Eu, David e Guilherme nos encontramos para fotografar a Estação Ellison, na malha da MRS Logística. O que nós não esperávamos era que o trânsito de trens cargueiros fosse tão grande.
Encontramos pelo menos cinco locomotivas rodando no trecho em apenas umas quatro horas. O Guilherme na ocasião levantou uma questão importante: como o Barrinha voltará a operar em uma via com tráfego tão intenso?
Foi a primeira vez que eu vi trens de carga de tão perto. Foi espetacular. David e Guilherme identificaram as locomotivas logo de cara. Eu confesso que não sou grande conhecedor de locomotivas cargueiras... Mas fiquei boquiaberto com o tamanho e imponência destas AC44I.
As fotos a seguir foram tiradas no posto da MRS no Km 64 da Linha do Centro (EFCB), que acredito ser a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: Juro que quando tirei essa foto eu pensei "Caraca... O Landrail vai adorar isso aqui"
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_001.jpg)
Foto 2:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_002.jpg)
Foto 3: A imensa locomotiva tracionava uma imensidão de vagões
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_003.jpg)
Foto 4:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_004.jpg)
Foto 5:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_005.jpg)
Foto 6:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_006.jpg)
Foto 7:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_007.jpg)
Foto 8:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_008.jpg)
Foto 9:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_009.jpg)
Foto 10:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_010.jpg)
Foto 11:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_011.jpg)
Foto 12:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_012.jpg)
Foto 13: Aparentemente a carga era piche ou minério de ferro
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_013.jpg)
Foto 14:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_014.jpg)
Foto 15:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_015.jpg)
Foto 16:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_016.jpg)
Foto 17:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_017.jpg)
Rumando para a Estação Ellison, encontramos outra composição aguardando a sinalização para prosseguir, na altura do Km 65.
Foto 18: Eu jamais conseguiria imaginar que elas fossem tão grandes
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_018.jpg)
Foto 19:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_019.jpg)
Foto 20:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_020.jpg)
Foto 21:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_021.jpg)
Foto 22:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_022.jpg)
Foto 23: Impecável. Limpíssima e esta pintura da MRS é realmente muito bonita
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_023.jpg)
Foto 24:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_024.jpg)
Foto 25:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_025.jpg)
Foto 26:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_026.jpg)
Foto 27: Detalhe de um dos vagões tracionado pela AC44I
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_027.jpg)
Foto 28: Vejam o tamanho da composição
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_028.jpg)
Foto 29:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_030.jpg)
Foto 30:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_029.jpg)
Foto 31: Mais um vagão
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_031.jpg)
Foto 32: Na altura do Km 67, voltando da Estação Ellison, encontramos mais uma AC44I no sentido Japeri
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_032.jpg)
Foto 33:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_033.jpg)
Foto 34:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/MRS/GE_AC44I/GE_AC44I_034.jpg)
Caras... Costumo gostar mais de fotografar estações mas quando vi esse monstro passando ao nosso lado eu gelei. São simplesmente fantásticas.
Foto 35: Pátio da Estação Barra do Piraí
![Imagem](http://i776.photobucket.com/albums/yy48/cacobianchi5/1-14.jpg)
Foto 36: Próximo à Estação Santana da Barra, em Barra do Piraí/RJ
![Imagem](http://i776.photobucket.com/albums/yy48/cacobianchi5/2-12.jpg)
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-34 por Renan Souza em 2009 e 35-36 por Ricardo Bianchi
Contribuições: David Rodrigues, Guilherme Pinho e Vicente Junior (informações)