[VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos

Mensagem não lida por Renanfsouza » 19 Out 2008, 02:23

Nome: Campos Elíseos

Inauguração: 22/04/1993 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1993-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Abandonada

A Estação Campos Elíseos foi inaugurada em 1993 e era a terminal do VLT de Campinas, concluido o percurso de quase oito quilômetros do sistema.

Após sair da Estação Pompéia, recebi a informação de que a Estação Campos Elíseos hoje abrigava um órgão da Prefeitura de Campinas e por isso, dificilmente eu conseguiria acesso.

Chegando lá pude perceber que a prefeitura realmente mantém algo no local, mas não na estação em si. Eu entrei, conversei com um funcionário da prefeitura e dei a volta para ter acesso às plataformas. Não foi necessário nem entrar no terreno da prefeitura.

Foto 1: Subindo no barranco onde se encontram os trilhos, avistei a Estação Campos Elíseos
Imagem

Foto 2: A partir deste ponto os trilhos foram arrancados. São duas plataformas
Imagem

Foto 3: Uma parede caida
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: As plataformas são conectadas
Imagem

Foto 6: Algumas gerais
Imagem

Foto 7: As duas plataformas
Imagem

Foto 8: Escombros
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Mais escombros no final das plataformas
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12: Parafusos de fixação
Imagem

Foto 13: Geral
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: As duas plataformas
Imagem

Foto 21: Final das plataformas, o fim da linha. Se existiu um pátio de manobras, foi demolido
Imagem

Foto 22:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:26, em um total de 6 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 19 Out 2008, 11:48

De todas as estações, essa parece ser a mais abandonada. Triste saber que só restaram ruínas de um sistema tão belo.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Out 2008, 13:24

Bem que poderiam fazer o que o Fabius_ sugeriu, a sugestão de construir um trecho subterrâneo (3 km não é muita coisa, levando em consideração o tamanho dos benefícios que isso traria) que conectaria a lina existente ao centro de Campinas. Ótimas fotos, Renan :D!

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 19 Out 2008, 18:53

O VLT de Campinas nasceu estranho. Pelo mundo, o que se vê são os VLTs rodando nas vias. Hoje em dia seria meio fora de mão fazer isso em uma metrópole com Campinas mas as ruínas da linha de VLT poderiam servir como base para uma linha de metrô. Porque não...

P.S.: É um comentário dirigido a ninguém, só para despertar a reflexão sobre a possibilidade.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Out 2008, 19:25

Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
Imagem

E o slide da palestra do Peter Alouche:
Imagem

Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 19 Out 2008, 20:23, em um total de 1 vez.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 19 Out 2008, 20:17

Vi as fotos de todas as estacoes. Muito obrigado Renan! Fotos muito excelelentes! :D
Pensando bem , nem parece q foi desativado há 13 anos !! o0


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Out 2008, 14:35

Pessoal valeu pelos comentários, fico muito feliz que tenham gostado.

Demorei um pouco pra postar as fotos e comentar porque estou a 1000 por hora aqui no serviço. Eu gostei muito também de ter ido e conhecido tudo.

Vinicius,

Sim, é verdade. Essa é a estação mais depredada do sistema pelo que pude observar também. É uma pena...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 18:35

Tiago Costa escreveu:Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
Imagem

E o slide da palestra do Peter Alouche:
Imagem

Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
É verdade, não tinha pensado na quantidade de VLTs totalmente segregados. Tiago, quais são as vantagens do VLT em relação ao metrô convencional?

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 22 Out 2008, 17:33

terminal de um futuro que não chegou... mas tá aqui para a posteridade! valeu renan!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Out 2008, 23:16

Essa foi a que me deu mais tristeza ao ver as fotos. Um tapa na cara do contribuinte.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes