BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Acervo IV

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0

Acervo IV

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Jan 2009, 10:58

Evolução do projeto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após esta reportagem, entre 1987/90 surgiu a idéia do anel de ligação com o título:
“Rio terá o primeiro metrô circular do mundo”. Infelizmente perdi este documento.

CBTU
Imagem

Central, bastante conhecido.
Imagem

Plano Diretor PMRJ - para mim o melhor de todos
Imagem

Anel rodoviário do Rio.

Imagem

Anel e o antigo projeto de linhas policromáticas(vermelha, amarela, verde, lilás, etc.)
Imagem

Saiu no JB hoje este mapa. A reportagem completa está em outro tópico daqui mesmo.

Imagem

[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 14 Jan 2009, 13:51

Nossa, eu vi mesmo isso? Metropolitan Vickers Série 100 na Linha 2 na época de sua contrução? Duas coisas que eu não sabia, que o 100 já operou na Rio D'ouro e que operou durante as obras da L2 Pré-Metrô. o0 :O

E agora sei de onde veio o padrão das estações da RFFSA/CBTU/FlumiTrens na época, essa humanização do sistema ferroviário foi contruir as estações neste padrão que conhecemos. :rl:
Estamos prestes a ver novamente essa história de levantar o sistema ferroviário das cinzas e desta vez com o metrô mais maduro e precizando da segunda recuperação, a primeira foi na década de 90. =o

Muito legal esse material Paulo, se eu soubesse quanto o cruzeiro em real vale hoje... queria saber quanto custou o metrô até hoje. <_<

Ah, e na primeira imagem o trem se não me engano é um Cobrasma 900, este jornal é de que ano Paulo? Se for de 1980 realmente é o 900 e recem chegado, ainda novo, mas pela história dos 900 até duvido um pouco que seja, mas não parece ser o 100... :ph34r:

Na mesma imagem do Série 100 na Linha 2 se eu não estou enganado é o trecho Irajá-Vicente de Carvalho, a foto estaria voltada para Vicente. ;)

E na quarta imagem é bem nitido que a foto foi tirada na estação Botafogo, o número do Trem seria 005 ou 105.

O que eu achei engraçado é que os caras não tinham tido a idéia do anel da L1 ainda na época.

o0

E por fim, o projeto da Linha 2 terminando em Acari eu até acho que seria o mais correto porque a L2 teriam um rabicho, atualmente ela não tem em nenhuma das pontas, ae a operação fica meio limitada nos terminais. :(
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0

Data

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Jan 2009, 15:26

David, a reportagem é de março de 83 está tudo na mesma página.

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0

Acari

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Jan 2009, 15:33

Não sei se eles queriam terminar em Acari para dar continuidade a construção das oficinas da linha 02. Na foto abaixo do Google mostra ainda a trilha até o terreno que está ocupado por várias habitações.

Imagem

Acho que o viaduto sobre o canal ainda está de pé.

André Vasconcellos
MODERADOR RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Jan 2009, 17:13

Belos artigos...

Ah sim na primeira foto ao meu ver é um Série 100 ou 200...E é interessante tbm saber q naquela época o pré-metrô era inicialmente operado pelos vovôs S100 e os já rodados S200 e S400...

Realmente David vemos a história se repetindo:''Humanização'' dos trens urbanos e ''decadência'' do MetrôRio.Se o Metrô Rio vai se recuperar como antes não sabemos,creio eu q a situação vai piorar mais pro MetrôRio... nnoo nnoo

Na quarta imagem é bem nitidooo pra mim o carro 105 em Saens Peña!!! :D :D :D :D :D :D :D :D
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Lopes
MEMBRO SENIOR

Mensagem não lida por Lopes » 14 Jan 2009, 17:16

Nossa!

Assim como algumas linhas de São Paulo...

Falta muita coisa à ser construída, e acho que vai demorar a não ser que o investimento não seja aumentado significamente, além do que dos aspectos técnicos, terreno arenoso (Praia) Rochas (Montanhas).

Espero que realmente seja investido!
Rodrigo Lopes

André Vasconcellos
MODERADOR RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Jan 2009, 17:24

André Vasconcellos escreveu:Belos artigos...

Ah sim na primeira foto ao meu ver é um Série 100 ou 200...E é interessante tbm saber q naquela época o pré-metrô era inicialmente operado pelos vovôs S100 e os já rodados S200 e S400...

Realmente David vemos a história se repetindo:''Humanização'' dos trens urbanos e ''decadência'' do MetrôRio.Se o Metrô Rio vai se recuperar como antes não sabemos,creio eu q a situação vai piorar mais pro MetrôRio... nnoo nnoo

Tbm gostei desse plano diretor dos transportes,principalmente pelas transversais Zona Oeste-Baixada e o TransBaixada,seria uma boa se fossem VLTs levando o transporte a regiões(mal)servidas somente pelos onibus e o VLT fazendo a ligações com as linhas da SuperVia!!!
Bem a Linha do Metrô ligando o Centro a Ilha do Governador a Supervia deu um jeitinho né :lol: mas ver a Linha 6 ser substituida por possivelmente BRTs é de lascar wll ...

Na quarta imagem é bem nitidooo pra mim o carro 105 em Saens Peña!!! :D :D :D :D :D :D :D :D
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 14 Jan 2009, 23:35

Acho que esse metropolitan não estava exatamente operando no pré-metro, e sim na linha de suburbio mesmo, antes de ser convertida.
Imagem

André Vasconcellos
MODERADOR RJ

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Jan 2009, 00:17

lipe_andreense escreveu:Acho que esse metropolitan não estava exatamente operando no pré-metro, e sim na linha de suburbio mesmo, antes de ser convertida.
exatamente o q qríamos dizeer ;) ,o pré-metrô foi construído por cima da E.F.Rio d'Ouro enquanto ainda operava com catenáárias e tudoo...não mudou muito,só o fato de alimentação TT e dormentes de concretoo,além dos vlts...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jan 2009, 15:06

Muita interessante essa reportagem. Já a salvei em meus arquivos. :DD

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”