Bonjour!!
Desculpem a demora, a ausência e tudo mais. A viagem, o trabalho e a faculdade tomaram muito do meu tempo e me impossibilitou de acessar o TGV por uns tempos. Bem, fui a Paris e como prometi tirei algumas fotos dos sistemas parisienses. Não visitei todas as linhas de metrô, nem do RER, mas sempre que tinha oportunidade registrava algo para o TGV.
O sistema de trens (RER) é mais limpo e confortável que o Metrô, mas este por sua vez cobre toda a capital francesa. Há uma estação em cada esquina praticamente. O RER também serve como metrô, se é que podemos dizer assim, em Paris. As linhas vem de outras cidades e quando chegam em Paris são subterrâneas, prosseguindo em superfície. Há fotos também da linha T3 de VLT.
Bem, divirtam-se.
1.Catraca da linha B - RER
2.A estação, lembrei dos trens da CPTM. Parecem, não?
3.Esta é a estação Pernety da linha M13(a que eu mais usava) em Montparnasse, 14er arrondissement (sul de Paris)
4.Um dos sentidos desta linha tem dois destinos possíveis. Em todas as estações há um relógio marcando o intervalo para os próximos trens. Foi muito útil para mim, pois sabia quando passaria o último trem
5.Este é um dos trens reformados sentido Châtillon/ Montrouge
6.As paredes das estações, junto com o cheiro de urina, a rede parece um banheiro público gigante
7.Este é um trem Alstom que circula na linha 1 e na linha 14 é driverless. Reparem nos pneus.
8.Entrada simples
9.Esta é a mais comum das portas, está riscada (é normal). Reparem na "maçaneta". Muitas das portas de trens e metrôs na França não abrem. Neste caso, ao parar a porta é liberada e caso alguém vá subir ou descer é só abrir a porta, caso contrário, ela não abre. Gostei!
10.Estação estilo Art-Déco da década de 1920. A cara de Paris
11.Bem, são os ônibus parisienses. Renault
12.Fiquei entre o Sena e a entrada da estação Saint-Michel/ Notre-Dame do RER, linha C. Ela tem ligação com a estação Saint-Michel do Metrô, linha 4
13.Este é o trem que circula no RER C. Os trens têm piso duplo e a linha tem vários distinos possíveis em ambos os sentidos. Os trens não vem com os nomes dos destinos no letreiro, mas nomes femininos. Tem que prestar atenção nos telões que indicam para onde vai o próximo trem. Os telões indicam o destino e as estações seguintes além de dizer se o trem que vem é longo ou curto.
14.
15.As portas, reparem no botão. Para abrir, aperte.
16.Os trens por fora. Bonitinhos, um "monstro" embaixo do chão
17.
18.Estação Champ de Mars/ Tour Eiffel. A estação mais próxima da Torre Eiffel.
19.
20.Catenária rígida, mas só nos trechos subterrâneos. Em algumas linhas, mesmo nos trechos subterâneos é catenária comum.
21.Corredores enormes, anda-se mais tempo nas estações do que nos trens
22.Estação Alésia, M4
23.Propaganda interessante...
24.Saídas, é só chegar perto que ela abre. Se alguém tentar entrar, ela fecha.
25.Catracas com portas de vidro. Evita que as pessoas pulem as catracas, algo comum em Paris
26.Mais uma entrada
27.Estação Saint François Xavier, M13
28.Mais uma da Pernety
29. O pessoal ganhando a vida no Metrô
30.Estação Saint-Michel, M4
31.Vejam as paredes
32.Escadas rolantes, raridade no metrô parisiense
33.
34.A menina dos olhos, Linha 14. Estação Saint-Lazare
35.Portas de vidro na plataforma
36.
37.
38.Desculpem a péssima qualidade. Queria que vissem o piso de madeira brilhando. Estação Gare Saint-Lazare RER E
39.Charles de Gaulle, Etoile. RER linha A. Também tem múltiplos destinos. Atenção nos telões.
40.Eles usam propagandas para esconder a catenária comum
41.Um trem antigo chegando
42.Por dentro do trem do metrô. Ele é articulado. Adorava ver para onde o trem ia, dá para perceber todas as "ladeiras" e curvas. O trem "some" e "aparece" durante a viagem. Este trem é aquele sobre pneus da linha 1 (na foto) e linha 14
43.Estação Palais-Royal/ Musée du Louvre. M7
44.Estação temárica, Cluny - La Sorbonne (Universidade de Paris)
45.
46.Estação Châtelet. Algumas entradas tem uma catraca apenas e logo de cara. Outras estações tem uma catraca e uma saída direto na plataforma estreita
47.Trem reformado M13. Painel dinâmico e aviso sonoro. Os trens antigos não têm anúncio das estações (os operadores não dizem...)
48.Hôtel de Ville (Prefeitura), M1 se não me engano
http://i141.photobucket.com/albums/r78/ ... C00486.jpg
49.Saint-Michel. M4... cheiro "agradável"
50.Estação Alésia M4 de madrugada, peguei o último trem. Reparem na distância curta das estações, é possível ver duas estações à frente. Mouton Duvernet e Denfert Rochereau
51.Outra saída, em geral as pessoas seguram essa porta que é pesada... muito pesada, uma velhinha sozinha.. fica presa na estação. Outras coisa interessnate, não há funcionários nas estações. Só nas bilheterias, deu a hora de fechar, eles fecham e a estação fica aberta.
52.Outro trem do RER, linha C
53.EU abri a porta!!
54.Só andava na parte superior
55.Exclusivo pro TGV BR
56.Estação Charles-Michels passando por reforma. Eles quebram as paredes da estação e refazem como era, com o mesmo material.
57.Funiculaire de Montmartre
58.
59.100% automático
60.Estação Anvers, M2
61.As esteiras para ajudar na caminhada nas estações...
62.É só escolher a velocidade. Aqui, instruções de uso para a nova esteira a 9km/h. Mas é tão longa que parece não fazer diferença... No início, ela faz massagem nos pés! ahaha
63.RER C, Saint-Michel/ Notre-Dame
64.A plataforma é baixinha, um degrau apenas
65.Na minha opinião, estações padrão CPTM.
66.
67.Uma das estações terminais RER C. Veisailles Rive Gauche/ Château de Versailles
68.Em algumas estações sem cobertura, há esse espaço com poltronas para aguardar o trem protegido.
69.Tram T3, terminal Pont du Garigliano
70.Por dentro, rápido, prático, confortável. A exemplo dos ônibus, não há catracas. Paga-se usando os validadores, como os nossos de bilhete únicos e há também o de bilhete comum, de papel.
71.Cabine
72.Visão da cabine
73.Ele anda sobre a grama, há um sistema que a molha todas as noites
74.Os intervalos variam entre 8 e 15 minutos, dependendo do horário
75.Estação Issy Val de Seine, RER C, e T2
76.Estação La Défense. Há um telão como de aeroporto indicando todas as saídas de Tram, Metrô, RER e ônibus
77.Este é outro modelo de trem, vejam que a parte inferior fica abaixo do nível das plataformas
78.Estação Gare de Lyon, M14. A única com plataforma central.
79.Interior do trem, M1 e mesmo modelo da M14
80.Driverless. Sensação de quem manda aqui sou eu, eu tenho a força...
81.Estação Bastille, para quem diz que metrô não faz curva nem sobe ladeira deveria vir aqui... até chegar a estação o trem sofre. Há curvas muito fechadas e em subidas. Uma extremidade da plataforma é em curva e em subida a outra é descida.
82.
83.Estação com os temas da Revolução Francesa, queda da Bastilha, quem lembra?
84.Liberté, Égalité, Fraternité
85.Estação temática Louvre-Rivoli, M1 que passou por processo de modernização.
86.
87.Por dentro dos ônibus franceses. Sem catracas
88.Ângulo ruim... sorry
89.Trem da linha M4 e M13, comum também em outras linhas
90.Há bancos retráteis em todos os trens do Metrô e RER
91.Há uma parede externa onde as portas correm, caso alguém abra. Não esqueçam e quem abriu esta fui eu
92.Catenária rígida, RER C em Saint-Michel/ Notre-Dame
93.Saudades da estação que mais usava
94.M14
95.Tram 3
96.Grama
97.Estação Denfert-Rochereau RER B
98.Na despedida, para o aeroporto Charles de Gaulle... Vejam o telão, o trem anterior não me servia, após ele passar o telão anuncia o trem que está vindo e as estações que servirá. O que peguei parava até determinado ponto, Gare du Nord, e depois seguia direto para o aeroporto, passando direto pelas estações.
Espero que tenham gostado. Utilizei todos estes sistemas, todos são muito bons. Particularmente, eu gostava mais do RER do que do metrô, é mais limpo, mais cheiroso, mais confortável, os intervalos são um pouco mais longos, mas há que se levar em consideração a linha que você utilizará. Os trens são mais largos e isso faz bastante diferença, só o "clima" que é mais estranho no RER à noite. Uma experiência e tanto.