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Teresina
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Teresina
Eles chamam isto de metro!
Tem também este vídeo:
http://portaldaclube.globo.com/Videos/v ... &video=223
Tem também este vídeo:
http://portaldaclube.globo.com/Videos/v ... &video=223
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Pra mim, vale sim, chamar de metrô.
Eu acho bem melhor isso que zero trilhos. Ao menos, há uma rede por lá.
São TUD's que fazem o serviço metropolitano. Achei as composições mais novas simpáticas!
A gente tem mania de referenciar tudo pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. E infelizmente, tomamos uma referência não pela média do que é um metrô, mas por uma situação extrema (tanto pro bem, com eficiência e baixo headway, como pro mal, com baixa abrangência e lotação extrema).
Eu acho bem melhor isso que zero trilhos. Ao menos, há uma rede por lá.
São TUD's que fazem o serviço metropolitano. Achei as composições mais novas simpáticas!
A gente tem mania de referenciar tudo pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. E infelizmente, tomamos uma referência não pela média do que é um metrô, mas por uma situação extrema (tanto pro bem, com eficiência e baixo headway, como pro mal, com baixa abrangência e lotação extrema).
Vicente A.O.Junior escreveu:Pra mim, vale sim, chamar de metrô.
Eu acho bem melhor isso que zero trilhos. Ao menos, há uma rede por lá.
São TUD's que fazem o serviço metropolitano. Achei as composições mais novas simpáticas!
A gente tem mania de referenciar tudo pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. E infelizmente, tomamos uma referência não pela média do que é um metrô, mas por uma situação extrema (tanto pro bem, com eficiência e baixo headway, como pro mal, com baixa abrangência e lotação extrema).
Uma velha discussão nossa... Como classificar o sistema de Teresina???
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Essa discussão de "o que é metrô" daria uma tese de mestrado!!!
O mome "metrô" aqui no Brasil, dá status ao sistema e à cidade que o possui. Como disse, toda a referência nacional é baseada na Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Pra mim, se está atendendo à população, ajudando na mobilidade eficiente, podem chamar do que quiser.
O mome "metrô" aqui no Brasil, dá status ao sistema e à cidade que o possui. Como disse, toda a referência nacional é baseada na Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Pra mim, se está atendendo à população, ajudando na mobilidade eficiente, podem chamar do que quiser.
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Estes TUD´s foram projetados para viagens de longo percurso. Estes de Terezina eram os do RS que iam até Uruguaiana. São duas portas pequenas e para este tipo de serviço é complicado.Lopes escreveu:Os Novos TUD'S são belissímos, evidente...
Mas é claro que os antigos (Húngaros???) não perdem seu charme...
Apenas, claro, clamam por reforma!
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
'' MATERIAL RODANTE
Os trens utilizados pelo Metrô são de fabricação Húngara, GANZMAVAC, cedidos pela RFFSA. As adaptações realizadas consistiram, basicamente, na substituição das janelas, mudança do piso e do "Lay-out", com a colocação de bancos longitudinais; novo sistema de iluminação; novas baterias; e, um novo grupo gerador auxiliar. O trem adaptado tem uma taxa total de 152t (carro motor com 46t e o reboque com 30t), tendo na empresa 06 carros motor e 06 reboque. ''
Qm quiser ver mais veja: http://www.florianonet.com.br/metro-pi/
Os trens utilizados pelo Metrô são de fabricação Húngara, GANZMAVAC, cedidos pela RFFSA. As adaptações realizadas consistiram, basicamente, na substituição das janelas, mudança do piso e do "Lay-out", com a colocação de bancos longitudinais; novo sistema de iluminação; novas baterias; e, um novo grupo gerador auxiliar. O trem adaptado tem uma taxa total de 152t (carro motor com 46t e o reboque com 30t), tendo na empresa 06 carros motor e 06 reboque. ''
Qm quiser ver mais veja: http://www.florianonet.com.br/metro-pi/
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Re: Terezina
Estes sao os TUD´s que foram pra Terezina:
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/ganz1.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... etric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _plan.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/ganz1.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... etric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _plan.html
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- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Terezina
Se a CMTP de Teresina classifica o sistema como metrô, é metrô e pronto. Óbvio que esse nome é extremamente eleitoreiro mas é a prefeitura de Teresina que administra o sistema, portanto a ela cabe dar a taxonomia que quiser.
O problema é que às vezes a gente tem sempre a impressão falsa de que metrô significa transporte com uma excelente qualidade e trem urbano como uma coisa mais pé-rapada. Isso não é verdade. Talvez o maior exemplo disso seja o metrô de Bombaim (Mumbai, em inglês), que pelas fotos, a CPTM dá um banho e mesmo assim a CPTM não é considerada metrô.
O metrô de Teresina é um sistema importante. Grandes capitais nordestinas (Teresina, Maceió, João Pessoa, Salvador, Recife e Natal) possuem algum tipo de sistema de transporte urbano sobre trilhos, sem contar a região do Cariri e Fortaleza, que estão construindo os seus sistemas, fora Salvador que está construindo um belo sistema de metrô elétrico.
Destes, só conheço o sistema de Maceió. Espero conhecer o metrô de Teresina um dia.
O problema é que às vezes a gente tem sempre a impressão falsa de que metrô significa transporte com uma excelente qualidade e trem urbano como uma coisa mais pé-rapada. Isso não é verdade. Talvez o maior exemplo disso seja o metrô de Bombaim (Mumbai, em inglês), que pelas fotos, a CPTM dá um banho e mesmo assim a CPTM não é considerada metrô.
O metrô de Teresina é um sistema importante. Grandes capitais nordestinas (Teresina, Maceió, João Pessoa, Salvador, Recife e Natal) possuem algum tipo de sistema de transporte urbano sobre trilhos, sem contar a região do Cariri e Fortaleza, que estão construindo os seus sistemas, fora Salvador que está construindo um belo sistema de metrô elétrico.
Destes, só conheço o sistema de Maceió. Espero conhecer o metrô de Teresina um dia.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
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