapas anteriores.
Uma pena não terem integrado a Estação Água Branca com a Linha 7 - Rubi e Linha 8 - Diamante da CPTM.
Metroleve Congonhas - São Judas
Consta no mapa da SMT e não nesse. Alguém teria alguma informação referente?
Expresso Leste e Sudeste
A CPTM parece mesmo empenhada em levar o EL da Linha 11 - Coral até Suzano, juntamente com a Linha 12 - Safira, possibilitando uma maior integração entre o tronco e a variante de Poá em duas estações ao invés de apenas uma (Calmon Viana) como é atualmente, levando a qualidade do EL para essas regiões.
Quanto ao ES, fico feliz que estejam levando o projeto adiante.
Integração Centro - Linha Centro
A mudança dos planos da Linha Centro denota a existência um planejamento mais recente sobre o assunto, não sendo apenas uma reprodução de análises anteriores.
Não me agradou muito (nunca mais verei a Linha 10 - Turquesa indo até a Barra Funda, por exemplo), pois aumentaria o número de integrações necessárias para um usuário da Linha 7 - Rubi acessar a Linha 10 - Turquesa, por exemplo, evitando a integração direta entre ambas, mas aparenta ser mais tangível do que era planejado anteriormente, evitando o compartilhamento de vias.
A parte boa é o fato da Linha 8 - Diamante agora terminar na Estação da Luz e não mais na Estação Júlio Prestes, tornando a integração com o ES e a Linha 11 - Coral mais fácil. Por outro lado, dá um ultimato à Estação Júlio Prestes.
Linha 9 - Esmeralda
Há intenção de segregar a operação de Osasco ao Grajaú, inserindo uma integração em Jurubatuba novamente?
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
A partir de amanhã (10/08/08) a linha já vai abrir aos domingos e feriadosVidal escreveu:Expansão da Linha 5 - Lilás
A legenda utilizada como trecho já executado demonstra a prioridade que o Metrô aparenta ter para com este trecho que necessita dessas mudanças. Espero que as restrições de operação (domingos e feriados) sejam retiradas após a instauração do trecho.
Isso é que dá ficar reaproveitando mapas, esqueceram de mudar isso.Vidal escreveu:Linha 9 - Esmeralda
Há intenção de segregar a operação de Osasco ao Grajaú, inserindo uma integração em Jurubatuba novamente?
Ou já será que já está concluida?trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
Rodrigo Lopes
Ou será que já estão concluidas?trecho Largo Treze-Campo Belo está previsto para estar concluído (será? acho difícil, acredito que ele estará com mais da metade das obras concluídas, mas faltando bastante coisa, e é claro que eles vão inaugurar sem as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que seriam inauguradas no mínimo em 2011).
Rodrigo Lopes
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Assim que as obras da linha 5 começarem, teremos 3 linhas em obras em SP ao mesmo tempo, será motivo de comemoração, tendo em vista a lerdeza que foram as obras na decada de 90.
Mas o prazo de 2010 e' piada, a linha 5 deverá ser entregue pra 2012-13
e a linha 6, ainda em projeto, eu acho que la pra 2014-15
bom saber que a linha 2 chegará a Tatuapé mesmo, mas essa parte também ficara mais pra frente....
Mas o prazo de 2010 e' piada, a linha 5 deverá ser entregue pra 2012-13
e a linha 6, ainda em projeto, eu acho que la pra 2014-15
bom saber que a linha 2 chegará a Tatuapé mesmo, mas essa parte também ficara mais pra frente....
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Sempre quis ver o Integração Centro pronto, mas nunca vi com bons olhos o compartilhamento de vias (e plataformas) em uma região tão carregada. A realidade de passageiros transportados e headway necessário hoje é bem diferente da época em que foi projetado o IC, e acho que com o headway desejado hoje (de metrô), e que teria diferenças entre uma linha e outra, seria bem complicado operacionalmente. Teria de se mudar a mão ou da linha 8 ou da linha 10, já que a linha 8 não utiliza mão inglesa. E também seria muito confuso para o usuário trens com destino diferente compartilhando a mesma plataforma (sem compartilhamento eles já se perdem ). E um ponto importante: Barra Funda tem melhor estrutura para ser terminal do que Luz. Apesar de usuários da linha 7 que eventualmente tiverem de ir até Luz terem que descer em Barra Funda, esta oferece mais conforto e espaço do que Luz, que nitidamente não está aguentando tanto movimento no pico (nas plataformas). Só não entendo o motivo de a linha 10 não ir mais até Luz se o Expresso vai. Mas gostei muito do EL enfim ir até Barra Funda, já que sua principal função, originalmente, seria operar em conjunto com a linha 3 (assim como será o expresso ABC), redistribuindo assim melhor o fluxo de usuários.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Mapa Metropolitano com Horizonte de 2010 da SMT - Em PDF - http://www.cptm.sp.gov.br/E_DOWNLOADS/m ... _Ago08.pdf
Reparem as disparidades de visões. Mais tarde eu comento.
Reparem as disparidades de visões. Mais tarde eu comento.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
No site da CPTM, a imagem em JPEG apresenta um link quebrado. Abaixo, a reprodução do PDF em JPEG:
Clique aqui para ampliar.
Algumas diferenças interessantes de serem ressaltadas:
- A Estação Água Branca integraria as Linhas 6 - Laranja, 7 - Rubí e 8 - Diamante;
- O corredor EMTU que parte da Estação Tucuruvi finalmente consta, assim como a atualização do corredor que restringe o trajeto a Diadema-Morumbi;
- O Metroleve Guarulhos-São Judas permanece;
- Nada de integrações da Estação Jurubatuba à Estação Grajau. Foi erro de aproveitamento de mapas do Metrô;
- Representação diferente do Expresso Sudeste, da extensão do Expresso Leste e da Linha 12 - Safira em relação ao mapa da SMT anterior;
- A Estação Tamanduateí deverá contar com um terminal EMTU;
- O Terminal Sônia Maria aparece no corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU;
Clique aqui para ampliar.
Algumas diferenças interessantes de serem ressaltadas:
- A Estação Água Branca integraria as Linhas 6 - Laranja, 7 - Rubí e 8 - Diamante;
- O corredor EMTU que parte da Estação Tucuruvi finalmente consta, assim como a atualização do corredor que restringe o trajeto a Diadema-Morumbi;
- O Metroleve Guarulhos-São Judas permanece;
- Nada de integrações da Estação Jurubatuba à Estação Grajau. Foi erro de aproveitamento de mapas do Metrô;
- Representação diferente do Expresso Sudeste, da extensão do Expresso Leste e da Linha 12 - Safira em relação ao mapa da SMT anterior;
- A Estação Tamanduateí deverá contar com um terminal EMTU;
- O Terminal Sônia Maria aparece no corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU;
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Veja bem que esse mapa que você nos trouxe, não é exatamente uma reprodução do horizonte 20xx, e sim um mapa da rede atual com rascunhos de projetos futuros por cima
Ela vai ser integrada de qualquer maneira, aquilo no mapa do Metro é só um mal posicionamento.Vidal escreveu:- A Estação Água Branca integraria as Linhas 6 - Laranja, 7 - Rubí e 8 - Diamante;
Esse logo da EMTU é para indicar a Ponte Orca que existe atualmente (que é um serviço da EMTU), e não que existirá um terminal ali.Vidal escreveu:- A Estação Tamanduateí deverá contar com um terminal EMTU;
Mas ele já aparecia no outro mapa. :|Vidal escreveu:- O Terminal Sônia Maria aparece no corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU;
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Não sabia, desculpe o engano.lipe_andreense escreveu:Veja bem que esse mapa que você nos trouxe, não é exatamente uma reprodução do horizonte 20xx, e sim um mapa da rede atual com rascunhos de projetos futuros por cima.
[...]
Esse logo da EMTU é para indicar a Ponte Orca que existe atualmente (que é um serviço da EMTU), e não que existirá um terminal ali.
Eu me desatentei em relação a isso também. Desculpe.lipe_andreense escreveu:Mas ele já aparecia no outro mapa. :|
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes