BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

MG aguarda projeto batizado de Ferrovia Transcontinental

Moderador: cataclism2

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

MG aguarda projeto batizado de Ferrovia Transcontinental

Mensagem não lida por Inconfidente » 25 Mai 2009, 17:55

Viabilização do Pólo da Moda será um dos benefícios trazidos pelo projeto

O sonho brasileiro de ligar os oceanos Atlântico e Pacífico por ferrovia, passando por Minas Gerais, vai se tornar realidade. O estado, de história fortemente vinculada a locomotivas e vagões, receberá o segundo maior trecho dos 4,4 mil quilômetros de trilhos a serem assentados da Estrada de Ferro 354 (EF 354), que se conectará ao sistema ferroviário do Peru. Embora ainda no papel, o projeto, batizado de Ferrovia Transcontinental, com custo estimado de R$ 10 bilhões, revigora a esperança de maior desenvolvimento de regiões e municípios que cresceram em torno de estações de trens ou que viveram o auge político, econômico e social nas idas e vindas das composições.

O corredor mineiro da ferrovia, que será a maior do país, contempla, inicialmente, as cidades de Muriaé (Zona da Mata), Ipatinga (Vale do Aço) e Paracatu (Região Noroeste).
Muriaé é o único município da Zona da Mata previamente definido no eixo mineiro da Transcontinental. A Lei 11.772, que redefiniu o Plano Nacional de Viação e os pontos de passagens primários da ferrovia, foi promulgada em setembro do ano passado e coincide com um momento de transformação da economia local. Dos anos 1980 para cá, a cidade vem deixando a agropecuária para se transformar em polo regional da indústria do vestuário.

Na Zona da Mata, a EF 354 cortará linhas e ramais da primeira ferrovia de Minas, a Estrada de Ferro Leopoldina, que começou a ser construída no fim do Império, em 1872. No fim do século 19, o controle acionário foi transferido para credores britânicos, que a rebatizaram de The Leopoldina Railway Company. A malha voltou para o controle do governo brasileiro somente em 1950, com o declínio da lavoura cafeeira na Zona da Mata.

Hoje, os trilhos são explorados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa que surgiu depois da desestatização da RFFSA. Recreio sedia uma das oficinas da companhia, que transporta bauxita de Itamarati de Minas, embarcada em Cataguases, para o interior de São Paulo. Já a estação foi transformada em museu ferroviário.

Levantamento feito em 2005, pelo Instituto Euvaldo Lodi, ligado à Fiemg, mostra que as fábricas já respondiam por quase 50% da riqueza local. A cidade ganhou o Centro de Desenvolvimento da Moda (CD Moda) para incrementar os negócios das mais de 550 empresas do polo confeccionista que abrange Eugenópolis, Laranjal, Miraí, Patrocínio de Muriaé e Recreio.

Fonte: UAI

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: MG aguarda projeto batizado de Ferrovia Transcontinental

Mensagem não lida por cataclism2 » 27 Mai 2009, 14:29

No começo do ano passado a turma havia chutado o balde pra tocar adiante esse projeto, e logo! Mas aí, provavelmente devido a redirecionamentos de verba, acabou não dando em nada. Mas também, se não me engano eles não sabiam nem com qual das ferrovias estrangeiras poderiam contar para fazer a ligação.

Tomara mesmo que, agora, esse "projeto no papel" esteja pronto pra receber umas assinaturas porque, se continuarem se amarrando, depois pega algum mau momento do governo do Peru e lá vai a proposta, novamente ao vinagre... :ph34r:

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: MG aguarda projeto batizado de Ferrovia Transcontinental

Mensagem não lida por Inconfidente » 27 Mai 2009, 21:28

cataclism2 escreveu:Tomara mesmo que, agora, esse "projeto no papel" esteja pronto pra receber umas assinaturas porque, se continuarem se amarrando, depois pega algum mau momento do governo do Peru e lá vai a proposta, novamente ao vinagre... :ph34r:
É como diz um conhecido meu. O Brasil é muito pouco ambicioso. Os EUA chegaram ao pacífico no século XIX e nós paramos ao comprar o Acre da Bolívia!!!

A esperança é de que a UNASUL seja um projeto mais que uma simples cooperação e sim um projeto de um país novo, por um pacto federativo entre os estados da região que delegariam sua soberania a um Estado maior e mais forte para fazer frente às potências mundiais.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Carga News”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante