BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Novo Trem Alstom linha 2 Verde - geral


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Novo Trem Alstom linha 2 Verde - geral

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Out 2008, 22:49

Contribuição do Tiago Costa



Especificações Técnicas

Fabricação:
Alstom

Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 41.997kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.348kg(2)

Carro B:
Peso vazio: 40.685kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.581kg(2)
Lotação por carro
Sentados
carro A: 41 passageiros
carro B: 48 passageiros
Em pé (3)
carro A: 209/279 passageiros
carro B: 219/292 passageiros

Raio mínimo de curvatura: 150 m
Modo operacional: Manual, ATO
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,980 m (A)/21,870 m (B)
Largura do carro: 3,08 m
Altura total: 3,626 m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,113 m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1,60 m
Altura livre das portas: 1,90 m
Tipo de mecanismo das portas: elétrico

Truque
Bitola: 1,60 m
Diâmetro das rodas: 84,2 cm
Alimentação do 3º trilho: 750 Vcc
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: pneumática/2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo

Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: laminados de melanina/laminados de resina de poliéster
Ventilação: ar refrigerado (2 unidades por carro)

Tração
Motores: 4 de 180kW – 750 Vcc
Controle: inversor estático de tração (VVVF)
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)

Auxiliares
Conversor estático: 750 Vcc/220 Vca, 3 Ø 60Hz, 135 kVA
Retificador/Carregador: 72 Vcc, 13 km / 28 Vcc, 1 kW
Bateria: 72 Vcc

Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)

Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²

Velocidade máxima: 100km/h

(1) Peso máximo calculado considerando-se 8 passageiros em pé por m²
(2) Peso máximo calculado considerando-se 6 passageiros em pé por m²
(3) Considerados 6/8 passareiros em pé por m²






===============================================

Post original de Lipe Andreense, o primeiro registro do novo Alstom aqui no TGVBR







Esse post foi copiado de um post do Leonardo Lisboa no fórum SSC:

http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=5587




leolis escreveu:Os instrutores andaram lá Alstom para iniciar o processo de formação (para futuros treinamentos). Tiraram milhões de fotos. Seguem algumas.

Carro A (líder) nascendo

Imagem

Outros carros (tipo A e tipo B) espalhados pela fábrica

Imagem


Ar-refrigerado: dois cortes no teto para que os aparelhos se encaixem, por causa da limitação de gabarito nos túneis

Imagem

Aqui o aparelho já está instalado e a caixa toda isolada térmica e acusticamente

Imagem

O trem que vocês viram aqui algum tempo atrás está quase pronto (as outras caixas que vocês viram são de outros trens da Linha 2) e com a mesma pintura, que deverá ser adotada na frota do Metrô, mudando-se apenas a cor, que variará de acordo com a linha.

Imagem

Imagem

Imagem

Ele por dentro (notem que onde há o aparelho de ar-refrigerado, o teto é mais baixo, quase da altura da porta)

Imagem

Imagem

Os difusores de luminária ficam embutidos no acabamento

Imagem

Não sei para que é isso, mas acredito que seja o painel dinâmico da linha

Imagem

Sorria. Você será filmado :lol:.

Imagem

Console, sem a divisória da cabine, que deverá ser transparente. Parte dos equipamentos que ficavam nos armários atrás do operador ficarão sob o console ou sob os bancos.

Imagem

Como vocês puderam notar, o trem não tem porta da cabine para a plataforma e também não terá aberturas nas janelas. Espero que essas "inovações" não venham a prejudicar a operação da Linha 2.

Essa criança deve ser entregue em 28 de novembro, para instalação de equipamentos de sinalização (ATC), e então ser todo preparado e testado na Linha 3 (PIT (Páteo Itaquera)), para depois ir para a Linha 2. O próximo trem deve chegar em fevereiro.
Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 06 Out 2008, 10:06

huumm, nao gostei da parte com teto rebaixado! claro, nao e' culpa do projeto do trem, como foi dito, devido a altura do tunel...

mas nao gostei :(

mas nao da pra reclama, so' isso nao gostei...o importante e' ter trem novo logo na linha, de resto o trem deve ser muito melhor que os atuais!

qto a mascara frontal azul, parece que nao terá!

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 06 Out 2008, 10:46

Este rebaixo lembra o do 2100 nas portas também..... tnk


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 06 Out 2008, 11:30

Lembrei é claro dos Trens do Metrô do Rio, não sei se é impressão minha ou o rebaixo do teto ficou além do "normal"?
E as unidades de AC estão sendo colocados de cima para baixo? Pensei que só pelo fato de elas serem 'internas' seria postas por dentro do carro, tipo, seriam carregadas pelos funcionários, entrariam pela porta e seriam erguidas para serem fixadas no teto, pelo menos foi assim que a Alstom fez com os carros que fabricou para o Metrô do Rio em 1998.

Esses Trens estão ficando uma beleza hein?, muito bonito, gostei das portas, falando em portas eu to me dando por falta das portas da cabine, os OTs terão que sair pelo salão?! =o
leolis escreveu:
Não sei para que é isso, mas acredito que seja o painel dinâmico da linha

Imagem
Acho que seria o KA, (Conhecido pela maioria de nóis como EMG, botão soco que aciona o freio de emergência do Trem e serve de comunicação entre o OT e os passageiros, de uso 'exclusivo' dos usuários)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Out 2008, 14:30

^^
Na verdade David, vai ser uma tela para informações, o módulo do botão soco é menor e fica mais pra cima, e apenas em 2 portas por carro.

Essas telas ficarão em todas as portas


O rebaixamento está igual o dos trens do Rio, na altura da porta, é que como no Rio a teto é um pouco curvo, dá essa impressão.
Imagem


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 06 Out 2008, 14:51

Há, agora reparei, na mesma foto o KA está a esquerda no alto, é mesmo, com certeza não é o botão soco, valeu pela correção Lipe. ;)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 06 Out 2008, 17:53

O interior dos trens vai ser esse verde calcinha???

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 06 Out 2008, 17:56

^^ Ué, não é igual ao do 2070?

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 06 Out 2008, 17:59

AGV escreveu:^^ Ué, não é igual ao do 2070?

:lol: :lol: :lol:
Estava brincando... Mas vejam uma coisa - linha Verde, interior verde claro...

Será que ????? ( Linha 6 - interior psicodélico!!! :ph34r: )


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 06 Out 2008, 18:00

AGV escreveu:^^ Ué, não é igual ao do 2070?
É .. vai se parecer na maioria com o 2070 . ..e é verde calcinha mesmo , não gostei dessa cor u_u .....Alias , não gostei de nada desse Alstom, somente a idéia da possivel janela de acrílico para q os passageiros vejam a cabine ( e a retalhação dos OTs contra isso certamente ja começou... x_x)

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 06 Out 2008, 18:04

^^ Não, é verde "9", "esmeralda" ... mrgr :WK:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 06 Out 2008, 18:04

Independente de for verde calcinha ou cidreira, quero ver esse trem rodando logo na 2! hmy

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 06 Out 2008, 18:08

^^ Isso sim! hmy hmy hmy hmy hmy

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 06 Out 2008, 18:09

Com certeza vai rolar alguma entrega desse novo trem como foi com o 2070.... Vamos ver para quando para tentarmos marcar presença! <O>


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Out 2008, 18:25

Alguem pode separar esse topico a partir do topico que eu postei as fotos ???

Era pra ter criado um separado :D
Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Out 2008, 09:54

Bom, está ai!!! :lol:


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 07 Out 2008, 23:54

Console, sem a divisória da cabine, que deverá ser transparente. Parte dos equipamentos que ficavam nos armários atrás do operador ficarão sob o console ou sob os bancos
Como assim?
Vista direta, sem interrupção da cabine??? o0
Se for....


Viva! :lol: Viva! :lol: Viva! <O>
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 08 Out 2008, 01:15

Eu acho que quando a '' coisa '' é ótima e perfeita demais , ela não acontece, portanto , acho que vão acabar tampando essa janela de acrilico na cabine :gr: :(

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Out 2008, 10:24

haiser escreveu:Eu acho que quando a '' coisa '' é ótima e perfeita demais , ela não acontece, portanto , acho que vão acabar tampando essa janela de acrilico na cabine :gr: :(
óbvio que vão tampar,até pq isso evitaria certos ''conflitos'' entre usários e maquinista quando o trêm,por exemplo,sair atrasado ou ficar ,muito tempo parado na plataforma...
Imagino gente batendo nessa tampa de acrílico q nem louco pedindo pro maquinista andar,etc...Coisas como essa não dão certo. <_<
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 08 Out 2008, 10:34

haiser escreveu:
AGV escreveu:^^ Ué, não é igual ao do 2070?
É .. vai se parecer na maioria com o 2070 . ..e é verde calcinha mesmo , não gostei dessa cor u_u .....Alias , não gostei de nada desse Alstom, somente a idéia da possivel janela de acrílico para q os passageiros vejam a cabine ( e a retalhação dos OTs contra isso certamente ja começou... x_x)

Provavelmente vão colocar uma persiana mrgr

Aliás sempre achei que fosse possível desde a época dos Budd´s colocar mais um parabrisas na frente de cada composição, para os passageiros verem a via, acho que seria bacana. Podia não ficar muito bonito, mas acredito que os passageiros iriam gostar.

Será que existe alguma restrição a isto?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante